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Exercícios para alívio da ATM

A ATM ou disfunção da articulação temporomandibular, trata-se de um transtorno na mandíbula que pode causar muitas dores, inclusive afetando pescoço, costas e cabeça se não for tratada.

ATM pode impactar a sua vida de tal maneira que até mesmo comer, respirar ou dormir pode ser doloroso.

Contudo, existem várias maneiras naturais de tratar a ATM e aliviar as dores, entre elas estão os exercícios, que são simples, rápidos e podem ser feitos em qualquer lugar.

Acompanhe alguns deles e alivie suas dores na ATM.

Exercício 1

Abra a boca, até sentir a mandíbula o mais esticada possível, isso fará com seus músculos se aqueçam e assim melhore a mobilidade. Em seguida coloque suas mãos sobre a mandíbula e tente abrir a boca, impeça o movimento com a força motora, você irá sentir uma pressão nos músculos.

Mantenha essa posição por aproximadamente 30 segundos, essa ação ajuda a relaxar a musculatura.

Exercício 2

Existe um ponto entre a orelha e o maxilar, onde se encontram os músculos da mandíbula, encontre-os, você sentirá uma região mais macia e uma dor muito suave. Com a ponta dos dedos empurre para laterais, essa massagem serve para tirar a tensão dessa área e aliviar a dor da ATM.

Exercício 3

Abra a boca até onde se sinta confortável, agora com os dedos sobre os dentes frontais inferiores tente fechar, aplique força para impedir que o movimento se realize, mantenha por alguns segundos e solte.

Repita 10 vezes.

Exercício 4

De frente ao espelho abra a boca de maneira confortável, depois mova a mandíbula para a frente e para trás, repetidas vezes.

Faça o mesmo exercício, agora movendo para as laterais.

Alivie a dor da ATM através de algumas medidas simples

Além dos exercícios de relaxamento e fortalecimento mandibular, existem algumas medidas simples que irão aliviar as dores e até mesmo evitá-las, conheça algumas:

  • Compressas geladas ajudam a diminuir a dor e a inflamação mandibular.
  • Água quente por 15 a 20 minutos também pode ajudar.
  • Evite alimentos que exijam muito esforço durante as crises doloridas.
  • Faça os exercícios de alongamento e relaxamento.
  • Faça uma automassagem para aliviar a tensão.
  • Evite movimentos agressivos durante as crises doloridas.
  • Cuidado ao apertar ou ranger os dentes.
  • Mastigar chicletes pode sobrecarregar a mandíbula.
  • Evite dormir ou assistir TV com a boca torta ou de bruços, isso pode lesionar a musculatura.

Relaxe e fique longe das dores!

A ansiedade e o estresse podem piorar consideravelmente a dores da ATM, por isso, uma dica além de medidas e exercícios para mandíbula, é que você cuide das suas emoções.

Procure uma forma de aliviar as tensões e ansiedades do dia a dia, se possível, fique longe delas, caso contrário, adquira hábitos que ajudem você liberar energia nociva e recarregar saúde.

O cérebro, quando trabalha sobre estresse produz substâncias que ajudam tencionar ainda mais a musculatura, principalmente da mandíbula, você já percebeu o quanto aperta os dentes quando está em uma situação de desconforto? Seus músculos recebem todo esse impacto.

Dicas de relaxamento que podem ajudar a soltar seus músculos:

Faça uma atividade prazerosa, que ajude a esvaziar a mente e perceber todo o seu corpo, sua boca, seus dentes e como você os posiciona.

Uma massagem pode ser uma ótima alternativa para aliviar as tensões do dia a dia.

Se posicione de maneira diferente diante das dificuldades, aprenda com os desafios e tenha resiliência para aceitar as mudanças.

Meditação, Yoga e Movimentos Inteligentes são excelentes formas de conectar corpo, mente e ambiente e equilibrar seu emocional.

Como o Movimento Inteligente pode ajudar você a aliviar as dores da ATM?

O Movimento inteligente quer libertar os movimentos da sua mandíbula!

E vai ajudar você a acessar essa e muitas outras possibilidades de autocura e autoamor, através do fortalecimento da conexão corpo e mente e da utilização inteligente da sua percepção e das suas emoções para ajudar seu cérebro produzir substâncias que ajudam a aliviar a dor e melhorar os movimentos da sua face.

Por isso é muito importante que você entenda que essa capacidade já está em você e que a nossa função é te ajudar a descobrir e utilizar seu poder de agente de sua própria saúde para trazer inúmeros benefícios!

Sorria com liberdade e fique longe das dores, venha para o Movimento Inteligente!

Sobre Kelly Lemos

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2 comentários

  1. Maria da Graça Duran dos Santos

    Bom dia Kelly Lemos,fiz os exercícios que você sugeriu e senti alívio,a tenção que eu estava sentindo nos ossos da face passaram,sofro de ATM desde a minha adolescência. Gratidão ♥

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