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Supere a insônia sem o uso de medicamentos!

O que deveria ser um momento de prazer e repouso, muitas vezes se torna um grande pesadelo.

Cada vez mais e mais pessoas sofrem com a dificuldade de dormir, muitas vezes com essa condição em sua forma crônica, arrastando esse fardo por longas noites durante anos.

Algumas vezes o desconforto é tão grande que você acaba se rendendo aos medicamentos químicos, se deixando levar pela medicina alopata que é muito negativa à saúde, mas tudo isso para conseguir o tão desejado e necessário sono.

Mas será mesmo que essa é a melhor medida a ser tomada?

Acredite, remédios apenas camuflam e estendem o problema, a insônia pode ser superada de maneira natural e hoje você terá a oportunidade de saber como ter uma noite de sono profundo e revigorante, acompanhe!

Entendendo a sua Insônia!

A primeira media a ser tomada por aqueles que querem superar a insônia é entendê-la, sim, exatamente isso, perceber quais os motivos que levam a falta de sono, a dificuldade de adormecer ou a resistência em se manter dormindo.

Faça uma análise criteriosa no seu dia a dia, entenda alguns pontos;

  • Como andam seus níveis de estresse?
  • Sua alimentação, principalmente antes de dormir, como é?
  • Você costuma assistir TV ou ficar no computador, tablete e celular próximo do horário de se recolher?
  • Você toma muito café?
  • Se sente muito inquieta e ansiosa?
  • Sua mente está com turbilhões de pensamentos?
  • Quais são suas atividades noturnas?

Lembre-se; antes de pensar que existe um desequilíbrio hormonal ou emocional, verifique se está recebendo estímulo de mais, próximo do horário de dormir, isso faz com seu corpo não consiga se desconectar e dessa forma ele precisará de mais tempo para conseguir desacelerar e alcançar o estado ideal para o sono.

Mude seus hábitos

Uma vez entendido que seus hábitos são fatores decisivos para dormir bem, que tal procurar uma maneira de se equilibrar e estabelecer uma sequência de sinais para que seu relógio biológico reconheça que já é hora de parar e descansar, acompanhe as dicas!

Seu quarto, seu santuário!

No momento de dormir, seu quarto precisa estar preparado para te receber e oferecer o conforto que você precisa, seu corpo precisa de condições ambientes para atingir o sono reparador, observe:

  • A temperatura deve estar entre 18° e 22°, ou que seja confortável ao seu gosto.
  • Não pode haver estimulação visual através de luzes fortes ou fontes eletrônicas como TV, celular etc.
  • Os barulhos externos também devem ser no máximo atenuados.
  • Existem cheiros que ajudam a estimular o sono como por exemplo o eucalipto, a lavanda, então que tal colocar essas ervas sob forma de difusores ambientais?! Cuidado com excessos, o equilíbrio é sempre a chave para o sucesso!

A rotina é amiga do sono

Se você criar uma rotina, uma espécie de método ou um passo a passo para seu organismo entender que já é hora de ir para cama, você terá grandes chances de nunca mais passar a noite em claro.

Coisas bem simples, como tomar um banho morno, ouvir uma música relaxante, ler um livro, saborear um chá, calçar pantufas, diminuir as luzes, desligar os eletrônicos, relaxar o corpo, faz com que haja uma associação mental com a hora de dormir, repita por alguns dias esses passos e comprove a eficácia.

Respire e relaxe!

Uma das técnicas mais eficazes para relaxamento e concentração é a respiração profunda, por isso, antes de ir para cama, sente, concentre-se e sinta o ar tomando conta dos seus pulmões e depois vá deixando seu corpo levar embora, todos os desagrados do dia.

Busque ajuda na natureza!

Se mesmo depois de mudar seus hábitos, sentir que ainda precisa de ajuda, busque alternativas naturais, existem muitas práticas e maneiras de auxiliar no tratamento contra insônia, conheça algumas;

  • Chás com propriedades calmantes e relaxantes, que ajudam o seu corpo a entender que é hora de descansar e se render ao sono dos justos.
  • Aplicar óleos essenciais em massagens nos pés, pois eles recebem tensão o dia todo, sendo assim uma região por onde se manda estímulos para o corpo todo – segundo a reflexologia.
  • Utilize o poder das cores da cromoterapia.
  • Se favoreça da acupuntura para o tratamento da insônia.
  • Faça uso de massagens relaxantes para tensões nervosas.
  • Use a meditação para encontrar o equilíbrio.
  • Utilize o poder das plantas que existe nos florais.
  • Faça uso dos sons da natureza, exemplo: ouça músicas para relaxar.

Ou seja, a natureza tem tudo que você precisa para superar a insônia e o melhor, tudo isso é sem contraindicações, então, que tal começar hoje mesmo a colocar essas ações em prática?

Transforme seus hábitos e tenha bons sonhos!

ENTRE PARA O MOVIMENTO INTELIGENTE!

Sobre Kelly Lemos

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