Home / Movimento inteligente / Meditação – 5 benefícios essenciais para a auto cura

Meditação – 5 benefícios essenciais para a auto cura

Olá pessoal, tudo bom? Eu sou a Kelly Lemos do “Movimento Inteligente” e hoje eu quero falar um pouquinho para você sobre os benefícios da meditação.

Essa prática eu costumo dizer que foi uma prática que transformou a minha vida, a meditação ela traz uma consciência ao contrário do que o mundo pede para nós, mas, por que?

Simples, porque no mundo a gente sempre está olhando para fora, sempre estamos vendo a demanda das pessoas, o que esperam ou o que querem que a gente faça, com isso, a meditação as vezes é um momento em que você pode parar para se olhar internamente e por isso, resolvi falar um pouco mais sobre este assunto tão importante.

Clique aqui e confira tudo em que o Movimento Inteligente pode te ajudar

Entenda um pouco mais sobre a meditação

Eu pratico a meditação desde 2005, quando eu conheci essa prática e foi nesse exato momento que senti toda uma mudança positiva em minha vida.

Quem me acompanha sabe que eu sou fisioterapeuta e o nosso sistema de saúde, e eu hoje falo com muita tranquilidade, que ele é um sistema de doença, porque a gente enquanto profissional de saúde vamos para a faculdade somente para aprender sobre as doenças, não é verdade?

Qual é a doença, o que que você faz, qual é o procedimento e a gente raramente tem um olhar para a saúde, para o que realmente é saudável para o nosso corpo e bem-estar.

Deste modo, posso dizer que a meditação é uma forma muito simples e natural de você se conectar com o seu interior, com a sua possibilidade de auto cura.

Meditação
Meditação

Existem momentos na meditação que acabam sendo difíceis também e isso acontece porque a gente entra em contato com lados nossos que não gostamos muito, mas eu falo convictamente que essa é uma técnica também para o autoconhecimento, para que possamos aprender a nos perceber.

Tenha sempre em mente que a coisa mais especial é construir um olhar de observador, porque muito dos sofrimentos que nós passamos em nossas vidas, de uma forma geral, acaba sendo a dor física né?

Se você tem um problema físico na coluna, qualquer questão de saúde mesmo, problema de relacionamento, uma dificuldade com o seu filho, uma dificuldade com o chefe, isso é um sofrimento que pode ser muito maior quando a gente está identificada com aquilo, quando olhamos e dizemos “Nossa, eu estou aqui sem saída, não tenho nada o que fazer, eu sou refém” e acabamos entrando naquele lugar da vítima e ficamos impotentes.

Com tudo isso, eu percebi na minha prática que a meditação ajuda você a desenvolver o seu lado observador e o que é aquele observador?

É aquele que simplesmente assiste, então uma técnica hoje que eu uso e usei na minha pesquisa de mestrado também com as pessoas no hospital em que eu sou funcionária federal e que eu venho usando muito em meu dia a dia é a atenção plena.

Essa prática consiste em simplesmente você observar o que está acontecendo, tentando desenvolver uma atitude de acolhimento, de abertura, de não julgamento, e como fazer isso é difícil, não é mesmo?

Porque nós estamos habituados o tempo inteiro a julgar, a questionar, é isso, não é, está certo, está errado, é bom e é ruim, a gente vive nessa dualidade e conseguir desenvolver o observador é poder por algum instante simplesmente http://best-cialis-online-pharmacy.com/ observar, observar situações, dar um passo atrás e não reagir de imediato.

Eu acredito do fundo do meu coração que cada ser humano é único e quando eu falo eu me sinto um pouco defendendo uma bandeira quando dizemos assim “Olha, se o mundo meditasse, a gente teria um mundo muito melhor”, quando eu falo isso eu não estou falando de uma forma fundamentalista ou como impor uma pratica a todo mundo, mas é porque com a meditação você consegue estar mais perto de você mesmo e eu digo que para mim a grande missão que todos nós seres humanos temos e viemos aqui para essa terra é poder estar perto da gente, é poder se entender melhor, é poder desenvolver o nosso lado mais belo, florescer, não é verdade?

E nós nunca paramos para olhar para esse lado, então esse é um âmbito da meditação que eu vinculo muito com a espiritualidade, você dar um sentido para a sua vida, ter uma conexão com algo maior.

Fora isso, a ciência ela tem trazido para a gente toda a comprovação das mudanças que a meditação faz em todo o nosso corpo, em nosso sistema nervoso e a plasticidade neuronal, além disso, a prática meditativa por 8 semanas já consegue transformar os seus circuitos neuronais e com isso você pode ativar a produção da melatonina (que é um hormônio fundamental para a nossa saúde).

A meditação além disso, ajuda em um equilíbrio entre o cortisol e os nossos opióides endógenos e a serotonina que traz o nosso bem-estar, porque na nossa agitação, estresse e corre-corre, a gente sempre está liberando muito mais cortisol do que é necessário, vivendo com nosso corpo sempre em grande tensão.

Hoje em dia o estresse e a ansiedade estão tomando conta da nossa vida e isso seria tão simples remediar, basta apenas 5 minutos diários de estar no momento presente de nossa respiração.

Sendo assim, eu tenho um desejo muito grande que a meditação se espalhe pelo mundo, que as pessoas façam dessa prática algo do seu dia a dia, você não faz ideia do tanto de medicamentos que você irá evitar tomar, do tanto de melhora que você pode ter em suas relações interpessoais por desenvolver um observador.

Então hoje era um pouquinho disso, eu queria trazer esse gostinho para você ver um pouquinho do que é a meditação. Se você gostou, então, curta e compartilhe com pessoas que também necessitam saber dessas informações.

Sobre Kelly Lemos

Kelly Lemos é especialista no método Feldenkrais, Certificada pela IFF (Internacional Feldenkrais Federation). É Mestre em Psicossociologia pela UFRJ, Terapeuta Corporal Reichiana, Fisioterapeuta do Instituto Nacional de Traumato-ortopedia (INTO), Especialista em Neuropediatria pela UFSCar e possui Formação em Mindfulness pela UNIFESP, Formação em RPG, Formação em Bobath adulto e pediátrico e Formação em maintland e mulligan.

Veja também

Chás para dores no joelho

Não importa a idade; sofrer com dores no joelho é sempre um problema terrível! Se …

Aprenda a ALIVIAR 80 a 100% da DOR CRÔNICA na COLUNA e ARTICULAÇÕES em Apenas 8 Semanas.

(Sem Remédios, Sem Cirurgias e Sem Sair de Casa)

envelope