Home / Alerta / O que é a dor e por que ela surge?

O que é a dor e por que ela surge?

Quando existe a sensação de que algo em nosso corpo está doendo, alguma parte de nós está tomado por dores, não costumamos nem cogitar a hipótese de que isso seja o nosso corpo enviando sinais e tentando alertar-nos de que alguma coisa, algum setor em nossa vida não está indo bem e que algo está errado.

Mas, por mais que esse pensamento passe longe de nossa mente saiba que é exatamente isso que causa alterações em nosso organismo ou dores pelo corpo, não importando se seu surgimento veio de causas naturais ou devido a algum acidente, geralmente os grandes vilões estão associados ou há uma má postura ou com relação a algum desajuste que esteja acontecendo no campo emocional.

Geralmente quando acontecem problemas crônicos, nós acabamos por aceitar a dor, tentando aprender a conviver com ela, mas não há como negar que estas geram muitos incômodos, difíceis de lidar!

O constante hábito de conviver com essas situações incômodas causa também alterações significativas no estado emocional e com o tempo, isso se reflete em seu psicológico. Com isso a pessoa tende a apresentar sintomas de:

  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Síndrome do pânico;
  • Entre outros.

As dores e alguns desajustes orgânicos quando não tratados de forma assertiva, acabam sendo grande impulsionador para outras doenças.

Por isso, existe tanto esta importância de conhecer o máximo possível seu próprio corpo, ficando sempre atento as manifestações que acontecem com ele, porque ele vai te contar exatamente o que está errado e o que precisa ser mudado.

Vamos falar mais sobre isso e te ajudar a entender o que é a dor e porque ela surge.

O que é a dor?

A dor, como a conhecemos e da qual estamos todos vulneráveis a sentirmos, vai muito além somente de uma resposta que vem como resultado da integração central de impulsos nervosos gerados pelos nervos periféricos, que são, por sua vez, ativados através de estímulos locais.

A dor pode ser definida como uma experiência emocional e sensorial que não é nada agradável e está diretamente ligada a alguma lesão, seja potencial ou real.

Pode ser distinguida, de maneira mais básica, em duas classificações: dor neuropática e dor nociceptiva.

Dor neuropática –  gerada por lesão ou por uma patologia que se incide no sistema somatossensorial, em diversos elementos periféricos. Pode ser classificada como dor definida, provável e possível.

Dor nociceptiva – Pode ser de origem somática ou visceral e decorre da estimulação dos receptores que induzem a dor nos processos inflamatórios, em casos traumáticos, casos de deformidades mecânicas, de destruição tecidual ou em traumas.

Possíveis causas de dores e patologias

A hérnia de disco

Ter a hérnia de disco serve como aviso para uma pessoa que carrega consigo uma grande indecisão sobre algo relacionado a sua vida. Uma pessoa que sofre com isso tende a se sentir muito desamparada, completamente sem apoio e também sofre com pensamentos que a torturam, deixando-a mais deprimida e sem conseguir enxergar uma saída para toda a situação na qual está envolvida.

Essa doença faz com que a articulação da coluna fique “presa”. De uma forma simbólica, ela mostra como essa pessoa está se sentindo “amarrada”, o quanto seus movimentos ficam presos e isso acontece porque o apoio essencial para que haja uma movimentação, não pode ser encontrado.

Assim, de forma simbólica, a Hérnia de disco é um problema que acontece quando uma pessoa não consegue encontrar um apoio em um momento de grande necessidade.

Enxaqueca e dor de cabeça

Pessoas que são atingidas por fortes enxaquecas, costumam serem pessoas que mantêm, a todo custo, seu orgulho e não deixam que ninguém mande em sua vida ou que controlem seus passos.

Essas pessoas têm o hábito de serem extremamente resistentes a tudo e a todos, seguindo somente seus valores e suas crenças, seguindo suas verdades e seus julgamentos e impedindo que qualquer um tente invadir seu espaço vital.

Se você está vivendo essa situação, não tenha medo de se soltar e de “ouvir” seu coração. Não tem como viver usando apenas a razão, é preciso que haja um equilíbrio com a emoção também, pois só assim nossos conflitos internos podem ser evitados. Permita-se sentir e ser mais suave.

Alergias na pele

Pode significar que a pessoa está sofrendo com um excesso de irritabilidade, gerado por pessoas que ficam próximas a ela e que de certa forma acabam causando um grande atraso em seu desenvolvimento profissional e também pessoal.

Quando, por alguma razão, você tiver que fazer o que não gosta, sendo persuadida por pessoas que tenham mais poder que você, sentirá na hora uma coceira o que traduz seu desejo de se livrar daquilo que a está incomodando.

Se você está passando por alguma situação assim, tente o mais rápido possível se libertar desses sentimentos, tente se expressar melhor de agora em diante, sempre dizendo o que te incomoda, sendo mais objetiva o possível.

Labirintite

A Labirintite pode querer dizer:

  • Nervosismo reprimido;
  • Efeito de algum golpe emocional;
  • Pensamentos atrapalhados;
  • Uma intensa necessidade de liberdade para agir e pensar;
  • Sensação de falta de amor, de solidão;
  • Dificuldade em seu expressar;
  • Se sentir desamparada;
  • Problemas emocionais:
  • Insistir no que nunca dá certo.

Se você tem isso, eu Kelly Lemos do Movimento Inteligente te recomendo que pare agora mesmo de ficar se anulando, não sufoque seus sentimentos. Aprenda como se libertar de tudo o que dói a partir de movimentos simples e diferentes!

Gostou do artigo? Agora você sabe exatamente o que é de verdade a dor e por que este incômodo pode surgir. Basta seguir o Movimento Inteligente e logo essa dor irá desaparecer.

Descubra a raiz do problema e obtenha a solução!

 

 

Sobre Kelly Lemos

Veja também

Oxycotin: um tóxico para sua dor crônica!

Você já parou para pensar nos medicamentos alopatas que você toma para sua dor crônica? …

3 comentários

  1. Maria Sampaio Bonafé

    Gratidao pelo ensinamento

  2. oi gente
    gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉

    • Olá querida Renata, tudo bem com você? Que bom que está gostando bastante do site, fico feliz por isso, pois tudo o que o Movimento Inteligente se propõe a fazer, é realizado com muito amor e dedicação. Aprecie os artigos e nos acompanhe em nossas redes sociais, ok? Grande beijo para você!
      Segue o Facebook -https://pt-br.facebook.com/movimentointeligentefeldenkrais/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *