Home / Movimento inteligente / Por que a mente é capaz de curar?

Por que a mente é capaz de curar?

Hoje quero te contar como passei a ver a integração corpo mente de uma nova perspectiva e porque acredito e a ciência comprova que temos muito mais capacidade de nos curar ou até de criar doenças do que imaginamos. Então qual será sua escolha?

 

Eu sempre fui muito curiosa, sabe quando você olha uma montanha e pensa: “o que tem lá do outro lado?” Isso sempre esteve presente na minha vida. Eu chegava num lugar e pensava: “o que está mais a frente?”

 

E isto acontece até hoje quando estou estudando algo novo, e acompanhando estudos científicos, sempre me pergunto que possibilidades existem que não estão sendo vistas…

Isso aconteceu há 15 anos, quando comecei a faculdade de fisioterapia e tivemos uma ula falando sobre o PLACEBO. Vc sabe o que é placebo?

 

O efeito placebo é muito observado em estudos científicos para verificar a eficácia de algum medicamento, como nos casos em que um grupo de pessoas recebe um comprimido de açúcar, farinha ou vitamina sem qualquer propriedade farmacológica e apresenta melhorias clínicas, apenas por acreditarem que estavam tomando o remédio.

 

O Efeito Placebo costuma ser mal visto, era usado como critério para aprovação de uma nova medicação ou não, ou seja, nas pesquisas geralmente existe um grupo que recebe a medicação, um grupo controle que não recebe nada e um grupo que recebe o placebo. Se a melhora for parecida nos três grupos o medicamento não é aprovado. Estou resumindo bem a historia, tá?! Isso é muito mais complexo….mas não é o foco deste artigo.

 

Quando ouvi esta história há 15 anos eu pensei: “Gente! Isso prova que podemos nos curar sem tomar remédios, se nós acreditarmos na cura!”Pra mim era uma grande descoberta…como assim? As pessoas melhoram…temos que estimular este lado da nossa mente!!! Temos que transformar o “efeito placebo” em NOSSA CAPACIDADE INATA DE AUTOCURA…

 

A palavra placebo vem do latim placere, agradar, prazer…

 

O Feldenkrais te traz a possibilidade de se aproximar de verdade do seu corpo, de senti-lo, respeitá-lo e vê-lo responder! Os diagnósticos têm sua importância e os tratamentos também, mas não se esqueça existe uma capacidade inata, uma inteligência corporal bem aí…que pode te ajudar a se autocuidar e porque não se curar! Da mesma forma que criamos a doença podemos criar a cura!

 

A Percepção e contato com seu corpo, emoções, pensamentos vão integrar corpo e mente! A integração corpo-mente, te faz inteiro! Ser inteiro é aprender, é transformar sua vida no que você quer! Isso começa com aprender a se agradar, se dar prazer…
Vamos de placebo hoje?

Sobre Fernando Rui

Kelly Lemos é especialista no método Feldenkrais, Certificada IFF (Internacional Feldenkrais Federation). É Mestre em Psicossociologia pela UFRJ, Terapeuta Corporal Reichiana, Fisioterapeuta do Instituto Nacional de Traumato-ortopedia (INTO), Especialista em Neuropediatria pela UFSCar e possui Formação em Mindfulness pela UNIFESP, Formação em RPG, Formação em Bobath adulto e pediátrico e Formação em maintland e mulligan.

Veja também

dor.jfif

Por que não consigo chorar?

“Passei muito tempo pensando por qual motivo eu não consigo chorar… Me lembrei que ouvi …

Um comentário

  1. A Fé remove montanhas. Acreditar é parte fundamental da transformação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *