Home / Movimento inteligente / O que é a acupuntura e como ela pode ajudar a sua saúde?

O que é a acupuntura e como ela pode ajudar a sua saúde?

Com séculos de tradição, a acupuntura é uma terapia originária da China – que tem como prática a aplicação de agulhas no corpo para tratar e prevenir dores e doenças.

Essas agulhas quando aplicadas em áreas específicas do corpo, são capazes de tratar doenças tanto físicas, quanto emocionais e ainda ajudar a promover o bem-estar e fortalecer a saúde na vida das pessoas.

Quer saber mais, fique atento (a) e descubra tudo sobre acupuntura.

O que é a acupuntura?

O uso das agulhas da acupuntura tem como objetivo estimular as terminações nervosas e também nos outros tecidos e dessa forma, envia mensagens até o cérebro, desencadeando vários efeitos no corpo, como por exemplo:

  • Ação analgésica.
  • Ação anti-inflamatória.
  • Relaxante.

No Brasil ela é utilizada como terapia complementar a tratamentos médicos.

Qual é a função da acupuntura?

A acupuntura se caracteriza por ser uma técnica muito utilizada para reforçar o sistema imunológico e para tratar problemas e doenças, veja os exemplos;

  • Problemas na bocadores de dente, faringite, gengivite, procedimentos cirúrgicos.
  • Doenças do aparelho respiratórioSinusite, rinite, resfriado, asma, bronquite.
  • Doenças dos olhos – Conjuntivite, miopia, catarata.
  • Problemas intestinais e gástricos – Acidez estomacal, úlcera, prisão de ventre, diarreia.
  • Insônia
  • Doenças ortopédicas – dores nas costas de diversas causas, artrite, artrose.

Além desses distúrbios físicos, causas emocionais respondem muito bem ao tratamento de desequilíbrios emocionais, ajudando em diversos sentidos, exemplo:

  • Ansiedade.
  • Estresse.
  • Depressão.
  • Síndrome do pânico.
  • Entre outros tantos.

As agulhas oferecem risco a sua saúde?

É importante lembrar que a acupuntura deve ser feita através de agulhas descartáveis, pois sua reutilização pode transmitir doenças, como por exemplo, hepatite ou meningite.

Portanto, todo o procedimento deve sempre ser feito por um profissional qualificado e totalmente em conformidade com as normas da Anvisa, que determina a utilização de materiais descartáveis.

Quais são os tipos de Acupuntura existentes?

A técnica de acupuntura possui diversas aplicações cada qual com sua função específica, acompanhe:

Acupuntura auricular – Também conhecida como auriculoterapia, é utilizada para tratar dores, desequilíbrios emocionais, doenças e pode ser feita com ou sem agulhas, nesse caso são aplicadas sementes em pontos específicos de cada orelha, sem a necessidade de inserção de agulhas.

Esta técnica é feita nas orelhas, e quando não são utilizadas agulhas, podem ser usadas sementes de mostarda ou outras pequenas esferas que são colocadas em determinados pontos da orelha.

Acupuntura estética –  Nesse caso a técnica tem como objetivo a aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para obter melhora na circulação sanguínea, ajudar no crescimento das células de sustentação, eliminar líquidos retidos e combater a gordura localizada.

Acupuntura para perder peso- Algumas pessoas fazem uso da técnica para ajudar a eliminar toxinas e também equilibrar o emocional, uma vez que o sobrepeso pode estar relacionado com ansiedade, estresse ou depressão.

Qualquer pessoa pode fazer o tratamento?

A acupuntura pode ser aplicada em qualquer pessoa estando ela doente ou não, inclusive em crianças e idosos.

Além disso, a técnica pode ser benéfica inclusive na gravidez, ajudando a amenizar as variações hormonais, que causam enjoo, sensibilidade, sono excessivo, além de outros sintomas, pode também ajudar a aliviar as dores nas costas causado pelo peso da barriga.

Uma curiosidade

Animais como cães e gatos podem ser tratados através da acupuntura, no alívio de dores, alergias, infecções, problemas gástricos, etc.

Por fim, mais uma terapia alternativa para que você possa se beneficiar e junto com outras técnicas para ativar seu potencial de cura e encontrar o seu equilíbrio, possa manter uma vida feliz e saudável.

Por isso, não espere e nem se renda as dores e doenças, perceba seu significado e procure uma forma de aliviá-las, cuide do seu corpo e de sua mente, trate os sintomas e encontre a causa e dessa maneira consiga trazer a cura para todas as áreas da sua vida!

Ative seu poder de agente curador, utilize o poder curativo da natureza, liberte seu corpo e sua mente através dos movimentos inteligentes e seja muito mais equilibrado (a), saudável e infinitamente feliz!

Amor e cuidados são grandes chaves para o viver bem!

CONHEÇA OS MOVIMENTOS INTEIGENTES E CURE SUAS DORES FÍSICAS E EMOCIONAIS!

 

Sobre Kelly Lemos

Veja também

O impacto de uma escolha!

Todos os dias você faz escolhas… às vezes pequenas, como por exemplo, qual roupa colocar, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *