Home / Dores / Síndrome do intestino irritável: trate naturalmente

Síndrome do intestino irritável: trate naturalmente

Você já passou por alguma situação na qual pensasse “Nossa, senti até náusea!”, ou então, “Tal situação me deixa tão angustiado que sinto até dor na barriga”.

Os desconfortos intestinais de uma forma ou de outra aparecem durante os episódios estressantes pelos quais todos passam, o que de maneira alguma é apenas coisa da sua imaginação, o intestino é muito influenciado fisiologicamente pelas emoções e pela maneira como você se posiciona diante dos desafios do dia a dia.

Síndrome do intestino irritável, poucas pessoas conhecem, porém muitas sofrem com essa doença, mas a partir de agora você saberá como tratar de maneira natural e entenderá como aliviar o desconforto dessa tão angustiante condição.

Síndrome do intestino irritável o que é?

Essa síndrome é caracterizada pela inflamação nas paredes intestinais que provocam dor, inchaço abdominal, excesso de gases e períodos alternados entre prisão de ventre e diarreia.

Os sintomas pioram com estresse e hábitos alimentares pouco saudáveis, contudo, podem ser amenizados e até mesmo extintos através de mudança de estilo de vida e controle emocional.

Desordem intestinal X desordem mental

Segundo o nutrólogo Hamilton Funes o intestino humano é formado por uma estrutura celular e neurônios ligados diretamente ao sistema nervoso central e ao menor sinal de desequilíbrio emocional as entranhas respondem ao alerta.

O sistema digestivo como um todo é extremamente sensível as emoções que são enviadas como forma de estímulo ao cérebro que imediatamente emite a informação de que algo está em desequilíbrio, o que provoca uma desordem intestinal.

O intestino é tão importante no equilíbrio do corpo como um todo, que quando uma pessoa passa por qualquer problema gástrico fica com os nervos aflorados, isso porquê é no intestino que que se produz grande parte da serotonina, que traz a sensação de bem-estar.

Perceba, o seu corpo não é apenas emocional ou apenas fisiológico, ele é reativo ao conjunto como um todo, o organismo tem influência sobre o cérebro e vice-versa, por isso, cuidar das emoções e ter hábitos saudáveis é o caminho ideal para aqueles que desejam saúde e bem-estar.

Remédios e tratamentos naturais

Além de buscar a conexão corpo e mente e o equilíbrio emocional através de práticas saudáveis de amor e de atenção com seus sentimentos e com seu organismo se torna importantíssimo.

É interessante também fazer uso do poder curativo da natureza, através de chás, de terapias naturais, de florais, óleos essenciais e tudo mais que universo é capaz de prover, veja algumas dicas;

  • Capriche na alimentação, fibras, grãos integrais, frutas e verduras consumidos diariamente fazem grande diferença no bom funcionamento do seu intestino.
  • Chás de hortelã, erva doce, gengibre e camomila tem funções calmantes e anti-inflamatórias contribuindo para o equilíbrio da flora intestinal.
  • Água: É fonte de vida e de equilíbrio, portanto, não esqueça de beber pelo menos 8 copos diários.
  • Tenha calma: Comer sentindo os alimentos e observando qual é a função de cada nutriente, estimula seu organismo positivamente.
  • Terapias alternativas: Outras formas de se reequilibrar associadas a boa alimentação são extremamente benéficas ao seu intestino, procure algo que traga segurança e conforto e coloque novas experiências em prática.

Corpo e mente unidos pela saúde

Um dos passos mais importantes para encontrar o caminho para o alívio de dores e cura das doenças é entender que você é o único capaz de promover a saúde em sua vida e que tudo precisa ser na medida exata, corpo e mente precisam trabalhar juntos para que os resultados sejam positivos.

E como fazer?

Através do exercício da amorosidade e conhecimento de si próprio, onde observar o que seu corpo diz por meio de cada sintoma é de suma importância para entender quais melhores medidas a tomar, a autoanalise é capaz de apontar exatamente qual direção seguir para encontrar a saúde.

Na prática; dedique-se a se conhecer e entender quando as crises intestinais mais incomodam, em quais situações elas são mais severas.

Ao identificar, comece a trabalhar a condição inversa, por exemplo, se for por causa da ansiedade, procure trabalhar essa emoção, se for devido a alimentação irregular, cuide-se, seu corpo merece o melhor!

Nutra seu corpo de emoções e sentimentos positivos para que dessa forma seu sistema imunológico possa se manter sempre forte e ativo e para que seu intestino produza toda serotonina que se fizer necessária para que você tenha uma vida feliz e saudável.

FAÇA PARTE DO MOVIMENTO INTELIGENTE E APRENDA MUITO MAIS!

Acesse: https://lsc.movimentointeligente.com.br/jornada/

Siga-me no Instagram – https://www.instagram.com/kelly_lemos_oficial/

Facebook – https://www.facebook.com/movimentointeligentefeldenkrais/

YouTube – https://www.youtube.com/watch?v=DdBEtZUPitc

Sobre Kelly Lemos

Veja também

DOR

Viva sem dor após os 40

Um dia chega os 40… E agora você já não se encontra em plena mocidade, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *