Home / Aprenda / Trate a gastrite e o refluxo naturalmente

Trate a gastrite e o refluxo naturalmente

O seu estômago é responsável por receber o alimento e digeri-lo para uma melhor absorção de todos os nutrientes que existem na comida.

E às vezes é possível até que se esqueça que ele faz parte do organismo humano, exceto pelos momentos em que ele “ronca de fome”, mas e quando algo não vai bem e o estômago resolve reclamar, aí, a dor é certa.

Gastrite e refluxo, duas doenças que podem ser agudas ou crônicas e trazem muita dor e desconforto para quem sofre desses males.

Mas, quais são as causas?

É possível tratá-la naturalmente?

Remédios caseiros, chás, eles funcionam?

Fique atento as dicas de como tratar a gastrite e o refluxo de forma natural e deixar que seu estômago desempenhe seu papel com eficiência.

Gastrite: causas e sintomas

A gastrite é caracterizada por uma corrosão no revestimento estomacal, causado por inflamação ou infecção, as dores são intensas e podem durar de alguns dias nos casos agudos, até meses ou anos em casos crônicos da doença.

A causa da gastrite está relacionada a fraqueza da mucosa que protege os tecidos da parede do estômago contra os sucos gástricos produzidos para digerir os alimentos.

Vírus e bactérias são os principais causadores dessa fraqueza que também pode acontecer em pessoas que sofrem de refluxo.

Os principais sintomas são:

  • Indigestão.
  • Queimação.
  • Azia.
  • Vômitos.
  • Dores abdominais.
  • Fezes escuras.
  • Vômito com sangue (em casos avançados da doença).

Refluxo, causas e sintomas

O refluxo gastresofágico, é uma doença digestiva em que os ácidos presentes no estômago fazem o caminho inverso ao normal, ou seja, sobem pelo esôfago ao invés de seguirem para o intestino, isso irrita as paredes do órgão e causa muitas dores.

Na parte superior do estômago existem fibras musculares chamadas de esfíncter, que impendem que o alimento volte após ser ingerido, o mau funcionamento desse sistema de “ fechamento” do estômago, deixa com que alimentos, bebidas e até mesmo os sucos gástricos vazem e causem o refluxo.

Os principais sintomas são:

  • Azia.
  • Dores no peito.
  • Dificuldade para engolir.
  • Tosse seca, principalmente ao deitar.
  • Rouquidão.
  • Regurgitação.

Pode ser que uma pessoa que tenha refluxo fique com a sensação constante de que alguma coisa está parada na garganta.

Tratando seu estômago naturalmente

Para quem deseja ter um estômago saudável e quer aliviar as dores provocadas pela gastrite ou refluxo, a fitoterapia pode ser a solução, através de chás e ervas medicinais você pode ajudar na recuperação dos tecidos lesionados. Observe alguns remédios naturais que podem ajudar no alívio das dores:

  • Chá de espinheira santa – indicado para gastrite, age reduzindo a produção de ácidos no estômago.
  • Chá de gengibre – Indicado para refluxo, ajuda a normalizar os movimentos estomacais.
  • Vinagre de maçã – Ajuda a melhorar o teor de ácidos no estômago.
  • Bicarbonato de sódio – Ajuda a neutralizar os ácidos do estômago.
  • Suco de Aloe vera – Age na redução da inflamação estomacal.
  • Chá de camomila – Ajuda a combater o desconforto estomacal.
  • Chá de hortelã- Age aliviando as dores e a queimação na garganta, causada pelo refluxo.

Além desses chazinhos considerados milagrosos, que tem efeito quase que imediato nos mais variados sintomas que as doenças podem causar, você pode também utilizar outras terapias naturais para ajudar na cura das doenças estomacais, como por exemplo:

As emoções e as doenças estomacais

Você sabia que a qualidade da sua digestão está ligada a outras áreas do seu corpo?

A Gastrite e o refluxo podem perfeitamente ser um reflexo de um desequilíbrio mental e corporal total e não exatamente um problema no órgão ou em seu funcionamento.

  • Reflita, como será que você está lidando com seu atual momento?
  • Será que está lidando de maneira consciente com os aborrecimentos e desagrados do dia a dia?

Geralmente quando uma pessoa se vê diante de conflitos, de problemas que provocam raiva e desconforto, ela pode reagir de duas maneiras:

  • Ou engole os sentimentos, tentando ignorá-los,
  • Ou reage de maneira extremamente agressiva.

Dois atos de profundo desequilíbrio emocional, independente de qual forma está se desenvolvendo frente as adversidades, fato é que isso altera as secreções estomacais.

Exagerar na dose é um desrespeito com o outro e absorver as emoções negativas de forma desenfreada, sem saber dosar e se autocontrolar é um desrespeito contra si mesmo.

A melhor maneira de lidar com as emoções de raiva e de desconforto diante das situações difíceis é se conscientizar dos problemas e evitar nutrir esses sentimentos sabotadores.

Movimente- se de maneira inteligente e faça seu estômago voltar ao ritmo normal

E que tal além de aliviar as dores, abolir de vez o refluxo e a gastrite da sua vida?!

Como?

Observe as dicas:

O refluxo e a gastrite, estão ligados ao desequilíbrio corpo e mente que por sua vez está ligado a maneira de lidar com as emoções negativas, então por que não melhorar em todos os sentidos?

Comece se observando e entendendo quais fatores atraem as emoções negativas para sua vida, é muito importante aprender a blindar a sua mente de emoções e sentimentos que causam dores e tristezas.

A partir do momento que tiver a consciência do que está te causando as doenças, use o caminho para cura, comece a alimentar o seu corpo e a sua mente apenas de coisas que o faça crescer e desenvolver-se, portanto aja com mais positivismo e gratidão, evite pessoas e sentimentos nocivos à saúde.

Junto a sua mudança mental, crie hábitos saudáveis também para o seu corpo, essa é uma forma de dizer a ele: “VOCÊ É IMPORTANTE, EU TE RESPEITO E CUIDO DE VOCÊ! ”.

Pratique movimentos inteligentes que integrem o seu corpo e a sua mente como um conjunto indissociável e atuantes na promoção da saúde e do bem-estar.

A medida que você conseguir trabalhar a sua mentalidade positiva atrelada a hábitos saudáveis, a cura e a felicidade passarão a ser resultados naturais e constantes em sua vida!

Lembre-se de que você é o agente da sua saúde e da sua felicidade, por isso não seja displicente com quem mais precisa de cuidados: Você!

Sobre Kelly Lemos

Veja também

MAMA3

Eficácia da Termografia na Detecção do Câncer de Mama

Os resultados da termografia diferem de pessoa para pessoa, então, uma vez que uma imagem …

3 comentários

  1. Esse POST foi feito para mim, pois sinto também dores estomacais. Realmente é uma proposta a se pensar a mudança do regime alimentar.

  2. ===”VOCÊ É IMPORTANTE, EU TE RESPEITO E CUIDO DE VOCÊ”===

    Tornou-se uma afirmação pósitiva para mim; repito em contato com meus joelhos.Tenho artrose.
    Depois faço os exercício9s para coluna.
    Sinto-me bem melhor., como se tivesse feito uma faxina no meu corpo.

    • Olá Maria, tudo bem? Muito bem, você precisa dizer isso mesmo, pois é importante e precisa acionar os efeitos da amorosidade consigo mesma! Conte com o Movimento Inteligente e comigo!
      Grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *