Home / Aprenda / Traumas na coluna: o que pode ajudar?

Traumas na coluna: o que pode ajudar?

Você já pensou em como sua coluna é importante?

  • Ela sustenta seu corpo,
  • Ajuda a você se movimentar,
  • Promove o equilíbrio,
  • Protege os órgãos vitais,
  • Protege a ramificação do sistema nervoso,

Agora imagine um trauma na coluna. Pode causar uma série de complicações, não é verdade?

Você sofre de dores na coluna por trauma ou conhece alguém com esse problema?

Se você se identifica, continue lendo o artigo e entenda um pouco mais sobre os traumas na coluna e como tratar o problema de maneira natural, com auxílio de movimentos inteligentes e outros tratamentos fitoterápicos.

Acompanhe:

Lesões causadas por traumas na coluna

Mesmo com tantos avanços na medicina, as lesões causadas na coluna através de traumas são consideradas as mais graves. Quando há um acidente onde a coluna é afetada, o principal objetivo na prestação dos primeiros socorros é proteger a medula para que não haja danos muito severos.

Uma lesão por trauma pode ter várias causas, entre elas:

  • Quedas graves,
  • Acidentes de trânsito,
  • Ferimento por armas de fogo,
  • Ferimento por armas brancas,
  • Diversos tipos de agressão,
  • Acidentes na prática de esportes.

E quais são os sintomas?

Os sintomas podem variar conforme o local atingido ou pela seriedade da lesão, existem alguns que comprometem totalmente a sensibilidade e a mobilidade, impedindo o indivíduo por exemplo de andar.

Alguns casos são tão graves que comprometem até a capacidade de respirar, outros sintomas são:

  • Dor no pescoço,
  • Dor nas costas,
  • Dor na cabeça,
  • Hematomas,
  • Inchaço na área afetada,

Todos esses são indícios de que a coluna pode ter sofrido uma lesão.

Quem sofre um trauma na coluna ainda pode apresentar paralisia ou fraqueza nos braços e pernas.

E como é diagnosticada a lesão na coluna?

A primeira verificação médica é ver se a pessoa tem movimentos nas pernas e braços.

Após esses cuidados são feitos vários exames para que se tenha certeza do diagnóstico de trauma na coluna:

  • Radiografias,
  • Tomografias,
  • Exame de imagem,
  • Ressonância.

Tratamentos naturais que podem ajudar na cura e no alívio da dor na coluna

Alguns remédios fitoterápicos podem ajudar no alívio das dores sentidas durante o processo de recuperação, oferecendo ao paciente mais bem-estar e melhores condições de realizar atividades que foram prejudicadas pelo acidente.

Alguns chás naturais e tratamentos alternativos são indicados para dores nas costas, tanto para lesões causadas por trauma, quanto para as ocorridas por desgaste de qualquer natureza.

Chá de camomila – Ajuda no relaxamento da musculatura que ficam tensionadas ou por esforço excessivo ou por estresse.

Chá de gengibre – Com propriedades anti-inflamatórias ajuda no tratamento das dores musculares ligadas a artrite.

Outro tratamento que é bastante eficaz no alívio das dores na coluna vem com o Movimento Inteligente que atua em pontos específicos e que estimula a liberação de endorfinas no cérebro e na medula espinhal, ajudando a amenizar o desconforto causado por lesões e traumas.

As massagens terapêuticas que agem em pontos de tensão e áreas específicas atingidas também são de grande valia na hora de aliviar as dores causadas por traumas.

Ações simples como por exemplo a colocação de bolsas térmicas sobre a área dolorida e exercícios de alongamento e reconhecimento corporal por meio dos movimentos inteligentes, são excelentes maneiras de aliviar as dores e trazer conforto e bem-estar.

E como os movimentos inteligentes podem ajudar no processo de recuperação?

O movimento inteligente é o tratamento natural mais adequado para quem sofre de dores na coluna, sejam elas causadas por trauma ou por outras causas, inclusive serve como forma de evitar doenças e problemas na região.

O tratamento combina exercícios que permitem a construção de habilidades perdidas ou comprometidas no momento em que a coluna foi lesada.

Existe uma proposta de ajudar o paciente a se autoconhecer e assim recuperar progressivamente as forças no braços e pernas, promovendo a reconstrução da mobilidade e da capacidade de realizar atividades motoras afetadas.

O Movimento Inteligente é muito mais que um simples tratamento de fortalecimento corporal, ele trabalha com a integração do corpo e cérebro e estimula o paciente a superar seus próprios limites e alcançar muitos resultados positivos no tratamento de lesões e dores na coluna.

Através de movimentos inteligentes, existe a criação de novas expectativas e resultados para aqueles que sentem dor, sendo o método capaz de transformar o seu corpo em um grande instrumento de autocura.

Seu cérebro pode auxiliar no tratamento da coluna

Acredite, seu cérebro é capaz de se transformar e não é apenas uma suposição, é ciência comprovada por estudos neurológicos que admitem que o cérebro humano é capaz de se moldar a novas realidades durante toda a vida de um indivíduo.

Isso se chama neuroplasticidade: a capacidade do cérebro construir novos caminhos e através dos neurotransmissores enviar mensagem de cura e saúde não só a sua coluna, mas também a todo seu corpo!

Então, como você pode perceber, existe sim maneiras naturais de evitar e tratar dores na coluna, e em casos de trauma, é possível aliviar as dores e promover a recuperação do paciente, até a completa cura!

Basta que você perceba seu corpo como um todo e assim consiga transformá-lo conforme as necessidades do seu momento atual, conciliando sua estrutura mental e a capacidade que o cérebro tem de se adaptar e estimular a cura.

Lembre-se: seu corpo é um conjunto perfeito, capaz de realizar movimentos inteligentes em benefício da sua saúde e de seu bem-estar.

Por isso, não permita que as dores e os desconfortos na coluna tomem conta de sua vida e de sua felicidade, experimente os tratamentos naturais e comprove os benefícios que chegarão até você!

Sobre Kelly Lemos

Veja também

Dores crônicas e meditação – 4 dicas infalíveis para acabar com elas

Então você está buscando por dicas de como acabar com as dores crônicas? Pois saiba …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Aprenda a ALIVIAR 80 a 100% da DOR CRÔNICA na COLUNA e ARTICULAÇÕES em Apenas 8 Semanas.

(Sem Remédios, Sem Cirurgias e Sem Sair de Casa)

envelope