Home / Aprenda / Termografia: DETECÇÃO DE CÂNCER DE MAMA SEM RADIAÇÃO E SEM DOR

Termografia: DETECÇÃO DE CÂNCER DE MAMA SEM RADIAÇÃO E SEM DOR

Olá minhas queridas, eu tenho falado ultimamente no tema sobre o câncer de mama e a necessidade de se evitar 100% a mamografia por causa dos efeitos dela quanto a radiação sobre as células mamárias e sobre o falso positivo.

Veja mais nessa matéria AQUI!

E como uma solução de exame seguro e alternativo, vou falar sobre a termografia. Combinado?

O que é termografia?

A termografia é um método de detecção de câncer de última geração e potencialmente um salvador de vida, já que usa imagens térmicas para o diagnóstico.

A tecnologia utilizada para realizar o termograma é considerada uma das mais confiáveis ​​para avaliação e detecção de risco mamário – completamente em oposição as mamografias potencialmente cancerígenas.

A termografia é um dos procedimentos mais importantes na detecção de câncer por meio de imagem.

Uma ferramenta chave na avaliação de risco

mama1

mama2

A detecção precoce do câncer de mama é uma das chaves para melhorar significativamente as taxas de sobrevivência; na verdade, estima-se que até 95 por cento dos casos de câncer de mama possam ser superados quando o câncer é detectado em seus estágios iniciais.

Todos os anos, mais de 70 mil homens e mulheres adultos com idades entre os 15 e os 39 anos são diagnosticados com câncer, sendo o câncer de mama o tipo mais comum em todo o mundo, e também o mais mortal, nas mulheres nesta faixa etária.

Hoje, os médicos em países como a Suécia, não recomendam mamografias para mulheres, nem para os homens.

Ao longo dos últimos 20 anos, a termografia (também às vezes denominada termografia por infravermelho ou IRT) passou por um longo caminho, e hoje, os médicos contam com o uso de câmeras infravermelhas digitais ultrassensíveis e de alta resolução para rastrear irregularidades mamárias por meio dos padrões térmicos (calor).

A termografia é realizada como um teste não-invasivo e dura apenas cerca de 15 minutos – não há compressão, não há radiação ou contato envolvido.

Os médicos também podem realizar exames de imagem de corpo inteiro usando termografia para prever se alguma área do corpo mostra sinais de anormalidade ou inflamação.

Se os resultados da termografia parecerem anormais, o médico do paciente é alertado sobre as mudanças que poderiam indicar os estágios iniciais do desenvolvimento da doença que poderiam levar ao câncer.

Se uma doença como câncer de mama é suspeita e mais tarde confirmada, um médico pode continuar acompanhando de perto o progresso do paciente e apresentar o melhor plano de tratamento do câncer para combater a doença.

Como a termografia funciona

mama

Termografia mamária:

As câmeras termográficas funcionam através da detecção de calor que naturalmente emite do corpo. O calor e aumento do fluxo sanguíneo na região mamária permite que os testes de termografia acompanhem as variações da temperatura corporal de uma pessoa para outra e também acompanhem as mudanças na temperatura da mesma pessoa ao longo do tempo.

Embora tenha sido pesquisado mais intensivamente pela detecção de câncer de mama com a termografia, os benefícios desse procedimento também podem ser aplicados ao resto do corpo.

Além de ajudar a fornecer avaliação de risco relacionada ao câncer de mama, a imagem de termografia é usada para rastrear mudanças em mulheres com condições fibrocísticas, infecções, alergias e até doenças cardiovasculares que afetam as artérias.

As câmeras de imagem térmica são usadas em aeroportos para detectar doenças (como a gripe suína) ou armas escondidas, é também usada por bombeiros para detectar fumaça…

A principal razão pela qual os testes de termografia são tão benéficos é que eles oferecem uma maneira mais precoce e confiável de detectar atividades celulares anormais e suspeitas de crescimento tumoral em comparação com outros testes.

Benefícios da termografia

Os exames de imagem de termografia são precisos e sensíveis, levando a verificação até mesmo das mudanças sutis no corpo que podem significar um problema sério.

O exame pode variar de preço, dependendo da clínica ou do hospital. Mas o maior benefício é que a termografia não envolve qualquer exposição a radiações ou procedimentos invasivos. Ou seja:

  • Não machuca os seios.
  • Não comprime as mamas.
  • Não envolve radiações.
  • O exame é preciso.
  • 100% seguro.

Os testes de visão térmica são projetados para detectar tumores ativos de crescimento rápido. Os testes demonstram padrões de calor que podem ser fortemente indicativos como anormalidades.

Eles também podem ser usados ​​para avaliar a irritação dos nervos sensoriais ou lesões significativas nos tecidos moles e identificar fontes de dor.

Quando o corpo é visto através de uma câmera de imagem térmica, as áreas quentes destacam-se contra as áreas mais frias e as mudanças nos padrões podem ser rastreadas ao longo do tempo. Como as células cancerosas estão crescendo e se multiplicando muito rápido, o fluxo sanguíneo e o metabolismo são maiores nas áreas próximas a um tumor em crescimento, o que significa que a temperatura da pele perto desses locais aumenta.

Compreendeu agora como funciona a termografia e porque ela é tão segura?

Sobre Kelly Lemos

Veja também

4 atitudes incríveis que servem para aliviar a dor crônica

Joana no auge dos seus 40 anos, sentada em um banco de praça observa um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Aprenda a ALIVIAR 80 a 100% da DOR CRÔNICA na COLUNA e ARTICULAÇÕES em Apenas 8 Semanas.

(Sem Remédios, Sem Cirurgias e Sem Sair de Casa)

envelope