Home / Alerta / A importância da conexão corpo e mente para a saúde

A importância da conexão corpo e mente para a saúde

Você é um ser completo, formado de corpo, mente e espírito, que são nutridos através das sensações, emoções e sentimentos que estimulam o bom funcionamento de todo seu organismo, certo?

E então por que alguns tratam apenas o físico ou apenas o mental como forma de encontrar a saúde e o bem-estar?

Ou mesmo, por que as pessoas são diagnosticadas com patologias físicas e patologias mentais?

E pior, por que ainda insistem em promover as doenças e dores crônicas como sem cura, quando as neurociências já admitem a neuroplasticidade como capacidade inata e possibilidade de mudança na organização biológica do ser humano, em outras palavras, a capacidade plena que todos têm de encontrar a cura!

Muitas são as questões e talvez você até saiba que há uma conexão entre corpo e mente, mas você reconhece a sua importância?

Acompanhe o texto e descubra!

Corpo são, mente sã

Neurocientistas provam que pensamentos repetitivos são capazes de alterar a química cerebral e que isso afeta o corpo humano, de forma positiva ou negativa.

Pensamentos negativos ou nocivos, causam a anulação da produção de serotonina, se tornando um movimento circular e infinito se não for contido a tempo, mas a boa notícia é que sempre há tempo para reestabelecer a conexão corpo e mente de forma positiva e crescente em sua vida.

Para ter uma saúde completa é necessário ter uma correlação entre corpo e mente, um estimulando o outro de maneira positiva a progredir e alcançar todos os seus objetivos, em outras palavras é essencial ter equilíbrio para encontrar a cura para dores e doenças.

Cuidar apenas do corpo ou apenas da mente pode desencadear uma série de problemas físicos e mentais, isso porquê dessa maneira, o que se pratica é o desequilíbrio, o seu organismo não está sendo estimulado como um todo (corpo, mente e emoções).

Perceba, cada vez mais pessoas sofrem com dores decorrentes de desequilíbrio emocionais, tais como, estresse, ansiedade, medo, insegurança – todos eles provocam dores e doenças físicas como:

  • Dores nas costas.
  • Enxaqueca.
  • Gastrite nervosa.
  • Ulcera.
  • Entre tantos outros.

E ao ser submetido a exames clínicos são descartados problemas no organismo, mas os sintomas existem, são dolorosos e incômodos.

Por isso a necessidade de manter uma estreita e equilibrada conexão corpo e mente, e dessa forma encontrar o caminho mais eficaz para cura.

Estreite a relação corpo e mente através dos movimentos inteligentes e recupere sua saúde

E que tal começar a praticar o equilíbrio emocional e corporal e sentir a saúde e o bem-estar voltando para sua vida?

É possível e cabe a você decidir se quer ou não se reequilibrar e voltar a ser feliz e saudável, para isso, o primeiro passo é se apropriar de sua capacidade de autocura, aquela que está no seu interior e precisa ser ativada para que se inicie a transformação.

E como colocar em prática?

Comece pelo exercício de autoconhecimento, conhecendo seus pontos fortes e outros que precisam ser melhorados, entenda suas crenças e os pensamentos e emoções que precisam ser trabalhados em prol da saúde, uma dica é: medite; tire um tempo para se reconectar com seu interior e descobrir algumas coisas ao seu respeito.

Após entender o que precisa ser modificado, é hora de começar, entenda que não há mágica e sim persistência e dedicação. Um verdadeiro treino mental. Nutra seu cérebro com positividade, amor, gratidão e resiliência, através de atividades estimulantes e prazerosas, você pode fortalecer essa prática.

E seu corpo claro, não pode ficar de fora, você precisa cuidar-se como um todo, por isso pratique os movimentos inteligentes como uma forma de autocuidado e autoamor, com todo carinho e atenção que você precisa e merece.

É importante estender isso ao seu meio ambiente, portanto, relações e pessoas nocivas não devem fazer parte do seu dia a dia, mas não se preocupe, vibre em uma sintonia positiva e atraia apenas aquilo e aqueles que existem de melhor no mundo.

Ah e não se esqueça da gratidão, essa é uma prática fundamental para aqueles que querem alcançar o equilíbrio pleno entre corpo e mente!

Dessa maneira você estará explorando toda a sua capacidade de se conectar corporal e mentalmente e ter o melhor retorno que essa conexão pode te trazer!

Sobre Kelly Lemos

Veja também

DOR

Dicas fabulosas para ter mais energia e vitalidade no seu dia a dia

Você já acorda cansado, com a sensação de que não dormiu o suficiente durante a …

5 comentários

  1. Maria Tereza Ladeira Abud

    Bom dia!Kelly
    Estou gostando muito das 8 semanas e dos movimentos ,concordo com você sobre a questão que nossas Dores grande parte tem haver com nossa situação mental ,tenho me esforçado para trabalhar minha mente ,preciso muito aprender a me encontrar mais e entender as minhas necessidades.Comecei este ano com uma dor do lado direito que começa no pescoço e evidência mais na lombar e atras do joelho .Consegui através dos exercícios controlar a dor mas ainda tenho uma dificuldade ao acordar de ter uma mobilidade maior .Somente quando o corpo vai movimentando é que a sensação dolorida vai passando .Mas quero dizer que os movimentos tem me ajudado muito a melhorar esta situação.Obrigada!

  2. Kelly estou adorando suas orientações e os exercícios , são maravilhosos.

  3. gosto muito desse exercício

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *