Home / Movimento inteligente / Por que não consigo chorar?

Por que não consigo chorar?

“Passei muito tempo pensando por qual motivo eu não consigo chorar

Me lembrei que ouvi durante quase toda a minha vida: “engole o choro”!

Passei a vida engolindo mesmo o choro. E apesar do coração doer demais, eu não me permiti chorar, gritar e extravasar aquela dor.

Doía, mas eu não me permitia chorar.

Passei por situações que até pensei que não conseguiria superar, e mesmo assim deixei doer, mas não chorei. Nenhuma lágrima sequer e se ela ousasse em cair, uma apenas, ainda assim eu secava e endurecia a face dizendo a mim mesma: “não é para chorar não, engole o choro”!

Você se sente assim?

Você algum dia se sentiu dessa forma? Ou talvez passou por algum momento em que não se permitiu chorar?

Pode ter sido a perda de um ente querido, a revelação de uma doença grave, uma situação negativa na vida ou qualquer outro tipo de evento que envolva a dor, seja ela dor física ou dor emocional.

Recentemente fiz uma postagem sobre a necessidade de chorar e perguntei no Facebook quanto tempo fazia que meus seguidores não choravam.

A Maria disse na postagem que nem lembrava a última vez em que havia chorado. A Ana falou que não sabia chorar, já a Sônia comentou dizendo que há nove anos não chorava…

Mas por que será que algumas pessoas nunca choram?

O choro é uma ação de extravasar que o corpo tem, ou seja, você chora porque sente dor, chora por alegria… sempre estimulada por alguma intensa emoção de dor ou prazer.

Só que algumas pessoas não conseguem chorar, isso pode acontecer ou porque essa pessoa acha que o choro está associado a fraqueza (muito geralmente), por vergonha ou dificuldade em processar o fato.

Em alguns casos o “não do choro ou o não para o choro” advém do ensinamento do: “cale a boca menina/ o e engula esse choro”, que pode ter sido ensinado pelo pai ou pela mãe, desenvolvendo uma cultura de que chorar é ruim e assim a pessoa cresce sem ser estimulada a chorar.

Mas chorar é bom, chorar faz bem e é necessário! Sobre isso, quero até compartilhar com você um poema lindo de Viviane Mosé – que se trata de uma receita para arrancar poemas presos.

Nesse poema você pode ver que quando deixamos sentimentos presos, nós adoecemos. Nos enfraquecemos e deterioramos nosso corpo, porque simplesmente não permitimos extravasar, falar da dor emocional… não nos permitimos mostrar a tristeza perante uma dor física.

Doenças e o choro preso

Quero dizer a você que adoecemos porque deixamos rancor, raiva, tristeza e muitos outros sentimentos presos. Por isso não choramos.

Sentimos essa dificuldade e tumores, dores crônicas, problemas de saúde de todos os tipos aparecem e isso porque simplesmente não quisemos chorar!

Se dói, existe um motivo para deixar sair a dor. Chorar é bom, chorar faz bem e você não precisa sentir-se culpada ou fraca pelo fato de chorar.

CHORAR LAVA A ALMA, CURA FERIDAS, LIBERA ANSIEDADE, RENOVA A VIDA!

Lágrima é alegria derretida e também dor liberada.

Quando você não chora, deixa um grito por dentro que não sai, fica aprisionado e assim como uma memória ruim que se repete dia após dia, o choro “engolido”, o choro preso é um aviso daquela sensação de dor no peito que nunca passa e que por mais que o médico diga: “você não tem nada”, você continua a sentir o incômodo.  

CHORE e alivie essa dor!

A vida passa rápido, isso é certo, mas como todos sabemos, nem só de festa e alegria é feita a vida!

A dor se torna necessária para que a cura aconteça, assim como da mesma forma, precisamos sentir tristeza, para enfim saborearmos o prazer de sentirmos alegria.

São os opostos funcionando de forma harmoniosa para nos trazer equilíbrio, gerando o entendimento de que precisamos experimentar as sensações de tristeza, emoção e lágrimas.

Seríamos incompletos se não soubéssemos experimentar todas essas sensações que nos fazem compreender o que precisamos melhorar, onde devemos mudar e como está nosso estado físico e emocional diante a determinados eventos.

Chorar traz alívio, nos ensina a ser mais resilientes e compreensivos conosco e com o próximo. Nos permite ter a visão de uma criança e a humildade de um passarinho que está consciente dos percalços.

Quero dizer a você que vale a pena chorar. Você não precisa esconder-se do mundo, não precisa tentar esconder suas dificuldades. Não é para ser a Mulher Maravilha, mas a mulher que se conecta a suas reais necessidades.

E se você é homem, pode e deve chorar também, chorar faz bem, lava a alma, consola o coração e arranca as doenças que se encravam quando não nos permitimos estar em contato com as mais profundas emoções!

Conheça o Movimento Inteligente, cure seu corpo, cure as dores crônicas, cure sua mente, cure sua vida!

Registre seu e-mail na janela abaixo!

Grande abraço.

Sobre Kelly Lemos

Veja também

Por que a mente é capaz de curar?

Hoje quero te contar como passei a ver a integração corpo mente de uma nova …

Um comentário

  1. Estou gostando do programa, estou seguindo e saiba eu sou muito chorona acompanhei a semana da libertação gostei muito até estou pensando em seguir com o além da depressão. Gratidão Kelly.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *