Home / Dores / Dores frequentes no pescoço

Dores frequentes no pescoço

As dores no pescoço, também chamadas de dor cervical de início súbito, é um dos tipos de dor que mais acometem a população.

Em grande parte dos casos, a dor não costuma ser causada por nenhuma doença séria ou algum tipo de lesão no pescoço, e por isso mesmo, a causa para dor nem sempre é clara. A isso chamamos de cervicalgia inespecífica.

Mesmo que não seja algo grave, ainda assim é preciso ficar atento, afinal pode ser um sinal de seu corpo para posturas erradas.

Existem estatísticas que apontam que de duas a três pessoas ainda vão sofrer com dores na região do pescoço ao longo da vida.

Você está nesse grupo? Sofre com dores frequentes no pescoço?

Então entenda tudo sobre isso!

As dores cervicais

Hoje em dia, as dores cervicais tem se tornado ainda mais comuns e elas ocorrem, muito provavelmente, devido aos seguintes fatores:

  • Entorses menores;
  • Má postura;
  • Usar de forma incorreta smartphones e tablets.

Na maioria dos casos, é possível ter uma recuperação completa.

Conforme as recomendações médicas, o melhor a se fazer para melhorar o quadro, é ficar sempre ativo, evitando ficar de maneira excessiva em repouso, pois isso pode, até mesmo, agravar as dores.

Quando a dor se torna crônica, ou seja, ela persiste por muito tempo, é preciso que haja uma avaliação urgente de um médico que seja especialista nesta área, para que assim, seja possível chegar a um diagnóstico adequado.

Como ocorre a cervicalgia?

Graças a coluna cervical, nós conseguimos mover a cabeça em várias direções e ainda continuar sustentando todo o peso gerado pelo nosso crânio, que também protege assim os nervos vitais que fazem as conecxões do nosso cérebro com o restante do corpo.

A coluna cervical tem 7 ossos que são ligados por discos esponjosos que fazem a absorção de choque através de uma rede de músculos que são conectivos.

A medula espinhal passa por meio de um canal que é protegido em todos os lados por ossos. Se houver algum danos ou deformação que são causados nestes ossos, acontece a dor.

Quais são os sintomas da cervicalgia?

Sem dúvida algum são as dores!

Normalmente, ela se inicia pelo pescoço e vai se espalhando por um ou pelos dois ombros, às vezes chega a descer para algum dos braços ou até, subir para a parte traseira da cabeça. Pode acontecer ainda, de seus ombros e pescoço ficarem rígidos/ duros.

Costuma ser comum sentir algumas agulhadas e alfinetadas, porém, é importante que você avalie esses sinais, pois eles podem sugerir que algum nervo vindo de sua coluna possa estar com problemas.

Normalmente, depois de alguns dias, essas dores melhoram e desaparecem após algumas semanas.

Cervicalgia aguda

Grande parte dos casos em que acontecem dores agudas no pescoço, ocorrem graças a distenções musculares ou até por algum outro tipo de entorse que ocorreu nos tecidos moles, ou seja, nos tendões e ligamentos.

Lesões como essas, podem ser geradas devido a alguma força repentina, como:

  • Acidente de carro;
  • Lesão depois de ter carregado objetos pesados;
  • Torcicolo depois de dormir de mau jeito.

Geralmente, essas lesões pequenas de tendões, ligamentos e músculos do pescoço, cicatrizam depois de algum tempo, seja em dias ou semanas, porque nesses tecidos moles, há uma boa quantidade de suprimento sanguíneo, que trazem de volta os nutrientes e proteínas tão necessários para uma cura e recuperação.

Alguns tratamentos que podem ajudar a aliviar as dores no período de recuperação, são:

  • Usar gelo ou algo que provoque calor;
  • Terapia fisica;
  • Acunpuntura.
  • Movimentos Inteligentes!

Veja esse vídeo:

Os tipos mais comuns de dores cervicais

Tipos e causas de dores cervicais incluem:

  • Dor cervical inespecífica

Este é o mais comum dos tipos, ainda sendo conhecida também como cervicalgia simples ou mecânica.

Em diversas das vezes a origem da dor ou causa não são exatamente reconhecidas, podendo vir de pequenas tensões e distensões de músculos ou ligamentos no pescoço.

Outro fator que contribui muito é a má postura. Por exemplo, a dor cervical costuma ocorrer muito mais em pessoas que ficam muito tem em seu dia de trabalho em uma mesa, com uma postura que não é correta de flexão cervical.

  • Whiplash (efeito chicote)

Isto acontece mais, devido a um acidente que envolve um veículo, como por exemplo, um acidente de carro.

Pode gerar uma dor crônica no pescoço variando conforme o grau da lesão e do impacto. 

  • Torcicolo

Também conhecido como pescoço travado ou torto.

Ter um torcicolo é quando a cabeça fica  em uma condição torta para um lado e é extremamente doloroso movimentar a cabeça. Na maioria das vezes, a pessoa não sabe o que causa o torcicolo.

Porém, pode acontecer devido a uma tensão menor ou a torção de algum tendão ou ligamento.

Em alguns casos ocorrem devido a determinados músculos do pescoço que são expostos ao frio.

Acontece bastantes de as pessoas irem para a cama sentindo-se bem e acordarem depois tendo uma crise de torcicolo aguda.

A dor tende a melhorar, sem ser necessário nenhum tratamento, depois de alguns dias.

  • Desgaste (doença degenerativa)

Desgaste dos discos entre as vértebras e os ossos da coluna vertebral é uma causa muito comum para dores cervicais que são muito persistentes ou recorrentes em pessoas que já são consideradas idosas. 

Por isso, é extremamente importante que você fique atento as dores que surgem em seu pescoço. Embora na maioria dos casos, não seja uma questão para se preocupar, se você sente dores, agulhadas ou alfinetadas na região cervical, pode ser um alerta para ficar mais atento as posturas que você adota em seu dia a dia, até mesmo na hora de dormir.

Lembre-se que é necessário deixar o peso de seu corpo sempre equilibrado e nunca ficar curvado ou mesmo forçar sua coluna e seu pescoço.

Mantenha sua saúde pelo resto da vida!

Qualquer dúvida, é só falar! É sempre um prazer poder ajudar!

Para tratar vários tipos de dores, conheça o maior Programa entre Corpo e Mente: OS MOVIMENTOS INTELIGENTES: Assine gratuitamente nossos informativos através desse link: https://lsc.movimentointeligente.com.br/

Até breve!

 

Sobre Kelly Lemos

Veja também

O que a tendinite pode estar querendo dizer sobre sua vida?

O que a tendinite pode estar querendo dizer sobre sua vida? Não importa os remédios …

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Aprenda a ALIVIAR 80 a 100% da DOR CRÔNICA na COLUNA e ARTICULAÇÕES em Apenas 8 Semanas.

(Sem Remédios, Sem Cirurgias e Sem Sair de Casa)

envelope