Home / Dores / O que é artrose, causas, como ela afeta sua vida e como tratar naturalmente?

O que é artrose, causas, como ela afeta sua vida e como tratar naturalmente?

Olá, tudo bem? Eu sou Kelly Lemos do Movimento Inteligente e hoje quero falar com você sobre como costuma ser o diagnóstico e sobre a visão tradicional da artrose.

O que é artrose na visão tradicional?

A artrose, também é chamada de osteoartrite, que nada mais é conhecida como uma condição crônica que afeta as articulações, prejudicando cerca de 30% da população com mais de 50 anos. Porém, não é raro acometer pessoas com menos idade.

A cartilagem articular tem uma função muito importante no corpo, ela promove o deslizamento, sem gerar o atrito entre as duas extremidades dos ossos durante o movimento de uma articulação.

A artrose tende a piorar com o tempo, se não tratada. Mas há alguns tratamentos naturais que auxiliam a retardar a progressão da doença, falaremos mais tarde sobre isso.  Acompanhe agora quais são os principais sintomas.

 Sintomas da artrose

Os sintomas mais comuns da artrose são:

  • Dor nas articulações que pode ser localizado no joelho, quadril, ombros e etc.; geralmente esse desconforto piora no final do dia.
  • Inchaço, calor, rangido e limitação dos movimentos nas articulações
  • Rigidez articular também pode acontecer, após um longo período de inatividade, como por exemplo, quando o indivíduo permanece sentado em uma cadeira por várias horas.

A intensidade dos sintomas da artrose pode variar conforme o paciente. Você pode se sentir mais frágil por conta da doença. Pode apresentar poucos sintomas ou muitos.

As ocorrências também podem ser intermitentes. Em muitos casos, pacientes com artrose passam anos sem apresentar alterações no corpo, não sentem nada, é uma questão muito individualizada.

Regiões com maior incidência, quais são?

A área da articulação se trata de uma região onde há conexão entre dois ou mais ossos, permitindo o movimento para o seu corpo. O joelho é uma junção que une os ossos fêmur e tíbia. O cotovelo também é uma união de dois ossos e assim por diante, e quando há algum tipo de lesão nessa região, aí é que surgem as dores!

Veja quais os outros tipos de locais onde a artrose pode afetar:

  • Mãos e pés: causam deformidade e inchaço das articulações entre os dedos, dor no punho e nos dedos, dando sensação de fraqueza.
  • Joelhos: quando a artrose surge nessa região, há piora ao caminhar, correr ou praticar qualquer exercício físico, inchaço e, em alguns casos, deformação no joelho também são comuns.
  • Ombros: a artrose promove dor que piora com o movimento, gera falta de força no braço, sensação de formigamento ou inchaço no ombro, dificuldade em levantar o membro.
  • Quadril: a articulação poderá endurecer e inflamar, diminuindo a possibilidade de movimento.
  • Coluna: a artrose quando nessa região pode impedir a movimentação, promover sensação de formigamento ou alterações da sensibilidade nos braços, ombros e na face.

Fatores de risco!

Existem alguns fatores que colaboram para o desenvolvimento da artrose, são eles:

  • Pacientes acima de 60 anos, atinge mais as mulheres do que os homens.
  • A questão do sobrepeso,
  • Algum trauma na articulação,
  • Doenças musculares,
  • Predisposição genética,
  • Diabetes,
  • Deformidades ósseas,
  • A prática de exercícios físicos de alto impacto
  • E também trabalhos que forcem demais as articulações.

Em muitos destes fatores de risco há como intervir e prevenir a artrose. Podendo ser através de correções de postura, forma de se movimentar e tratamento precoce, tentando evitar o surgimento desta doença. Veja como:

  • Perda de peso
  • Equilíbrio de vida e controle hormonal
  • Orientação esportiva correta
  • Uso de calçados adequados
  • Movimentos Inteligentes

São todas medidas indicadas e fáceis de serem realizadas, que podem certamente serem adotadas precocemente.

Diagnóstico!

Não existe um teste exclusivo capaz de diagnosticar a artrose. Os médicos em geral, utilizam o histórico clínico, onde o paciente descreve os sintomas e quando estes começaram. Também é perguntado sobre a saúde dos familiares.

O exame físico checa os reflexos do paciente e examina as articulações. E por fim, é feito um raio-X para ver o quanto a articulação foi danificada. Essa combinação de métodos é suficientemente capaz para diagnosticar artrose e eliminar outras condições que possam estar causando os sintomas.

 Como a vida de quem tem artrose é afetada?

De acordo com Ministério da Saúde, essa enfermidade atinge cerca de 15 milhões de pessoas no Brasil e mundialmente chega a 20%. Esta doença está na quarta posição entre as que mais diminuem a qualidade de vida para cada ano vivido.

As deformidades causadas pela artrose crônica e as dores provocadas, limitam o paciente nas atividades diárias do seu dia, o que antes era acostumado a fazer, com a progressão da doença, já não é mais possível. O que leva a um quadro de baixa autoestima e depressão.

Para haver mudanças nesses casos, o tratamento natural com Movimentos Inteligentes, é muito utilizado para reabilitar pessoas com artrose.

 Em breve, eu farei um artigo sobre como é a visão da artrite com o Movimento Inteligente, combinado?

Aproveite a ocasião para FAZER PARTE DE NOSSO WORKSHOP! Será um prazer poder desenvolver um trabalho efetivo e curativo com você!

CLIQUE AQUI!

Você está preparado (a) para mudar sua vida e colocar essas ações em prática?

Sobre Kelly Lemos

Kelly Lemos é especialista no método Feldenkrais, Certificada pela IFF (Internacional Feldenkrais Federation). É Mestre em Psicossociologia pela UFRJ, Terapeuta Corporal Reichiana, Fisioterapeuta do Instituto Nacional de Traumato-ortopedia (INTO), Especialista em Neuropediatria pela UFSCar e possui Formação em Mindfulness pela UNIFESP, Formação em RPG, Formação em Bobath adulto e pediátrico e Formação em maintland e mulligan.

Veja também

O que a tendinite pode estar querendo dizer sobre sua vida?

O que a tendinite pode estar querendo dizer sobre sua vida? Não importa os remédios …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Aprenda a ALIVIAR 80 a 100% da DOR CRÔNICA na COLUNA e ARTICULAÇÕES em Apenas 8 Semanas.

(Sem Remédios, Sem Cirurgias e Sem Sair de Casa)

envelope