Home / Dores / Condromalácia: o que é, causa, como afeta a vida e como tratar naturalmente?

Condromalácia: o que é, causa, como afeta a vida e como tratar naturalmente?

Olá, tudo bem? Eu sou Kelly Lemos do Movimento Inteligente e hoje quero falar com você sobre condromalácia!

As dores no joelho são um problema que afeta todas as idades, pode vir acompanhada por dificuldade de andar, incômodo e incapacidade de dobrar o joelho.

Você em algum momento já sentiu agulhadas ou pressão em seus joelhos? Cuidado! Isso pode ser sinal que algo não está bem. E exatamente hoje falarei um pouco sobre essa patologia e de que forma ela pode afetar a sua vida. Acompanhe e descubra!

O que é a condromalácia?

Condromalácia é a primeira etapa de um processo degenerativo que atinge a cartilagem da patela, que é o osso que temos que se localiza à frente do nosso joelho e que permite mobilidade de esticar ou dobrar essa articulação. Esse desgaste acaba impossibilitando que a pessoa execute normalmente ações simples do dia a dia, como: andar, correr, se exercitar e etc.

A condromalácia patelar é uma patologia inflamatória seguida do amolecimento da cartilagem articular, que recobre as extremidades ósseas e que se não for tratada precocemente, pode evoluir para um quadro mais grave.

Existem 4 graus de degeneração da cartilagem:

  • 1º grau: amolecimento da cartilagem com um pouco de inchaço
  • 2º grau: fissuras na cartilagem
  • 3º grau: fissuras maiores ou iguais a 1,3cm
  • 4º grau: fissuras que chegam até o osso

Causas

Não existe uma causa exata, mas pode ser desencadeada pelo enfraquecimento do músculo do quadríceps, que é um dos principais estabilizadores do joelho. Estes grupamentos de músculos estão localizados na parte da frente da coxa.

No conhecimento popular é dito que normalmente este problema é agravado quando existe associação com o excesso de peso em exercícios físicos, esforço repetitivo, pancada ou choque do joelho sobre um objeto, prática errada de esportes e lesão da cartilagem femoropatelar, entre outros.

Sintomas da condromalácia

A dor é uma queixa comum entre os pacientes com essa doença, veja quais são os principais sintomas:

  • Inchaço por baixo da patela do joelho;
  • Dor constante;
  • Dor durante uma corrida, ao descer ou subir escadas e ao ficar muito tempo sentado;
  • Ardência ou dor ao ficar com o joelho flexionado por longos períodos, mesmo sem forçá-lo;
  • Sensação de ter “areia” dentro do joelho ou estalos.

Vale lembrar que, o joelho pode estar um pouco mais inchado que o normal. Por isso é importante ter consciência do seu corpo, para perceber essas mudanças.

Fatores de risco

Essa enfermidade é mais comum em mulheres, por conta do formato do joelho feminino. Ele tende a ter um desvio, ou também conhecido como: valgo. O formato do quadril da mulher também influencia, pois ele é mais largo justamente para poder ter filhos, o que acaba desviando o eixo do joelho levando a um aumento de pressão na região da patela e isso favorece a doença.

Segundo dados do Ministério da Saúde, essa patologia atinge entre 15 a 33% da população adulta e 21 a 45% dos adolescentes.

Diagnóstico

É feita a partir da consulta médica, com uma anamnese, para o profissional saber o seu histórico clínico, é preciso inclusive avaliação de seus hábitos de vida. Depois você passará para o exame físico, onde o médico irá pressionar diferentes partes do seu joelho e fazer alguns movimentos com a sua perna.

Essa mobilidade, ou manobras, irão ajudá-lo a descartar outros problemas da região que tenham sintomas similares com a condromalácia patelar. O especialista pode solicitar exames de raio-x, tomografia ou ressonância magnética. Assim, poderá verificar quais as dificuldades da articulação do joelho.

