Home / Dores / Causa da dor crônica

Causa da dor crônica

Receber o diagnóstico de dor crônica, pode ser um grande impacto e até mesmo um enorme desafio.

Isso porque, enquanto algumas dores crônicas são ligadas a lesões e doenças, outras não apresentam nenhuma evidência de origem, ou seja, não está associada a um evento inicial como por exemplo; lesão nas costas, trauma na cabeça, infecção, artrite, entre outras.

Algumas pessoas sofrem anos com dores crônicas sem nunca ter sequer imaginado de onde elas podem ter surgido, não conseguindo ligar o fato a qualquer ocorrido.

Para se ter uma pequena visão do tamanho do impacto das dores crônicas na vida humana, uma pesquisa da American Pain Foudation, destaca os seguintes números:

  • Cerca de 59% das pessoas relatam um grande impacto sobre os aspectos gerais da satisfação de viver.
  • Cerca de 77% dizem sofrer com depressão.
  • Aproximadamente 70% relatam dificuldade de concentração.
  • 86% dizem sofrer com insônia.

Mas e as causas da dor crônica?

O que é capaz de causar um impacto tão gigante na vida de uma pessoa?

Veja agora algumas causas que podem gerar dor crônica.

Estilo de vida

Acredite, mas seus hábitos podem ter grande influência na dor crônica, algumas atitudes diárias podem ser um grande gatilho paras as crises doloridas, observe algumas questões:

  • Como é a sua alimentação? Industrializados, embutidos, açúcares e farinhas brancas são os grandes causadores de inflamações.
  • E quanto aos exercícios físicos? Você realiza algo para o bem do seu corpo? Os músculos, ossos, nervos precisam estar ativos e fortalecidos.
  • E sua mente? Como cuida dela? As dores crônicas são caracterizadas por uma disfunção no sistema nervoso, por isso, exercitar o cérebro e manter sempre saudável é importantíssimo.
  • Suas emoções? Você se preocupa com elas, sabe e se importa em gerenciá-las bem?

Saiba que o seu dia a dia tem muito a dizer sobre a sua saúde!

Traumas emocionais

Sim, sua dor crônica pode ter origem psicológica ou emocional e uma imensa quantidade de evidências reforçam essa possibilidade.

Isso porque as emoções negativas não gerenciadas são capazes de estimular moléculas no sistema nervoso central, as chamadas micróglias liberam substâncias inflamatórias que agem no seu organismo levando a dor, gerando problemas como:

  • Ansiedade.
  • Estresse.
  • Depressão.
  • Entre outros problemas psicológicos.

Uso excessivo de analgésicos

Sabe aqueles remédios receitados para aliviar a dor crônica, eles além de não curar a dor crônica, agravam ainda mais o problema.

O chefe adjunto do setor de neurologia do Grady Memorial Hospital, Dr. Sanjay Gupta relata que os remédios alopatas depois de meses sendo constantemente ingeridos, tem sua eficácia reduzida em cerca de 70% e como se não fosse o suficiente, um subgrupo que participou do estudo ainda apresentou uma hipersensibilidade a dor.

A redução da eficácia dos analgésicos alopatas no alívio da dor crônica pode gerar aumento no consumo de remédios, que embora não ofereçam alívio, produzem uma redução do impulso respiratório.

Insônia

Não dormir, ou dormir mal pode afetar toda a sua vida, inclusive a sua saúde e a sua percepção da dor.

Seu corpo precisa do sono profundo para conseguir que os tecidos lesionados cresçam e se fortaleçam, sabe aquela frase que os pais falam “Você precisa dormir para crescer forte e saudável”, ela é válida para vida toda e é imprescindível para aliviar a dor crônica.

Intestino ruim

Tudo é uma questão de hábito, e a alimentação é essencial para o controle das dores, principalmente quando ela influência a saúde do intestino.

Hormônios que agem no alívio da dor crônica se metabolizam no intestino e a maneira como ele funciona é muito importante, por isso, ele precisa estar equilibrado e saudável.

Síndrome do intestino irritável ou síndrome do intestino impermeável podem ser a causa de muitas dores no corpo e não exatamente apenas nesse órgão, mas em outros que se relacionam direta ou indiretamente com ele.

Perceba!

Entenda, a sua rotina tem total influência sobre a sua dor crônica e a causa não precisa estar relacionada a uma doença, mas sim a como você vive!

Por isso, pare por um momento e perceba em você… quais as mudanças que precisam ser iniciadas para ter hábitos saudáveis e assim conseguir o alívio para dor crônica?

Vida equilibrada, saúde em dia e alívio da dor!

Venha para o Movimento Inteligente e descubra a possibilidade de alívio e cura das dores crônicas.

Sobre Kelly Lemos

Veja também

O que a tendinite pode estar querendo dizer sobre sua vida?

O que a tendinite pode estar querendo dizer sobre sua vida? Não importa os remédios …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Aprenda a ALIVIAR 80 a 100% da DOR CRÔNICA na COLUNA e ARTICULAÇÕES em Apenas 8 Semanas.

(Sem Remédios, Sem Cirurgias e Sem Sair de Casa)

envelope