Home / Movimento inteligente / Por que não consigo chorar?

Por que não consigo chorar?

“Passei muito tempo pensando por qual motivo eu não consigo chorar

Me lembrei que ouvi durante quase toda a minha vida: “engole o choro”!

Passei a vida engolindo mesmo o choro. E apesar do coração doer demais, eu não me permiti chorar, gritar e extravasar aquela dor.

Doía, mas eu não me permitia chorar.

Passei por situações que até pensei que não conseguiria superar, e mesmo assim deixei doer, mas não chorei. Nenhuma lágrima sequer e se ela ousasse em cair, uma apenas, ainda assim eu secava e endurecia a face dizendo a mim mesma: “não é para chorar não, engole o choro”!

Você se sente assim?

Você algum dia se sentiu dessa forma? Ou talvez passou por algum momento em que não se permitiu chorar?

Pode ter sido a perda de um ente querido, a revelação de uma doença grave, uma situação negativa na vida ou qualquer outro tipo de evento que envolva a dor, seja ela dor física ou dor emocional.

Recentemente fiz uma postagem sobre a necessidade de chorar e perguntei no Facebook quanto tempo fazia que meus seguidores não choravam.

A Maria disse na postagem que nem lembrava a última vez em que havia chorado. A Ana falou que não sabia chorar, já a Sônia comentou dizendo que há nove anos não chorava…

Mas por que será que algumas pessoas nunca choram?

O choro é uma ação de extravasar que o corpo tem, ou seja, você chora porque sente dor, chora por alegria… sempre estimulada por alguma intensa emoção de dor ou prazer.

Só que algumas pessoas não conseguem chorar, isso pode acontecer ou porque essa pessoa acha que o choro está associado a fraqueza (muito geralmente), por vergonha ou dificuldade em processar o fato.

Em alguns casos o “não do choro ou o não para o choro” advém do ensinamento do: “cale a boca menina/ o e engula esse choro”, que pode ter sido ensinado pelo pai ou pela mãe, desenvolvendo uma cultura de que chorar é ruim e assim a pessoa cresce sem ser estimulada a chorar.

Mas chorar é bom, chorar faz bem e é necessário! Sobre isso, quero até compartilhar com você um poema lindo de Viviane Mosé – que se trata de uma receita para arrancar poemas presos.

Nesse poema você pode ver que quando deixamos sentimentos presos, nós adoecemos. Nos enfraquecemos e deterioramos nosso corpo, porque simplesmente não permitimos extravasar, falar da dor emocional… não nos permitimos mostrar a tristeza perante uma dor física.

Doenças e o choro preso

Quero dizer a você que adoecemos porque deixamos rancor, raiva, tristeza e muitos outros sentimentos presos. Por isso não choramos.

Sentimos essa dificuldade e tumores, dores crônicas, problemas de saúde de todos os tipos aparecem e isso porque simplesmente não quisemos chorar!

Se dói, existe um motivo para deixar sair a dor. Chorar é bom, chorar faz bem e você não precisa sentir-se culpada ou fraca pelo fato de chorar.

CHORAR LAVA A ALMA, CURA FERIDAS, LIBERA ANSIEDADE, RENOVA A VIDA!

Lágrima é alegria derretida e também dor liberada.

Quando você não chora, deixa um grito por dentro que não sai, fica aprisionado e assim como uma memória ruim que se repete dia após dia, o choro “engolido”, o choro preso é um aviso daquela sensação de dor no peito que nunca passa e que por mais que o médico diga: “você não tem nada”, você continua a sentir o incômodo.  

CHORE e alivie essa dor!

A vida passa rápido, isso é certo, mas como todos sabemos, nem só de festa e alegria é feita a vida!

A dor se torna necessária para que a cura aconteça, assim como da mesma forma, precisamos sentir tristeza, para enfim saborearmos o prazer de sentirmos alegria.

São os opostos funcionando de forma harmoniosa para nos trazer equilíbrio, gerando o entendimento de que precisamos experimentar as sensações de tristeza, emoção e lágrimas.

Seríamos incompletos se não soubéssemos experimentar todas essas sensações que nos fazem compreender o que precisamos melhorar, onde devemos mudar e como está nosso estado físico e emocional diante a determinados eventos.

Chorar traz alívio, nos ensina a ser mais resilientes e compreensivos conosco e com o próximo. Nos permite ter a visão de uma criança e a humildade de um passarinho que está consciente dos percalços.

Quero dizer a você que vale a pena chorar. Você não precisa esconder-se do mundo, não precisa tentar esconder suas dificuldades. Não é para ser a Mulher Maravilha, mas a mulher que se conecta a suas reais necessidades.

E se você é homem, pode e deve chorar também, chorar faz bem, lava a alma, consola o coração e arranca as doenças que se encravam quando não nos permitimos estar em contato com as mais profundas emoções!

Conheça o Movimento Inteligente, cure seu corpo, cure as dores crônicas, cure sua mente, cure sua vida!

Registre seu e-mail na janela abaixo!

Grande abraço.

Sobre Kelly Lemos

Veja também

Quais as dores mais comuns na terceira idade?

Agora que você chegou à terceira idade, basta apenas uns cinco ou dez minutinhos sentado(a) …

13 comentários

  1. Estou gostando do programa, estou seguindo e saiba eu sou muito chorona acompanhei a semana da libertação gostei muito até estou pensando em seguir com o além da depressão. Gratidão Kelly.

  2. Helena Maria Pucci do Valle

    Estou com suspeita de câncer de colo de útero. Quando recebi a notícia me deu um baque mas, não quiz me mostrar deprimida. Agora não consigo chorar e só penso nisso. Quero chorar e extravasar mas, não consigo. Me ajude! Estou ficando doente com isso.

    • Olá Helena Maria, tudo bem? Kelly Lemos falando.
      Que bom que está aqui no blog, acompanhando o Movimento Inteligente! Fico feliz de tê-la aqui.
      Recebo-a com muito carinho.
      Quero lhe dizer que chorar é um ato de alívio das emoções. Eu sei que na situação de descoberta, como a sua, é possível você se sentir em choque, mas ao pensar que isso é uma demonstração de fraqueza, acaba que não consegue chorar…
      Quero esclarecer alguns pontos importantes ao respeito, para que você possa compreender que não, chorar não significa fraqueza.
      O choro e a lágrima, Helena, têm funções importantíssimas do ponto de vista psíquico. Eles expressam aquilo que as palavras não conseguem expressar. Dão vazão a emoções, dores, medos, alegrias, raiva, tristeza, alívio.
      Chorar ajuda a diminuir o estresse, o que resulta em parte num processo de cura. Entende?

      O que te aconselho é deixar mesmo o choro ser aflorado. Entre em contato com o choro e libere o que está aprisionado aí dentro. Tá bom?

      Chorar faz bem à saúde. A expressão das emoções é algo importante para o ser humano, mas é importante também trabalhar a forma da externalização para que esse processo seja saudável. Liberar a tensão, expressar o que passa em seu mundo interno é importante… e o choro é uma dessas formas.

      Um grande beijo, muita luz e continue nos acompanhando nas redes sociais, os movimentos inteligentes poderão te ajudar em diversos sentidos.
      Att Kelly Lemos.

  3. Por mais que eu tente..não consigo chorar…posso fazer de tudo mais n choro…agr fico magoado com qualquer coisa…acho que estou entrando em depressão me ajudem ?

    • Tbm não consigo chorar nem por raiva nem por videos tristes as vezes eu vejo coisa triste rindo não sei por que, não choro a quase 2 anos eu ja tentei ver videos tristes e forçar chorar mais nunca sai nada kkkkk eu so fico rindo disso

  4. Oi!
    Moro sozinha desde os meus 23 anos e hoje estou com 51 anos e tudo é por minha conta. Resolvo tudo e mesmo estando namorando tomo todas as decisões.
    Muitas das vezes choro de raiva kkkk ou por causa de outros, mas nem isso tem acontecido.
    Tenho notado que há pelo menos 2 anos não choro, aquele choro que vem da alma.
    Tive diversos problemas e decisões para tomar.
    Só não sei como resolver pois não tive tempo nem pra chorar, pois trabalho, chego em casa cansada e só quero dormir. Os finais de semana são corridos com as coisas que faço em casa.
    Li as informações acima e espero que possam me ajudar.
    Obrigada!

  5. Eu não consigo chorar, eu quero chorar mas não consigo eu não vejo o choro como fraqueza, muitas coisas aconteceram na minha vida tão de repente é eu só queria chorar mas o máximo é lacremejar o olho

  6. Eu não sei pq, mas não estou conseguindo chorar, minha cabeça doi, meu peito aperta eu fico quase sem ar, mas não sai lágrimas, eu simplesmente não consigo. E as angústia está me matando, meu corpo todo foi sem motivo, eu sinto vontade de chorar, mas parece que fica preso na garganta como um no. É isso esta me fazendo mal,muito mal.mesmo.

  7. Tenho uma angústia dentro de min… queria tanto chorar mas não consigo….isso me dá um aperto na alma

  8. Estou numa situação diferente ,eu quero chorar , realmente quero ,reprimir a dor pra dentro de mim é algo horrível ,porém não consigo ,por mais que eu force ,sei o quanto é bom jogar tudo pra fora ,então queria voltar a chorar

  9. Adriana Heloísa Francisco

    Depois de ler esse texto eu consegui chorar um pouco. Sinto que há um oceano de lágrimas dentro do meu peito e não consigo chorar.

  10. Eu não. Consigo chorar faz muito tempo me ajudem .nunca fui repreendida por chorar. Mais estou passando uma faze difícil da minha vida e preciso chorar mais nso consigo.por favor me ajude.

  11. Eu não consigo chorar, de forma alguma. Mas eu quero. Não sei o que fazer, tudo isso tá se acumulando aqui dentro e está difícil de conter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Aprenda a ALIVIAR 80 a 100% da DOR CRÔNICA na COLUNA e ARTICULAÇÕES em Apenas 8 Semanas.

(Sem Remédios, Sem Cirurgias e Sem Sair de Casa)

envelope