Home / Método Feldenkrais

Método Feldenkrais

O que é o Método Feldenkrais?

Não quero corpos flexíveis e sim mentes flexíveis”

Moshe Feldenkrais

Kelly Lemos de Costas com sombra.fwEssa foi uma das afirmações usadas por Feldenkrais para ilustrar seu método, aparentemente corporal, já que utiliza o corpo como veículo, porém amplia a percepção e o uso consciente de si mesmo na vida.

Pode até ser usado como tratamento mas é uma forma de aprendizagem que te ensina a se apropriar do seu corpo e da sua saúde. Trabalha de forma integral, trazendo uma nova visão sobre a integração corpo-mente.

O Método Feldenkrais hoje possui todo um embasamento científico após tantas descobertas sobre a neuroplasticidade, ou seja, capacidade adaptativa do nosso sistema nervoso de acordo com nossas experiências.

Nosso cérebro possui aproximadamente cem bilhões de neurônios que se interconectam, formando circuitos no nosso cérebro. O que os neurocientistas conseguem comprovar hoje é que estes circuitos podem se modificar de acordo com os estímulos recebidos.

Durante muito tempo acreditou-se que o cérebro era algo rígido, com suas conexões e padrões fixos. O avanço das neurociências comprovou quão grande é a capacidade plástica do cérebro, e esta plasticidade se dá pela experiência.

Se você tem uma memória corporal muito forte de dor,  há uma tendência em transformar todos os estímulos que chegam ao seu corpo em dor;  a partir de uma experiência ainda não codificada pelo seu cérebro, ou reconhecida como algo novo, esses circuitos se modificam e você pode criar um novo circuito, neste caso vinculado ao prazer, e isso ocorre a nível químico e tecidual do seu cérebro!!

Essas nuances cerebrais são apenas uma parte do Feldenkrais. Gosto muito da afirmação dele:

“Tornar o impossível possível, o possível fácil e o fácil prazeroso e elegante”.

Kelly-Lemos-Movimento-inteligente-feldenkrais-0720

E é exatamente o que acontece nas lições de Consciência pelo Movimento, os movimentos são realizados sem esforço, de acordo com o ritmo e o corpo de cada aluno. Você chega com uma limitação, torna o impossível possível, ãs vezes o impossível pode ser amarrar os sapatos. E com o aprofundamento você se vê realizando coisas inimagináveis de forma prazerosa e elegante como ficar de pernas para o ar, a famosa postura invertida. Isso acontece porque você amplia as possibilidades que sempres estiveram disponíveis mas que você nunca acessou. O que se considerava certo ou errado, passa a ser possibilidades de realizar algo de formas diversas.

Liberte seus Movimentos. Liberte sua Vida!

Kelly Lemos
Kelly Lemos Movimento Inteligente nivelado