Home / Movimento inteligente / Dor reflexa ou referida

Dor reflexa ou referida

Quando você sente uma dor na perna persistente, a primeira coisa que vem a sua cabeça é uma lesão muscular, os ossos, ou até mesmo um excesso de atividade física. Certo?

E se você soubesse que essas podem não ser as causas reais para a dor na perna?

Muitas vezes as dores estão distantes do local de origem, ou seja, é apenas um reflexo da causa que pode ter localização oposta ao da dor.

Estrando isso?

Pois saiba que essa é a chamada dor reflexa ou referida, ou seja, aquela que pode ter o estímulo primário distante do local onde está sintomatizando.

E por isso que o movimento inteligente sempre ressalta a importância de ser tratada e diagnosticada como um todo, e não em partes.

Muitas vezes um diagnóstico pode excluir possibilidades que precisam ser investigadas para assim começar o tratamento da dor.

Para saber mais sobre a dor reflexa ou referida, acompanhe o texto e entenda que a dor pode não estar exatamente onde você imaginou!

O que é a dor referida ou reflexa?

A dor reflexa ou referida é aquela que pode se irradiar através dos nervos, a inervação é mais densa na pele, passando por ligamentos, músculos e tendões, tendo os órgãos como menos denso e portanto mais difíceis de serem observados. Isso significa que é mais simples reconhecer uma dor originada na pele, do que em um órgão.

Entendeu?

Por exemplo, ao pisar em um objeto pontiagudo, você sabe exatamente de onde está vindo a dor, certo? Isso se dá devido a densa inervação da pele que leva o estímulo rapidamente ao cérebro.

Sendo assim, fica bem mais complexo perceber o local da dor quando o problema está nos ligamentos, musculatura e sistema ósseo, por exemplo, a artrite no quadril, pode refletir na coxa, no joelho, ou então… um ligamento estirado nas costas, pode causar dor nas pernas, dor nos braços, dor no pescoço e isso dificultar a localização exata da causa!

Desequilíbrio emocional e reflexos físicos

Da mesma forma como as dores reflexas podem ter causas fisiológicas como uma lesão, estiramento, torção, inflamação, entre uma infinidade de desequilíbrios corporais, as emoções também podem causar as dores reflexas.

Um grande exemplo são as dores de cabeça tensionais. O estresse do dia a dia, a sobrecarga de afazeres, a ansiedade e tantas outras emoções, causam a contração muscular que originam episódios de intenso incômodo.

Outro exemplo bem fácil de ser compreendido: o medo, a ansiedade, a raiva, podem causa dores de estômago, não sendo especificamente um problema gástrico, por isso a gastrite nervosa.

O equilíbrio emocional traz muito mais que uma mente sã, pois contribui para um organismo inteiramente são e livre de dores.

Como o Movimento Inteligente pode te ajudar a aliviar as dores reversas?

O Movimento Inteligente tem como uma de suas principais funções, levar até a você a compreensão de que há muito mais no seu organismo do que um simples diagnóstico.

O ser humano é único e complexo e não é feito de pedaços como a medicina tradicional costuma dizer.

É claro que é importante que um especialista dê o diagnóstico, mas é ainda mais importante que ele avalie e trate o paciente como um todo, analisando seus hábitos, seu histórico, suas crenças e suas habilidades.

Exatamente assim é como o Movimento inteligente atua em prol da cura. Pois entende o ser, como uma estrutura completa, onde abrange corpo e mente e valida intensamente a conexão entre eles, como a maneira mais acessível para trazer saúde e felicidade.

Quais recursos posso encontrar no Movimento Inteligente para encontrar o alívio das dores?

O Movimento Inteligente utiliza recursos para que haja a completa ampliação da percepção das dores e dos desequilíbrios corpo e mente, dessa forma o caminho da cura começa a se tornar possível para todos.

Com o Movimento Inteligente você terá a oportunidade de:

  • Aprender a gerenciar suas emoções.
  • Fortalecer a sua conexão corpo e mente.
  • Conseguir liberar seus movimentos através do autoamor e da autoconsciência.
  • Aprender a acessar a sua capacidade de autocura e habilidades neuroplásticas, que são ampliadas através da nutrição emocional positiva.
  • Te ajudando a entender que se utilizados com equilíbrio seus sistemas básicos serão muito mais eficientes.

E com tudo isso você terá a chave para a saúde, podendo se curar da dor.

Conheça o Movimento Inteligente e trate a dor onde realmente dói!

Sobre Kelly Lemos

Veja também

O impacto de uma escolha!

Todos os dias você faz escolhas… às vezes pequenas, como por exemplo, qual roupa colocar, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *