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Maneiras nunca imaginadas e naturais de controlar o estresse

Como anda a sua vida, no dia a dia?

Você anda sem tempo para você?

O trabalho consome toda a sua sanidade e sua calma?

O tempo de sono não parece estar sendo o suficiente para o descanso?

Se sente sem energia e cansado a maioria do tempo?

Se irrita com facilidade?

Se a resposta para uma ou mais questões acima for sim, você pode estar no limite do estresse!

O estresse é um dos males que mais assolam a sociedade moderna e pode trazer doenças e tristeza a sua vida!

Mas você sabia que é possível controlar o estresse de forma natural, de forma a equilibrar a sua mente e o seu corpo e não deixar que os excessos do dia a dia influenciem sua saúde e a sua felicidade?

Confira algumas práticas que vão ajudar você a recuperar a sua calma e tranquilidade, te ajudando a viver muito mais saudável e feliz!

O que é o estresse?

Qualquer mudança ou fato ao qual você tenha que se adaptar de maneira abrupta é considerado estresse. Uma reação do seu organismo ao se ver diante de situações que precisam de medidas emergenciais, que exigem respostas rápidas seja por implicar uma perda, ou uma ameaça e até mesmo um desafio.

Essas reações incluem respostas:

  • Fisiológicas- Coração acelerado, suores, tensão muscular.
  • Cognitivas- Atenção redobrada, rapidez nos pensamentos.
  • Motoras- Fugir do perigo, lutar contra o que traz o estresse.

E pode-se dizer que diante do perigo eminente, como um acidente, uma ação invasiva, todas essas respostas são necessárias, ou seja o estresse em si não é nocivo, pelo contrário, ele na verdade é quem permitiu a sobrevivência e evolução humana.

E aí você pode estar pensando: “Mas então por que se fala tanto em estar estressado e por que me sinto mal quando estou assim? ”

A resposta está no excesso, no desequilíbrio, se o estresse se manifesta na sua vida de maneira frequente, intensa e duradoura, pode desgastar os recursos de seu organismo de enfrentar positivamente esse estímulo.

Então, hoje o convite é para que você pratique alguns simples e eficazes passos para controlar o estresse e dessa maneira voltar a ter equilíbrio mental e corporal com foco em promover a sua saúde e a sua felicidade.

  1. Identifique os gatilhos de estresse na sua vida

Para promover uma mudança positiva em sua vida e em sua saúde, é necessário entender as causas que levam você ao limite do estresse e para que isso seja possível é necessário:

– Pratique o autoconhecimento, faça um mergulho profundo em seu interior como forma de identificar o que te causa desgaste, o que está interferindo no seu viver bem, descubra quais são as causas do excesso e do seu desequilíbrio.

– Entenda que você é o principal responsável por promover as mudanças na sua vida.

– Exercite incansavelmente uma vigilância para barrar as fontes de estresse na sua vida.

Dessas maneiras você conseguirá identificar com facilidade todas as vezes que uma ação, um pensamento e até mesmo uma pessoa está sendo nociva em sua vida, ou quando está de certa forma excedendo o limite e causando o desequilíbrio entre seu corpo e mente.

  1. Observe e registre

E depois de aprender a identificar as causas do estresse, é necessário observar quando e como ele surge na sua vida, para isso que tal registrar, escrever mesmo as coisas que te deixam estressado (A).

  • Crie um diário com tudo que te deixa estressado.
  • Escreva como você se sente física e emocionalmente perante a cada fato.
  • Como você reage ao estresse incapacitante, relate a experiência.
  • E o que você faz para se sentir melhor?

Assim você vai conseguir enxergar a extensão dos danos que o estresse está trazendo para sua vida, como ele está limitando suas atividades e incapacitando a sua vida.

E com isso conseguirá controlar o estresse.

  1. Aprenda a controlar o estresse

Agora que você já se conhece e é capaz de entender os gatilhos do estresse e o que ele está causando na sua vida, é hora de exercitar a sua capacidade de mudança e começar a promover a saúde e o bem-estar em sua vida:

  • Crie hábitos saudáveis, às vezes com a correria do dia a dia você pode simplesmente esquecer de se cuidar, de olhar para si com amorosidade e responsabilidade, por isso, de uma “paradinha” e perceba aquilo que faz bem para o seu corpo e a sua mente: Coma bem, pratique exercícios, pratique atividades que te deem prazer.
  • Pratique movimentos inteligentes, eles permitem que seu corpo sinta a sua importância e o amor que você sente por ele, estímulos corporais positivos e saudáveis fortalecem seu organismo e aumentam a sensação de bem-estar.
  • Equilibre-se, lembre-se corpo e mente são integrados e trabalham em conjunto, não adianta cuidar de um e esquecer do outro.

Perceba o seguinte, para tratar o estresse é necessário se livrar dos excessos e se reequilibrar, e nada melhor do que se conhecer e se amar para encontrar o equilíbrio, por isso, faça:

  • Atividades físicas constantes.
  • Afaste-se de pessoas, atos, pensamentos e emoções estressantes.
  • Esvazie a sua mente quando o excesso insistir em invadir.
  • Tome um chá, leia um livro, pinte, fique em silêncio, enfim, faça coisas que te façam bem.
  • Entenda: você não é responsável por tudo, mas sim por você, por isso, cuide-se!
  • Esteja aberto ao amor e ao carinho
  • Estimule a gratidão em sua vida, pensamentos e emoções positivas são estimulantes naturais para o seu cérebro e para seu corpo.
  • Mexa-se! O corpo, a mente e a alma precisam de movimentos inteligentes que estimulem a produção de substâncias que promovam a saúde.
  • Cuide dos seus relacionamentos, esteja aberto ao carinho e ao cuidado, receba e retribua bons sentimentos.
  • Aprenda a dizer não, você não precisa fazer aquilo que não o faz bem, portanto, faça apenas o que estiver ao seu alcance.

Por fim, procure o meio termo, entenda como ficar em paz e em harmonia com você e com o meio em que vive e dessa maneira não deixe que o estresse influencie a sua vida!

Sobre Kelly Lemos

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