Home / Alerta / Como a depressão pode ser prejudicial?

Como a depressão pode ser prejudicial?

Olá, tudo bem? Aqui é Kelly Lemos do Movimento Inteligente e hoje quero tratar de um assunto bem delicado! Depressão.

A depressão é um distúrbio que se encontra na sociedade há muito tempo, analisada como uma doença psicológica, ela pode ter várias origens, desencadeando desde problemas físicos até os pessoais.

Abaixo você saberá um pouco mais sobre como ela pode ser prejudicial para a sua saúde:

Principais causas:

Existem inúmeros fatores que podem estar interligados com o desenvolvimento da depressão, e geralmente é um conjunto deles que faz com que a ela se desenvolva mais rápido.

Veja abaixo alguns deles:

Genética

Se você tem algum caso de depressão na família, saiba que isso pode aumentar os riscos de você desenvolver a doença.

Muitos afirmam que a genética influencia bastante nesse caso, não se sabe a maneira exata de como isso acontece, mas esse é um dos principais fatores de desenvolvimento dessa patologia.

Desequilíbrios químicos do cérebro

A depressão também pode ser ocasionada por meio de um desequilíbrio nos neurotransmissores que regulam o humor, são eles que ajudam algumas partes do cérebro se comunicarem.

Quando alguns param de funcionar corretamente, corre um sério risco de desenvolver a depressão.

Dor, perda e/ou solidão

Mesmo que seja normal ficar em luto depois de alguma perda, muitas pessoas acabam entrando em um transe de sofrimento extremo, que é quando se desenvolve a depressão.

E quando isso acontece e o indivíduo ainda fica se sentindo solitário, sem o apoio da família ou de amigos, os riscos tendem a aumentar.

Bullying ou chantagem emocional

Muitas pessoas acabam desenvolvendo traumas emocionais por causa do bullying ou até mesmo por conta de alguma chantagem que sofreram.

E isso pode desencadear uma depressão, porque conforme o tempo passa, o indivíduo pode acabar acreditando que aqueles insultos são verdadeiros e isso irá diminuir a sua autoestima e consequentemente, fazendo com que ele entre nesse estado psicológico.

Má alimentação

O organismo precisa das vitaminas certas para que todo o corpo funcione adequadamente. A falta de alguns nutrientes pode fazer com que você desenvolva alguns sintomas da depressão, por isso, cuide da sua alimentação!

Principais sintomas da depressão:

Os principais sinais que podem indicar que você provavelmente está entrando em uma depressão, são:

  1. Sensação de tristeza profunda

Se você se encontra com aquela sensação de baixa autoestima, vive com o rosto triste, sem brilho, tronco curvado ou olhos caídos, saiba que esse pode ser um dos sintomas da depressão.

Muitas pessoas que são diagnosticadas com a doença, vivem tendo crises de choro frequente sem nenhuma razão, juntamente com o pessimismo e os sentimentos de culpa.

E por causa da baixa autoestima, o sentimento de inutilidade tende vir a tona e com isso, é provável que o isolamento aconteça e muitos ainda pensam em suicídio, quando chegam nessa fase.

Mas isso depende bastante do grau da depressão, por isso, não ignore quando qualquer um desses sentimentos aparecerem.

  1. Perda de energia e cansaço constante

O desinteresse por atividades que você gostava de praticar e a perda de energia podem com certeza indicar a depressão.

E a falta de motivação para realizar atividades diárias ou conviver com os seus amigos e familiares pode fazer parte do cansaço constante, portanto, fique de olho nisso.

  1. Irritabilidade ou lentidão

Por causa da tristeza profunda que a depressão causa, é normal aparecer os sintomas de irritabilidade, ansiedade e ataque de raiva e muitas vezes as pessoas que estão desenvolvendo a doença tendem a tremer, suarem de modo exagerado e gritar.

Além disso, também pode ser apresentado o sintoma de lentidão, que geralmente afeta a fala e o pensamento. Com isso, a dificuldade de se concentrar e a perda de memória podem aparecer, o que provavelmente afetará o seu desenvolvimento.

  1. Problemas de sono e alterações de peso

As pessoas que se encontram com a doença, geralmente apresentam insônia, o que faz com que elas despertem de madrugada e não consigam mais dormir, acordando com mal-estar e muito cansaço.

A alteração de peso também pode ocorrer, alguns ganham, outros perdem, depende.

  1. Dores no corpo

A depressão pode causar dor de cabeça, aperto no peito, unhas fracas, queda de cabelo, inchaço nas pernas, dor nas costas e no estômago, tremores, vômitos e muitos outros sintomas que algumas vezes são causados por conta de alguns medicamentos que são recomendados para o tratamento.

Tem cura?

SIM!

A depressão tem cura sim!

Saber o que origina a sua depressão pode fazer com que você supere o problema. Não se esqueça que a depressão é remediada a partir do momento em que você muda a sua situação.

Algumas mudanças no seu estilo de vida também podem lhe ajudar, veja:

  • Pratique Movimentos Inteligentes que lhe farão sentir melhor;
  • Tenha uma alimentação mais saudável;
  • Procure dormir bem e tenha horários regulados;
  • Tente ficar mais tempo com os seus familiares e amigos;
  • Saiba organizar os seus compromissos;
  • Passe um tempo ao ar livre;
  • Se afaste do álcool e das substâncias químicas.

Como é feito o diagnóstico da depressão?

Para diagnosticar a depressão, que na maioria das vezes é confundida com a tristeza, é preciso que você tenha ao menos 5 sintomas diferentes que indiquem a doença, pelo período de 2 semanas.

Esse diagnóstico é realizado por um psiquiatra que também indica a gravidade da depressão segundo as seguintes características:

  • Depressão leve – 2 sintomas principais e 2 secundários;
  • Depressão moderada – 2 sintomas principais e 3 a 4 secundários;
  • Depressão grave – 3 sintomas principais e mais de 4 secundários.

Depois de todos esses indícios, com certeza você já ficou ciente de como a depressão pode ser prejudicial para a sua saúde, portanto, se reconhecer alguns desses sintomas, procure ajuda e não deixe que essa doença afete a sua vida!

Aproveite para conhecer os Movimentos Inteligentes que ajudarão o processo de recuperação de quem está com depressão.

O Movimento Inteligente atua trabalhando corpo e mente e por isso tem poder de cura através de movimentos suaves e diferentes.

ASSISTA ESSE VÍDEO:

Sobre Kelly Lemos

Veja também

Oxycotin: um tóxico para sua dor crônica!

Você já parou para pensar nos medicamentos alopatas que você toma para sua dor crônica? …

2 comentários

  1. Muito bom, parabéns pelo seu artigo. A Depressão tem cura mesmo. Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.