Home / Remédios Para Dor / Como aliviar as dores com compressas

Como aliviar as dores com compressas

Dor nas costas, dor nos joelhos, dor nos ombros, dor da fibromialgia, dor de cabeça, dor disso, dor daquilo; e por aí vai – existe tudo quanto é tipo de dor.

Elas te roubam a energia, destroem o humor, prejudicam atividades profissionais e sociais, além de interferir na sua saúde.

Percebida como pontada, formigamento, choque, fisgada, etc.; a dor é uma sensação complexa que envolve diversos fatores e tem graus e causas variadas, pode indicar várias enfermidades, das mais simples às graves, e podendo até se constituir, ela mesma, em uma doença.

Portanto, você deve avaliar a dor com um profissional; mas com alguns conhecimentos atuais é possível você aliviar dores de diferentes tipos.

Recursos são o que não faltam, e aqui neste artigo você vai aprender como aliviar as dores com compressas.

Acompanhe!

Quando se usa compressa fria ou quente?

Está é uma dúvida recorrente de algumas pessoas, mas vamos esclarecer para você:

  • A compressa quente ajuda a aumentar a circulação sanguínea na região da dor e reduz os riscos de inflamação. É ideal também para situações infecciosas, torcicolo e para amenizar edemas e hematomas que se formam após um trauma não tratado em 48 horas.
  • Já a compressa fria feita com gelo, por exemplo, é mais indicada para uso em até 48 horas em casos de traumatismo causado por pancadas, lesões nas articulações ou queda. A ação analgésica do gelo vai evitar que o hematoma e inchaço no local fiquem muito grandes.

Resumindo, o gelo diminui o fluxo sanguíneo do local, tem efeito analgésico e ajuda a desinchar. Já a água quente promove a dilatação dos vasos sanguíneos e reduz a tensão muscular, proporcionando relaxamento.

Embora seja possível aliviar as dores com compressas quentes ou frias, você precisa ficar alerta quanto ao seu uso já que ambas podem ferir peles sensíveis e, dependendo do tempo de aplicação e da temperatura, podem até provocar queimaduras.

Sendo assim, o ideal você deixar a compressa por no máximo 15 minutos enrolada em um pano para amenizar a temperatura, seja fria ou quente.

Como fazer uma compressa fria

Para fazer uma compressa fria em casa você pode misturar 1 parte de álcool em 2 partes de água, colocar em um saco tipo ziploc e deixar no congelador.

Mas não deixe o conteúdo congelar completamente para que ele possa ser moldado conforme a necessidade.

Outra possibilidade é você envolver um saco de legumes congelados, por exemplo, em um pano ou toalha e aplicar na região dolorida durante 15 minutos.

E como fazer uma compressa quente?

Para esse tipo de compressa quente você vai usar 1 kg de grãos secos, como feijão ou arroz, e uma fronha de travesseiro.

Coloque os grãos dentro da fronha, amarre bem para formar uma trouxa, aqueça no micro-ondas por 3 a 5 minutos, deixe amornar e coloque no local da dor por 15 minutos.

Compressas com plantas medicinais

Você pode potencializar ainda mais as compressas com as propriedades das plantas medicinais.

Para fazer sua compressa com plantas medicinais, faça um chá concentrado com a erva indicada, umedeça o tecido e coloque sobre a área afetada.

Veja alguns exemplos:

  • Bardana – recomendada para tratar irritação na pele e dermatite. Tem ação anti-inflamatória e antisséptica. Usar 3 x ao dia.
  • Arnica – é indicada no tratamento de contusões, traumas, edemas, hematomas, torções e fraturas. Usar 3 x ao dia.
  • Hamamélis – esta compressa é indicada par inflamações nas mucosas, pele e hemorroidas. Também usar 3 x ao dia.

Viu como aliviar as dores com compressas?

Elas são ótimas para trazer alívio e evitar que muitos problemas se agravem, além de ser uma técnica eficiente, natural e barata!

Agora fala para mim… não seria maravilhoso poder curar naturalmente sua dor crônica?

Então, aproveita para conhecer o livro digital Adeus Dor Crônica, onde você será beneficiada com 10 aulas diferentes que farão todas as dores no seu corpo irem embora, aprenda todos os movimentos libertadores que impactarão sua vida positivamente!

Clique no link abaixo da descrição e veja mais sobre como viver com alegria e sem dores!

https://lsc.movimentointeligente.com.br/adeus-dor-cronica/

Registre seu comentário!

VEJA ESSE VÍDEO!

Um forte abraço.

Resta mais alguma dúvida?

Sobre Kelly Lemos

Veja também

Chás para dor crônica

Dor nos pulsos, dor nas costas, dor nas pernas… Dor, seja qual for, dói. Mas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Aprenda a ALIVIAR 80 a 100% da DOR CRÔNICA na COLUNA e ARTICULAÇÕES em Apenas 8 Semanas.

(Sem Remédios, Sem Cirurgias e Sem Sair de Casa)

envelope