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Como aliviar os sintomas da cólica menstrual?

São poucas, e felizes, as mulheres que conseguem passar pelo período de menstruação todo mês, completamente ilesas, isto que dizer livre das dores causadas nesse período.

Para a maioria das mulheres essa fase é terrível e é um sufoco é superá-la. Em uma pesquisa foi apurado que 70% e 90% das mulheres sofrem da popular cólica, que também pode ser chamada de dismenorreia.

Pelo menos metade das mulheres que se queixam da cólica, dizem que a dor é tão intensa que se torna até incapacitante, tornando impossível fazer as tarefas direito, como trabalhar e estudar.

As vítimas mais recorrentes dessa dor, são as jovens com cerca de 13 anos. Isto acontece porque nessa época os ovários amadurecem e tem a necessidade de liberar um óvulo por mês.

Existem tratamentos convencionais, os quais provavelmente você já conhece que são:

  • Antiespasmódicos;
  • Anti-inflamatórios;
  • Anticoncepcionais.

Porém, essas não são soluções rápidas e também não são as únicas. Existem outras formas mais naturais de aliviar essa dor!

Se você faz parte desse grupo de mulheres que se contorce com contrações pélvicas todo mês, então veja agora como aliviar os sintomas da cólica menstrual!

O que você come influência bastante!

Ingerir muitas substâncias inflamatórias e possuir algumas deficiências nutricionais, são fatores que só auxiliam para que suas cólicas menstruais apareçam e pior, ainda pode torná-las mais graves. Isso pode acontecer porque essas afetam o fluxo sanguíneo ou por gerarem uma reação negativa no organismo.

Dessa maneira, mais do que em qualquer outro período, durante o ciclo menstrual, a mulher precisa manter uma alimentação especial. Assim, o melhor a fazer para manter este incômodo longe, o segredo é investir em alimentos que contenham propriedades anti-inflamatórias, como:

  • Azeite de oliva;
  • Tomate;
  • Nozes;
  • Peixes oleosos;
  • Frutas cítricas;
  • Frutas vermelhas.

Sabe aquela barra de chocolate maravilhosa que está lá na geladeira? Ela pode continuar lá esperando por você. Porque, infelizmente, o açúcar é um alimento que torna mais propício as inflamações, por isso não é uma boa ideia atacar o chocolate nesse período.

Outros tipos de alimentos que é bom você evitar são os que possuem um alto nível de conservantes e outros aditivos, como os alimentos processados, porque esses agravam suas dores menstruais.

Sempre bom tomar multivitamínico

Tudo bem, na corrida do dia a dia é muito comum esquecer, sendo difícil de lembrar de tomar multivitamínicos.

Muitas especialistas médicas, no entanto, sugerem que se faça uso de um suplemento que contenha vitaminas do complexo B, pois ele auxilia na redução do inchaço. A vitamina B6 está presente no arroz-castanho, que contém um alto teor de zinco e cálcio e ela também ajuda muito na redução do inchaço.

Faça exercícios leves

Enfrentar a academia durante a menstruação é um verdadeiro desafio, ainda mais com essas cólicas e esse inchaço terrível que toma conta de você durante esta fase. Porém, fique ciente que os Movimentos inteligentes são ótimos e agem como se fossem analgésicos naturais.

Isso ocorre graças ao estímulo gerado em cima do fluxo sanguíneo e também pela liberação de endorfinas, que agem contra as prostaglandinas, que são as substâncias que fazem com que haja dor. Além disso, os Movimentos Inteligentes diminuem as contrações do útero porque gera um equilíbrio interior.

Fazer compressa quente

Nada melhor do que um pouco de calor para mandar as dores das cólicas para bem longe! Por isso mesmo que aquela bolsa de água quente em cima dos lugares onde você mais sente dor, vai se torna a sua melhor amiga durante este período.

Por que isso acontece? É que o calor estimula a vasodilatação, fazendo com o fluxo sanguíneo aumente e a dor diminua.

Quando o assunto é aliviar as cólicas, outras dicas são válidas. Pegue um óleo de sálvia e comece a fazer massagem na região, isto funciona tão bem quanto um antiespasmódico.

Além disso, é bom também apostar em chás anti-inflamatórios, como o chá de gengibre e em aromaterapia com:

  • Camomila;
  • Manjerona;
  • Erva-doce.

Fique sempre bem hidratada

Beber água pode ajudar o seu organismo a não reter líquidos, por isso, é bom fazer uso dela para evitar que se fique inchada.

Os chás também servem como grandes aliados, especialmente os quentes, pois eles aumentam o fluxo sanguíneo e deixam os músculos mais relaxados.

Também é válido que você ingira mais alimentos com água, como melancia e pepino.

Aproveite os benefícios do Movimento Inteligente

A dor nunca é algo somente físico, mas também envolve aspetos psicológicos. Quando se trata de cólicas, as dores podem ser insuportáveis, mas os Movimentos Inteligentes veem para ajudar a reequilibrar o corpo, dando alívio as dores.

Para conhecer alguns movimentos que podem ajudar, veja esse vídeo abaixo e entenderá seus efeitos magníficos!

Durma bem

Ter uma noite de sono ruim e sem qualidade, acordando várias vezes durante a noite, é péssimo para o corpo todo, causando irritabilidade, fadiga e interferindo muito no ciclo menstrual.

Quando se está sensibilizada e dolorida, nada melhor do que repousar e ter uma boa noite de sono, pois isso faz com que seu organismo se esforce menos.

Outra forma de conseguir relaxamento na hora do sono, vem por meio dos Movimentos Inteligentes que fazem com que o organismo se restabeleça de forma proveitosa.

Gostou das informações?

Então, faça parte do maior movimento corporal que existe! MOVIMENTO INTELIGENTE TRANSFORMANDO VIDAS!

Grande abraço.

Kelly Lemos

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