Home / Aprenda / Síndrome da fadiga crônica, o que é e como tratar

Síndrome da fadiga crônica, o que é e como tratar

  • Perda de memória.
  • Dores musculares.
  • Garganta inflamada.

Você já pensou alguma vez que esses sintomas podem ser sinais claros de fadiga crônica?

 A Síndrome da fadiga crônica é caracterizada pelo cansaço extenuante e que não advém de nenhuma condição médica já existente, piora com a pratica de atividade mental, contudo, apenas o repouso não faz com que os sintomas desapareçam.

A SFC (Síndrome da fadiga crônica) é de difícil diagnóstico e pode ser facilmente confundido com depressão e fibromialgia.

Para saber quais são os sinais que indicam a SFC e como tratá-la, fique atento e descubra.

8 sinais clássicos de SFC

  1. Fadiga e fraqueza extrema.
  2. Postura cansada, tonturas, desmaios e problemas com equilíbrio.
  3. Dores nas articulações e musculares.
  4. Dores de cabeça.
  5. Formigamento ou dormências nas extremidades.
  6. Insônia ou sono em excesso.
  7. Doenças gastrointestinais.
  8. Irritabilidade, mudanças de humor e depressão.

É possível perceber que esses sintomas se enquadram em uma infinidade de outras patologias, por isso a dificuldade de ser diagnosticada.

As causas ainda são incertas e pesquisadores continuam seus estudos para novas descobertas, contudo, já se sabe que uma disfunção mitocondrial e a queda na imunidade agravam a fadiga crônica.

E é por isso que o tratamento é baseado em alguns nutrientes essenciais capazes de aliviar os sintomas e amenizar o desconforto causado pela SFC.

Nutrientes que não podem faltar na dieta de quem sofre com SFC

Coenzima Q10

Auxilia na produção de energia celular do corpo como um todo, ajudando a manter os níveis de disposição em alta.

Além disso ainda ajuda a proteger a células de danos causados por radicais livres, é de fácil absorção.

D Ribose

A D- Ribose faz parte do processo de síntese de energia das células, ou seja, a partir dela é possível aumentar a disposição e a vitalidade do indivíduo, uma vez que cerca de 97% do composto é absorvido pelo sangue e distribuído pelo corpo.

Glutationa

Responsável por proteger as mitocôndrias de efeitos provocados pelos radicais livres, aumenta a imunidade e elimina toxinas que podem provocar a perda de energia corporal, além de ser um antioxidante fantástico que ajuda a aliviar dores gerais.

Dicas para aliviar os desconfortos causados pela SFC

Para ajudar você a combater a síndrome da fadiga crônica, o primeiro passo é entender que você é 100% responsável por sua melhora e cura e que através do autoconhecimento você será capaz de colher ótimos frutos e aumentar muito a sua qualidade de vida, acompanhe algumas medidas que irão te ajudar.

  • Pratique atividade físicas; exercícios aeróbicos, treinamento de força ajudam a combater dores e fadiga.
  • Estimule seu corpo com movimentos inteligentes, mostre a ele que você entende e que respeita seus limites e ele responderá de maneira progressiva e positiva.
  • Equilibre sua alimentação, jamais sobrecarregue seu aparelho digestivo, dê preferência para uma dieta noturna leve e liíquida, isso facilitará o trabalho de seu organismo.
  • Cuide de sua saúde mental, que tal fortalecer o vínculo corpo e cérebro e liberar as emoções que faz com a sua energia fique represada dentro de você.

Cuide de suas emoções e viva longe da SFC

Como anda sua relação com suas atividades diárias?

Tem encontrado prazer em realizá-las ou as realiza por obrigação?

Lembre-se, o seu emocional rege todo o seu corpo, quando você está insatisfeito com aquilo que tem feito, ou com o momento que vive, seu organismo responde com um pedido de socorro.

Então que tal começar a reavaliar o seu momento atual e entender quais mudanças gostaria de realizar para que sua vida fosse mais vibrante e suas atividades mais prazerosas, quando você faz aquilo que ama, o cansaço passa bem longe de você!

Perceba, de maneira alguma a fadiga crônica é uma bobagem ou algo da sua imaginação, os sintomas são reais e extremamente desconfortáveis e tudo isso é o seu corpo dizendo que é hora de parar de fazer aquilo que não quer e começar a mudar na direção do amor e do prazer!

Por isso, coloque sua conexão corpo e mente em dia e comece a entender como e porque faz o que faz todos os dias e dessa forma tente direcionar todas as suas atividades para o caminho do saudável, assim você terá suas energias renovadas e muito mais felicidade em sua vida!

Sobre Kelly Lemos

Veja também

4 atitudes incríveis que servem para aliviar a dor crônica

Joana no auge dos seus 40 anos, sentada em um banco de praça observa um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Aprenda a ALIVIAR 80 a 100% da DOR CRÔNICA na COLUNA e ARTICULAÇÕES em Apenas 8 Semanas.

(Sem Remédios, Sem Cirurgias e Sem Sair de Casa)

envelope