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Fatos Geralmente Desconhecidos Sobre A importância da vitamina D para a saúde

Olá! Hoje eu Kelly Lemos – do Movimento Inteligente, estou novamente escrevendo esse texto e trarei algo que você muito provavelmente nunca prestou atenção.

Use filtro solar… diz a música!

Os raios ultravioletas são nocivos a saúde!

Anunciam as notícias!

Evite o sol entre as 10 e as 16 horas recomendam os especialistas!

E aí quando você percebe, já está se escondendo do sol…

Atrás de óculos escuros para não prejudicar a retina…

Debaixo de chapéu e blusas com proteção UVA.

E assim, longe, tão distante dos benefícios da vitamina D.

Pois é, às vezes a superproteção pode não ser tão benéfica a saúde. Sabia disso?

Com a crescente preocupação com os malefícios dos raios UVA e UVB, cada vez mais pessoas vêm deixando de tomar sol; e assim o fornecimento de vitamina D através do grande astro, acaba sendo comprometido.

Você sabe qual é a importância da vitamina D para seu organismo?

Entenda a seguir tudo sobre essa vitamina tão importante para o bom desempenho do corpo humano.

Qual a importância da vitamina D

O hormônio lipossolúvel essencial para o corpo humano se denomina Vitamina D.

Sua ausência no organismo pode causar uma série de complicações.

Isso porque ela é responsável por controlar cerca de 270 genes, entre elas as células do sistema cardiovascular.

A principal fonte de produção da vitamina D é a exposição ao sol, onde os raios UVB ativam a síntese da substância.

A deficiência de vitamina D se relaciona com várias doenças.

Pesquisas mostram que baixos níveis dessa vitamina se relacionam com:

  • Doenças autoimunes,
  • Doenças intestinais de origem inflamatória,
  • Infecções bacterianas e virais,
  • Doenças cardiovasculares,
  • Câncer,
  • Doenças neurodegenerativas.

Pesquisadores consideram a classificação de vitamina D como hormônio.

Entre as pessoas que estão mais propensas a desenvolver a deficiência de vitamina D estão:

Benefícios comprovados da vitamina D

Os benefícios cientificamente comprovados da vitamina D são:

  • Fortalece os ossos: Ela é responsável pela absorção do cálcio pelos ossos que por sua vez tem a função de fortalecer os ossos e os dentes.
  • Protege o coração: A vitamina D ajuda no controle das contrações do músculo cardíaco. A falta da substância leva ao acúmulo de cálcio na artéria e favorece a formação de placas.
  • Gravidez segura: Para uma boa gestação é importante ter bons índices de vitamina D, a falta dela pode causar pré-eclâmpsia.
  • Controle da diabetes: A produção de insulina tem participação direta da vitamina D
  • Músculos Fortes: Ausência da vitamina D leva a perda de força muscular e aumenta o risco de quedas e fraturas.
  • Ajuda no tratamento do câncer: A falta da vitamina D favorece 17 tipos de câncer, entre eles estão:

– Mama.

– Próstata.

– Melanoma.

Isto ocorre porque a substância que realiza o processo de diferenciação, mantém as células em seu formato original e impedem que se tornem cancerosas, além de promover a autodestruição das células cancerosas.

 Como aumentar a vitamina D no organismo?

A vitamina D é popularmente chamada de vitamina do sol.

A exposição ao sol provoca uma série de reações bioquímicas na pele que terminam na produção da Vitamina D ativa.

Contudo, o uso de bloqueadores solares ou bronzeadores impendem que essas reações aconteçam.

O mais apropriado é se expor ao sol pelo menos 30 minutos por dia, com uma grande área corporal descoberta para que haja a conversão na pele em níveis mínimos aceitáveis no organismo.

O melhor horário para sintetizar essa vitamina é ao meio dia.

Além da exposição solar existem alimentos que são fontes natural dessa vitamina, como:

  • Salmão.
  • Ovos.
  • Atum.
  • Arenque.
  • Sardinha.
  • Óleo de fígado de bacalhau.
  • Leite integral.
  • Manteiga.
  • Iogurte.
  • Folhas verdes escura.
  • Semente de gergelim

Além disso, existe a suplementação de vitamina D, que é prescrita por médicos através de alguns excipientes.

Contudo, é necessário ter cuidado! O excesso de vitamina D também pode ser prejudicial à saúde.

O excesso de vitamina D só ocorre através da suplementação, isto porque os alimentos não fornecem quantidade tão elevadas da vitamina.

O excesso de vitamina D pode ser extremamente perigoso, pois há o risco de ocorrer elevação na concentração de cálcio no sangue provocando calcificações em vários tecidos.

O mais afetado pode ser os rins que em casos mais graves podem perder sua função.

Sintomas da deficiência da vitamina D

Atualmente mais de 80% da população que vive em centros urbanos são carentes de vitamina D. Já que passam grandes períodos em escritórios e longes da luz solar.

Se você fica constantemente gripado ou resfriado pode ser um sinal de deficiência de vitamina D.

Assim como se tiver ou apresentar:

  • Alterações na concentração,
  • Alterações no humor,
  • Irritabilidade,
  • Fraqueza,
  • Alterações no sono,
  • Crises de contrações musculares,
  • Espasmos,
  • Riscos de infecções,
  • Em crianças pode causar irritabilidade, suor excessivo e redução de apetite,
  • Em idosos pode contribuir na quebra dos ossos.

O nível ideal de vitamina D tanto em crianças como em adultos são:

Maiores que 30ng/ML, no entanto, muitas pesquisas já consideram aceitáveis níveis bem mais elevados.

Como você pode perceber inúmeros são os benéficos da vitamina D no organismo.

Ela é essencial para a saúde!

E também como pode observar, não é assim tão difícil manter os níveis adequados de vitamina D.

Além disso, se esticar ao sol e deixar que ele faça o resto não é assim tão complicado, na verdade é até prazeroso.

Portanto, não espere seus níveis de vitamina D baixarem…

Tome sol,

Se alimente bem,

Pratique os Movimentos Inteligentes…

Tome todas as providências e mantenha sua saúde com a cor do verão!

Vitamina D é vida!

Veja esse vídeo

https://www.facebook.com/movimentointeligentefeldenkrais/videos/502376146598947/

Sobre Kelly Lemos

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