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Perguntas frequentes

Perguntas Frequentes:

O Movimento Inteligente (método Feldenkrais) é um trabalho de exercícios?

O Feldenkrais é uma forma de aprendizado. Você utiliza os movimentos corporais pouco habituais, porém não é o ato mecânico de fazer movimentos que procuramos. Trabalhamos a autopercepção e transformação. Na verdade você será instigado à curiosidade e a descobrir novas possibilidades de movimentos que terão reflexos na sua vida.


Esse método trabalha fortalecimento?

O Método Feldenkrais trabalha a FORÇA. Passamos a nos tornar conscientes da conexão óssea e da força disponível pelos ossos e que nunca utilizamos. Não é um trabalho de fortalecimento muscular, mas de eficiência ao se mover.


 

Se não tem modelo como sei se estou fazendo certo os movimentos?

Não há modelos porque não há outro corpo como o seu! Você vai aprender sobre você mesmo. Se tentar imitar alguém, não será você. Já fizemos isto a vida inteira, vivemos insatisfeitos e criticando nosso corpo, nossa vida. O Método Feldenkrais vai trazer consciência, auto-observação e consequentemente autocuidado. Você reduz o julgamento sobre si mesmo e amplia as possibilidades.

Vou descrever atitudes importantes durante as aulas:

1- Faça os movimentos de forma suave e lenta.

2- Observe-se, tente estar presente, sentindo o seu corpo em movimento.

3- Não faça mecanicamente.

4- Deixe sua respiração livre, ela ocorre independente dos movimentos.

5- Reduza o esforço, busque usar a força necessária.

6- Faça pausas e observe as mudanças.

7- Siga seu ritmo, seu tempo.

8- Se a dor aparecer descubra novos caminhos, investigue.

9- Não queira ser perfeito, esteja em aliança com seu corpo.

10- Descubra a leveza de se estar cômodo no seu corpo.


 Eu já faço Yoga, Pilates ou musculação. Por quê fazer Feldenkrais?

O Feldenkrais possui uma metodologia muito diferente dos outros métodos que vai refinar sua prática de qualquer outra atividade. Você aprende a se perceber em movimento e descobre hábitos que te acompanham nas outras práticas que causam dores, por exemplo. Com o aumento da autopercepção, a prática de qualquer outro método se torna mais prazerosa e com maior qualidade nos movimentos, tendo menos dores e você será seu próprio modelo.


 

Posso fazer as aulas com dor?

Sim. Os movimentos suaves com atenção, reduzem o estado de alerta do corpo e cerebral que estão presentes para te defender da dor. Como não trabalhamos no esforço você vai descobrir novos caminhos para se mover de forma suave e lenta, essa atitude já reduz muito os quadros de dores.


 

O Método Feldenkrais só tem movimentos lentos e suaves?

Não. O que utilizamos é uso da percepção enquanto nos movemos. Para aumentar a percepção precisamos reduzir o esforço e a quantidade, inicialmente só conseguimos isto fazendo movimentos menores e mais lentos. Feldenkrais utilizava a seguinte frase: “se você sabe o que está fazendo, pode fazer o que quiser.” Sinto que é assim, primeiro vamos aprender a aprender depois levamos uma qualidade de atenção para o que quisermos, temos aulas muito lúdicas e até intensas, porém, preservando a qualidade de percepção do que se faz.