Home / Aprenda / Pensamentos angustiantes: podem gerar doenças e dores físicas?

Pensamentos angustiantes: podem gerar doenças e dores físicas?

Você alguma vez já teve algum pensamento confuso, distorcido, que te deixasse com dificuldades de interpretar as coisas de maneira equilibrada?

Todos os dias a sociedade e a cultura na qual se vive, lança uma série de pensamentos, isso está em:

  • Músicas.
  • Filmes.
  • Novelas.
  • Livros.
  • Na internet.

O que faz com que se agregue ideias relativas a esses meios de comunicação, nas crenças e valores praticados por cada um, ou seja, se sua mente não for fortalecida, acabará assimilando muitos pensamentos “impostos” pelos outros.

E daí podem surgir pensamentos angustiantes, emoções corrosivas que são ligadas as distorções cognitivas, que causam grande reviravolta e impactos nocivos!

Quer saber como e por que isso acontece? Acompanhe o texto e descubra.

 O que são as distorções cognitivas?

São pensamentos confusos que geralmente levam a emoções e sentimentos negativos, a princípio parecem perfeitamente lógicos e racionais, contudo, só servem para cultivar pensamentos ruins a respeito de si, do meio ambiente e do outro.

As distorções cognitivas, podem acontecer de forma imperceptível, estimulada por fatores ambientais ou sociais, podendo levar a ansiedade, estresse e depressão.

Por isso, reconhecer e lidar com essas distorções é a melhor maneira de curá-las, dessa forma você reencontrará a estabilidade emocional e melhorará o nível de resiliência.

Quais são os tipos de distorções cognitivas mais comuns?

É importante lembrar, que existem muitos tipos de distorções, entre as mais comuns estão:

  • Pensamentos extremistas: Para essa distorção o que vale é 8 ou 80, não há meio termo, ou seja, a pessoa não admite falhas nem de si e nem de outros.
  • Pré-conclusões: Fazer interpretações de algo ou alguém, embora não se tenha certeza de nada…
  • Filtro mental: A pessoa escolhe e se atém a um único detalhe negativo, voltando todas as suas atenções apenas para aquilo. É quando conflitos e desentendimentos podem ser gerados.
  • Visão positiva desqualificada: A pessoa rejeita qualquer aspecto positivo, dizendo que não são relevantes por motivos insignificantes, uma maneira de manter as crenças negativas presentes no dia a dia e um modo de somente ver o lado ruim das coisas e dos fatos.
  • Máximo e mínimo: Tudo tem proporções exageradas, ou se diminui as coisas até o ponto da insignificância ou as coloca em um patamar de grandeza inatingível. Exemplo: Isso é grande demais para que eu possa suportar, aguentar ou seguir…
  • Raciocínio emocional: Envolve o sentimento de DEVER ou NÃO DEVER, se transformando em uma pressão avassaladora para fazer ou não alguma coisa, causando incômodo e muito sofrimento, geralmente está associado a culpas e sentimentos de responsabilidade além do que é compreensível ou devido.
  • Rotulagem: Uma maneira de generalização extrema, ou seja, não importa o tamanho do engano, quem tem essa distorção irá encarar um pequeno detalhe como um todo, por exemplo, errou uma questão em uma prova irá dizer “sou um derrotado”, mesmo tendo acertado outras 9 respostas.
  • Personalização: Sempre se culpa por algo negativo, mesmo não sendo real.

Como superar as distorções cognitivas para sempre?

Agora que você já conhece as principais distorções cognitivas que podem levar a doenças crônicas e dores agudas, é necessário vencê-las, para isso algumas ações podem te ajudar, observe:

  1. Reconheça as distorções:

Se você tiver dificuldades em identificar quais são os pensamentos incômodos, faça uma lista, dessa maneira você consegue perceber quais mais acontecem com você, além de conseguir ampliar sua percepção entre o que é real ou não.

  1. Analise os fatos e entenda a verdade:

Outra forma de perceber as distorções cognitivas é fortalecendo a autoanálise, isso levará você a identificar que alguns sentimentos e emoções não se relacionam com os fatos e assim pode identificar padrões de pensamento negativos que devem ser modificados.

  1. Conscientize-se dos seus pensamentos:

Monitore com que frequência os pensamentos negativos e distorcidos acontecem, examine as situações em que mais são intensos, assim você consegue gerenciar essas emoções e sentimentos quando estiverem prestes a acontecer.

O Movimento Inteligente pode te ajudar!

Todas essas distorções cognitivas podem trazer dores e doenças para sua vida, além de sobrecarregar o seu cérebro fazendo com que ele produza ainda mais desconforto para o seu organismo.

O Movimento Inteligente quer ajudar você a se fortalecer como um todo, para que seu corpo e mente trabalhem juntos ao favor da sua saúde, e assim te ajudaremos a quebrar/ eliminar essas distorções cognitivas, modificando a sua maneira de pensar e a sua forma de perceber e absorver os estímulos enviados pelo meio externo até você!

E então, você quer conhecer nosso método e fazer a cura em sua vida acontecer de forma natural, fácil e com um autoconhecimento extraordinário?

VENHA PARA O MOVIMENTO INTELIGENTE, PARTICIPE, COMEÇAMOS NOSSAS INCRIÇÕES PARA NOVOS ALUNOS!

PARTICIPE!

CLIQUE AQUI AGORA MESMO E NÃO PERCA ESSA CHANCE!

Sobre Kelly Lemos

Veja também

4 atitudes incríveis que servem para aliviar a dor crônica

Joana no auge dos seus 40 anos, sentada em um banco de praça observa um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *