Home / Dores / O que é a Síndrome de Atlas e quais são seus sintomas?

O que é a Síndrome de Atlas e quais são seus sintomas?

Sabe aquele peso nas costas, e um cansaço de quem carrega o mundo sobre os ombros? Quem nunca se sentiu assim?

Você já ouviu falar da “síndrome ou complexo de Atlas? Muitas pessoas sofrem com seus sintomas, mas sequer sabem o seu significado.

Atlas é um personagem da mitologia grega, um Titã que foi condenado pelos Deuses do Olímpio a carregar o mundo nas costas.

A síndrome de Atlas se define pelo instinto que as pessoas têm de acumular responsabilidades e tensões, numa tentativa de cuidar de tudo e de todos, se preocupando demasiadamente com os problemas que muitas vezes, nem não são de sua responsabilidade e assim gera-se um grande nível de tensão/ estresse.

O médico Alex Botsaris que é autor do livro “O Complexo de Atlas”, faz uma comparação entre os sintomas e uma espécie de fantasma, a relação é a seguinte; As pessoas que sofrem com a síndrome se sentem acuadas e pressionadas a encontrar soluções para o estresse do dia a dia e vivem correndo contra o tempo para conseguir dar conta de todos os problemas, como se fugissem de um fantasma em uma grande perseguição.

E você, carrega o mundo nas costas?

Já parou para pensar que você pode ser refém desse mau e ainda não se deu conta? Já imaginou em como isso pode afetar sua vida, e sua saúde?

Os sintomas se manifestam física e mentalmente. Veja quais são eles:

  • Dores no pescoço, ombros e cabeça
  • Trapézio (músculo que sustenta a cabeça), rígido e sensível até ao toque.
  • Tensão generalizada.
  • Insônia.
  • Ranger de dentes.

 Ou seja, vive-se o tempo todo de forma nervosa. A ansiedade se faz presente, como se sempre tivesse urgência em resolver algo.

Na maioria das vezes as pessoas que sofrem com o complexo de Atlas, tem dificuldades em deixar com que o outro amadureça em seu próprio tempo, arcando com as conseqüências de suas escolhas, e tenta direcionar suas vidas sofrendo e tomando decisões por elas.

Isso além de causar um grande desgaste emocional em quem tem a síndrome, ainda não produz os resultados esperados, causando assim cada vez mais tensão e frustração, se transformando em um martírio constante e sem fim.

E você? Tem alguns dos sintomas citados? Encaixa-se como um portador da Síndrome de Atlas?

Todo esse estresse gerado, causa efeito direto em diversas partes e funções do nosso corpo, atrapalhando não só na questão do relaxamento corporal, mas também no bem-estar e nas demais relações sociais.

Entenda como o estresse aumenta as tensões no corpo

Dores nas costas e estresse estão intimamente ligados, as angústias e preocupações diárias causam a liberação de hormônios que aumentam a percepção da dor.

Causam também tensões musculares, que às vezes são tão intensas que causam espasmos, levando a quadros extremamente doloridos, além de reduzir a circulação sanguínea nos tecidos, diminuindo o oxigênio e nutrientes que deveriam chegar até os órgãos; Com isso, os resíduos ácidos se acumulam no corpo causando fadiga e dificultando o processo de cura do organismo.

Se você apresenta algum problema nas costas como, por exemplo, uma lesão ou disfunção já deve ter observado os efeitos negativos do estresse nos sintomas sentidos, qualquer estresse pode causar crises violentas.

E sem a devida atenção, pode causar um ciclo vicioso: O estresse causa tensão que leva a dor nas costas, que por sua vez aumenta o estresse, e assim sucessivamente.

Agora que já entendeu a real importância de saber identificar os sintomas e enxergar se está sofrendo com o complexo de Atlas no seu corpo e mente, que tal saber administrar e melhorar sua qualidade de vida?

Espantando os fantasmas e aprendendo a lidar com estresse

Agora pense: Sua preocupação excessiva com os demais irá resolver os problemas? Ou isso além de não ter nenhum resultado positivo ainda aumentara mais os seus problemas, pois não estará cuidando da pessoa que mais importante de todas, VOCÊ!

