Home / Movimento inteligente / O que é Plasticidade Neuronal

O que é Plasticidade Neuronal

Imagine você sofrer de dores crônicas incapacitantes.

Ou então, que seu cérebro passe por danos irreversíveis, que te deixem em condições de dor e de grande limitação, física e mental.

A grande maioria das pessoas pensam que, esse seria o “fim da linha”, mas algo surpreendente sobre o alívio e a cura das dores crônicas advém da neuroplasticidade!

Já ouviu falar sobre ela?

Os campos neurocientíficos já comprovam que a o processo de plasticidade e reabilitação é possível e só dependem de você!

Acompanhe o texto e descubra como!

Entendendo a plasticidade neural

A plasticidade neural ou a neuroplasticidade, envolve a imensa capacidade que o seu cérebro possui de encontrar novas conexões simpáticas entre os neurônios, o que se dá através de novas experiências e comportamentos do indivíduo.

A partir de estímulos positivos e progressivos é possível mudar a organização e a localização dos processos de informação, através da plasticidade, assim é possível aprender novos comportamentos e tornar um cérebro lesado ou um corpo doente em novinho em folha, contudo, é necessário que essa prática se torne um ato contínuo.

A neuroplasticidade parte do princípio que o cérebro é mutável, o que permite que qualquer função do sistema nervoso central possa ser devolvida ao ser humano em um outro local do cérebro, tudo isso por resposta ao treinamento e aprendizagem constantes.

Isso vai acontecer através das emoções e experiências positivas que você poderá começar a criar a partir de agora!

Por isso, não perca tempo comece a nutrir seu corpo e sua mente com a possibilidade de cura e alívio da dor.

Entendendo o Sistema Nervoso Central – SNC

O SNC é formado por cérebro e medula espinhal – que contém em média 100 bilhões de neurônios, também chamadas células nervosas.

Os neurônios não são capazes de se reproduzir, contudo, são extremamente eficazes em criar novas conexões, as ligações entre neurônios são as famosas sinapses e seus comportamentos e emoções como um todo são o resultado de todo esse processo.

E como ocorre a plasticidade neural?

A cada novo comportamento aprendido desde o dia em que você nasce até a fase adulta, são criadas várias conexões neurais, contribuindo para a constituição do ser como saudável e evolutivo.

A neuroplasticidade é natural e essencial para o aprendizado humano, para o completo desenvolvimento normal das funções neuropsicológicas e motoras de uma pessoa, assim é possível continuar a estimular o cérebro durante toda uma vida, criando sempre uma nova possibilidade de encontrar o caminho para cura!

E como aplicar a plasticidade neural?

Em primeiro lugar é importante lembrar que você é responsável por todo o processo de neuroplasticidade, uma vez que ela acontece através de conexões criadas por suas ações e emoções.

Depois é preciso possibilitar que seu cérebro perceba e crie novas e positivas lembranças, memórias de saúde, sabedoria, paz e amor, através de exercícios mentais que irão estimular a mente, a encontrar novos e melhores caminhos.

Lembre-se; quanto maior a quantidade de estímulos positivos, melhor será as chances de encontrar novas e fortalecidas conexões neurais.

Como a neuroplasticidade pode contribuir no caso de doenças e dores no Sistema Nervoso Central?

AVC, Parkinson, Alzheimer, lesões medulares, quadros patológicos comuns do SNC, normalmente tidos como irreversíveis pela medicina tradicional, uma vez que os neurônios são fortemente danificados, mas a boa notícia é que existem células vizinhas e que as mesmas podem sim assumir o papel daquelas que já não conseguem atuar adequadamente.

Dessa forma há a possibilidade de transformar a vida de uma pessoa que sofreu algum tipo de dano cerebral, devido a autorreparação da qual o cérebro é capaz!

E como reabilitar um paciente através da neuroplasticidade?

Uma reabilitação conduzida através de psicólogos, fisioterapeutas, médicos e fonoaudiólogos com foco nas práticas da neuroplasticidade é o caminho para ajudar a melhorar a qualidade de vida e fazer com os pacientes que tenham tido problemas no SNC, obtenham mais qualidade de vida.

Mas lembre-se, não é preciso sofrer um dano cerebral para utilizar a neuroplasticidade para melhorar a sua vida e a sua saúde.

Se possibilite a entender e administrar suas emoções e a vivenciar novas e positivas experiências e dessa forma consiga ter uma vida mais feliz e cheia de saúde, tratando ou prevenindo dores e doenças agudas e crônicas.
Faça parte do MOVIMENTO INTELIGENTE, acesse nossas redes e DESCUBRA COMO SE CURAR!

Acesse: https://lsc.movimentointeligente.com.br/jornada/

Siga-me no Instagram – https://www.instagram.com/kelly_lemos_oficial/

Facebook – https://www.facebook.com/movimentointeligentefeldenkrais/

YouTube – https://www.youtube.com/watch?v=DdBEtZUPitc

Sobre Kelly Lemos

Veja também

Por que a mente é capaz de curar?

Hoje quero te contar como passei a ver a integração corpo mente de uma nova …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *