Home / Aprenda / O poder do pensamento positivo que cura e faz bem

O poder do pensamento positivo que cura e faz bem

Não há como negar que livros e filmes de autoajuda hoje em dia ocupam lugares consideráveis nas listas de mais vendidos e vistos.

Muitas pessoas querem os benefícios da tal famosa lei da atração e algumas até colocam em prática a fórmula básica: Pensar positivo e ter uma vida melhor.

Mas o que talvez poucos saibam é que esses assuntos que circulam rodas de conversa e programas de TV são amplamente estudados por cientistas e pesquisadores do mundo todo, que buscam relacionar a vida e a saúde humano com o “pensamento positivo”.

E você, o que acha?

Será que enxergar a vida pelo lado mais positivo pode trazer algum benefício?

Acompanhe o texto e entenda mais sobre o poder do pensamento positivo.

As emoções e as doenças cardíacas

Você já deve ter ouvido falar que depressão, ansiedade, raiva, tristeza, estão ligadas a doenças cardíacas, sobrecarga de estresse, por exemplo, pode causar taquicardia e aumentar a pressão arterial, aumentando significativamente as chances de um infarto.

Segundo um estudo médico realizado pela universidade de Duke, nos EUA, as emoções positivas pode tonar uma pessoa mais saudável

Um grupo de 2.618 pessoas entre homens mulheres foram submetidos a exames do coração e em conjunto responderam questões sobre o que esperavam do futuro.

15 anos após a pesquisa foi concluído que aqueles que tinham melhores expectativas possuíam cerca de 24% a menos de chances de sofrerem complicações cardíacas.

Outro estudo feito pela universidade também concluiu algo parecido, desta vez homens residentes em Boston foram analisados durante 12 anos sobre a capacidade que os voluntários tinham de gerenciar as emoções positivas e negativas.

Os resultados apontaram que apenas 6% dos que possuíam mais autocontrole sofreram de problemas cardíacos, enquanto 14% dos que não tinham controle emocional haviam apresentado alguma doença cardiovascular anos na frente.

O poder do positivismo e a visão

A Universidade de Toronto divulgou um estudo que o humor é capaz de mudar a visão de uma pessoa, em seu sentido literal, isso porque as funções do córtex visual podem ser modificadas, ou seja, a parte que é responsável pelas informações visuais.

Para chegar a essa conclusão foram exibidas algumas imagens capazes de despertar diferentes sensações, enquanto isso, as atividades cerebrais dos voluntários estavam sendo analisadas por ressonância magnética, o resultado foi que as pessoas com mau humor não enxergavam as imagens do plano de fundo que circulavam uma face humana.

Contudo, quando a mesma imagem era exibida para as pessoas bem-humoradas os rostos rapidamente eram reconhecidos e em detalhes.

Segundo o chefe da pesquisa Taylor Schimitz afirmou “O bom humor, aumenta o tamanho da janela pela qual se enxerga o mundo”.

Pensamento positivo e a química cerebral

Seu cérebro possui neurotransmissores, que são os chamados “mensageiros” é através deles que o seu organismo recebe estímulos capazes de produzir os hormônios como serotonina, dopamina entre outros importantíssimos e que se em desequilíbrio afetam seu bem-estar e a sua saúde.

Neurocientistas do mundo todo admitem que as emoções, que a visão positiva da vida e a maneira de se comportar com otimismo diante dos desafios da vida são os melhores estímulos para manter os neurotransmissores ativos e os hormônios equilibrados.

Claro que não se pode deixar de falar da neuroplasticidade, a incrível capacidade que o ser humano tem de mudanças cerebrais para se adaptar a novas realidades e que é altamente estimulada através de emoções, sentimentos e ações de positividade e gratidão.

E como pensar positivo?

Acredite, todos são capazes de mudar o olhar sobre o mundo, contudo, é preciso persistência e muito treino, no começo seus hábitos podem parecer um tanto difíceis de serem mudados, mas os resultados compensam.

Comece se conhecendo, aprendendo a controlar as suas emoções, tente olhar para todas as situações de forma a procurar um aprendizado, por mais que seja difícil enxergar, existe sim uma lição a ser tirada.

Pratique a empatia, se coloque no lugar do outro, isso fará com que você entenda como a vida sorri para você!

A caridade também é uma excelente forma de ampliar o seu olhar sobre o quanto você tem e o quanto precisa agradecer!

Pratique o bom humor e o positivismo e assim se o seu coração disparar que seja de felicidade!

SEJA SAÚDE, SEJA FELIZ, SEJA SAUDÁVEL, PARTICIPE DO MOVIMENTO INTELIGENTE E CURE-SE!

Sobre Kelly Lemos

Veja também

4 atitudes incríveis que servem para aliviar a dor crônica

Joana no auge dos seus 40 anos, sentada em um banco de praça observa um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Aprenda a ALIVIAR 80 a 100% da DOR CRÔNICA na COLUNA e ARTICULAÇÕES em Apenas 8 Semanas.

(Sem Remédios, Sem Cirurgias e Sem Sair de Casa)

envelope