Reflita: O que realmente depende de você? Quais são suas verdadeiras responsabilidades?

É hora de começar a devolver o que não lhe pertence! Retomar seu caminho, se concentrar em encontrar o equilíbrio e a leveza dos seus passos.

E por onde começar?

O Movimento Inteligente surgiu com o propósito de mudar a vida das pessoas para melhor, através de uma metodologia simples, mas muito focada para trazer um real alinhamento do equilíbrio com todas as zonas do corpo.

Isso quer dizer que à medida que você aprende como fazer esses movimentos diferentes, passa a eliminar toda as dores sentidas e todo o estresse acumulado a partir de técnicas naturais e 100% sem contraindicações!

Os Movimentos Inteligentes te beneficiarão de várias formas. Exemplo?

  1. Exercitando sua confiança em si mesmo e nas pessoas, te fazendo enxergar que os limites e necessidades dos outros, muitas vezes não é a que você imagina.
  2. Ajudando com que você se redescubra, trazendo sensação de prazer.
  3. Reduzindo o estresse, isso fará com que as dores e tensões sobre o seu corpo diminuam, além de administrá-lo de forma contínua, irá ajudar a prevenir novas crises.
  4. Ajudará também no controle da ansiedade e da dor.
  5. Ajudará a liberar hormônios que trazem a sensação de bem-estar, ajudando a melhorar o humor, beneficiando no alívio das dores, relaxando os músculos e acalmando a mente.

VEJA ESSE VÍDEO E VEJA COMO ALIVIAR SUAS DORES!

Enfim, lembre-se que você é responsável por cuidar da própria saúde. De nada adianta querer cuidar de tudo e de todos, se você não estiver bem e saudável.

Tenha maturidade para mudar o que está ao seu alcance e tenha serenidade para entender aquelas situações que exigem mais de você. Acima de todas as coisas tenha confiança, fé, perseverança e seja positivo. Aproveite e aprenda mais sobre os Movimentos Inteligentes e cure suas dores… sejam elas ligadas ao corpo ou a alma!

Até breve e um grande abraço!

PARTICIPE DO WORKSHOP LIBERTE SUA COLUNA NESSE LINK: http://www.libertesuacoluna.com.br/

Sobre Kelly Lemos

Kelly Lemos é especialista no método Feldenkrais, Certificada pela IFF (Internacional Feldenkrais Federation). É Mestre em Psicossociologia pela UFRJ, Terapeuta Corporal Reichiana, Fisioterapeuta do Instituto Nacional de Traumato-ortopedia (INTO), Especialista em Neuropediatria pela UFSCar e possui Formação em Mindfulness pela UNIFESP, Formação em RPG, Formação em Bobath adulto e pediátrico e Formação em maintland e mulligan.

Veja também

Analgésicos naturais surpreendentes que tiram a dor

Olá, tudo bem? Aqui é a Kelly Lemos do Movimento Inteligente e hoje falarei sobre …

3 comentários

  1. MARIA HELENA OLIVEIRA GERVAZONI

    Olá Kelly! Acabei de fazer os exercícios, adorei muito bom. Senti um alívio nas dores das costas e nos ombros. Obrigada! Beijos

  2. Maria Aparecida Ferreira Medeiros

    Boa tarde Kelly! Realizei os movimentos sentindo um pouco de dor no ombro esquerdo pois, há mais de duas semanas estou fazendo fisioterapia por conta dessa dor e limitação dos movimentos (diagnosticada pelo médico como tendinite); na primeira semana de tratamento tomei anti inflamatório e, entrando para a terceira semana de fisioterapia, já com exercícios, continuo sentindo muita dor (as fisioterapeutas sugeriram até que eu procurasse um médico especialista em ombros, pela suspeita de uma capsulite); por conta desse incômodo, comentei com algumas amigas que indicaram teu nome e os exercícios de ombro no youtube. É muito bom saber do teu trabalho e da possibilidade de aprender mais com você sobre os movimentos que ajudam nessa recuperação. Obrigada e parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Aprenda a ALIVIAR 80 a 100% da DOR CRÔNICA na COLUNA e ARTICULAÇÕES em Apenas 8 Semanas.

(Sem Remédios, Sem Cirurgias e Sem Sair de Casa)

envelope