Tratamentos naturais

Eu desenvolvi um Programa chamado de Movimento Inteligente e através dos movimentos que ensino, homens e mulheres de todo o mundo tem se recuperado de vários problemas com dores e incômodos. Isso porque meus estudos e aplicações se estendem tanto para a parte física, como emocional.

Ensino através desse tratamento natural formas de não sentir dor e melhorar a saúde em vários sentidos. A eficácia dos resultados pode ser comprovada por meio desse depoimento:

 Como a condromalácia afeta a vida

Essa é uma das doenças articulares que mais prejudica o desempenho e a qualidade de vida das pessoas. Como afeta a articulação do joelho, atinge diretamente nos movimentos básicos, altamente funcionais e utilizados no dia a dia.

Na verdade, o problema afetará a vida em diferentes sentidos, a depender do nível da dor em que você se encontra. Atividades que antes eram corriqueiras, acabam sendo mais complicadas de serem desempenhadas, e essas atitudes podem trazer depressão, ansiedade, frustração etc.

História de superação com tratamento natural

Um caso muito interessante em que podemos citar é o depoimento da Marta, ela tem alguns diagnósticos, como: bursite, escoliose e condromalácia patelar. Na situação dela, não havia dores e sim muitos incômodos. Porém, um dia ela sofreu uma queda e trincou o sacro e pela primeira vez ela sofreu de dores fortíssimas.

O tratamento convencional, através de ressonância magnética, piorou ainda mais o caso. Foi através de um método inovador chamado de Movimentos Inteligentes, criado por mim – Kelly Lemos, que Marta reconquistou sua saúde mental, física e o mais importante, a qualidade de vida.

Essa técnica tem como objetivo central ajudar as pessoas que sofrem de doenças crônicas, que causam dores e incômodos pelo corpo. É através de movimentos leves, seguros, assertivos e com muito controle e consciência – que a cura e recuperação vão sendo desenvolvidas.

A respiração ajuda na concentração e na disciplina, fazendo com que os praticantes do Movimento Inteligente tenham maior percepção sobre si e principalmente sobre seu próprio corpo.

E foi por meio desse treinamento de movimentos diferentes foi que a Marta conseguiu superar todas as dores e incômodos que antes sentia. Esse procedimento trouxe a autoestima dela novamente, dando liberdade para ela fazer o que bem quiser.

A partir do Programa Dos Movimentos Inteligentes todo o organismo recebe ajuda e atenção, já que além de atuar no fortalecimento das conexões ósseas, ajudando também a fortalecer os seus músculos, os Movimentos diferentes que ensino, trabalham em toda a integração entre corpo e mente, trazendo dessa forma, grandes ganhos para a sua saúde no geral.

Então, você está preparado (a) para mudar sua vida e colocar em prática essas ações transformadoras com o MOVIMENTO INTELIGENTE? Espero que sim. CLIQUE AQUI e ficarei muito feliz em poder ajudar.

Sucesso na sua caminhada!

Sobre Kelly Lemos

Kelly Lemos é especialista no método Feldenkrais, Certificada pela IFF (Internacional Feldenkrais Federation). É Mestre em Psicossociologia pela UFRJ, Terapeuta Corporal Reichiana, Fisioterapeuta do Instituto Nacional de Traumato-ortopedia (INTO), Especialista em Neuropediatria pela UFSCar e possui Formação em Mindfulness pela UNIFESP, Formação em RPG, Formação em Bobath adulto e pediátrico e Formação em maintland e mulligan.

Veja também

O que a tendinite pode estar querendo dizer sobre sua vida?

O que a tendinite pode estar querendo dizer sobre sua vida? Não importa os remédios …

2 comentários

  1. tenho fibromialgia faz 13 anos a dor n me deixa fazer nada se eu n fizer os exercicios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Aprenda a ALIVIAR 80 a 100% da DOR CRÔNICA na COLUNA e ARTICULAÇÕES em Apenas 8 Semanas.

(Sem Remédios, Sem Cirurgias e Sem Sair de Casa)

envelope