Home / Aprenda / Veja que incrível sobre o poder da generosidade!

Veja que incrível sobre o poder da generosidade!

Receber o bem…

Quem é que não gosta, não é mesmo?

Um abraço, um sorriso, uma palavra amiga, um afago…

Mas e doar?

Qual será o efeito de doar?

Sentir-se bem, com mais disposição… sentimentos amorosos podem estar diretamente ligados a tudo que você faz ao próximo e a si mesmo.

Praticar a generosidade, seja ela material ou não, traz benefícios a quem recebe, mas pode trazer muito mais a quem exercita.

A oxitocina: o hormônio do amor!

Você já deve ter ouvido falar na oxitocina, um hormônio produzido no hipotálamo e enviado a glândula pituitária, que depois vai para toda a corrente sanguínea: a conhecida SUBSTÂNCIA DO AMOR!

Quando nasce uma vida e começa a amamentação, esse hormônio é produzido em grande escala, pelo fato da doação de tempo e amor de uma mamãe para um filho, o mesmo acontece quando se brinca com uma criança ou quando você doa cuidados a um animalzinho de estimação!

Em outras palavras o amor incondicional é um grande produtor de oxitocina e a ciência endossa essa afirmação!

A oxitocina é capaz de tornar o ser humano mais resiliente, bondoso e caridoso... habilidades que podem beneficiar e muito quem realiza os atos!

A generosidade e seus efeitos!

A neurociência estuda assiduamente os efeitos da bondade e generosidade na vida e na saúde das pessoas e os resultados são surpreendentes, observe como ela age na sua vida!

Ser bondoso te torna uma pessoa mais feliz: Um pensamento, sentimento ou ato de bondade e generosidade, desencadeiam a produção de dopamina no cérebro, que é responsável por manter os níveis de humor equilibrados, ou seja, praticar o bem faz a felicidade!

A generosidade faz bem ao coração: Exercícios de bondade liberam a oxitocina que faz com que a produção de óxido nítrico seja ativada, isso provoca uma dilatação nos vasos sanguíneos e diminui a pressão arterial, protegendo assim o coração.

Logo: generosidade e bondade são ótimos na prevenção de doenças do coração.

Lidar com estresse de forma positiva aumenta o bem-estar: Um estudo realizado pela Universidade de Yale pelo curso de medicina, confirma que quem consegue se posicionar de maneira positiva com estresse e ajuda as outras pessoas a fazerem o mesmo, aumentam seu bem-estar.

Segundo um dos maiores psicólogos de Harvard: Jerome Kagan, o ser humano nasce com instinto de fazer o bem e isso garante a sobrevivência da espécie.

Ajudar o próximo e praticar a bondade e a solidariedade é o que permite a boa convivência em grupo e previne o sentimento de solidão.

A generosidade é poderosa: Práticas de compaixão e bondade são tão fantásticas que são capazes de ativar estruturas cerebrais poderosas, como por exemplo, o sistema límbico que é responsável pelas emoções e sentimentos.

A compaixão no ato de doar, torna a todos mais intuitivos, mais receptivos e mais conscientes… Essas são habilidades importantes para se ter uma excelente saúde!

Inclua atos de bondade e generosidade em seu dia a dia e seja saudável!

Lembre-se, essa generosidade deve partir de dentro para fora, de forma espontânea e pode se materializar de diversas maneiras, dê uma olhadinha nos exemplos:

  • Realizar trabalhos voluntários.
  • Recolher um papel do chão, mesmo que não tenha sido você que jogou.
  • Ajudar alguém a superar uma dificuldade.
  • Ajudar um idoso ou portador de dificuldades de locomoção a atravessar a rua, a subir no ônibus.
  • Repartir uma refeição.
  • Contar uma história para uma criança.

Todas essas ações são maneiras de melhorar a sua percepção sobre os outros e as sua necessidade, talvez um abraço e ouvidos atentos já serão o suficiente para uma pessoa que esteja precisando desabafar.

Seja generoso com você!

A bondade e a generosidade precisam começar com você, ame-se, valorize-se, seja paciente com você, com as suas necessidades, dê atenção aos seus sentimentos e emoções e cuide de seu bem-estar próprio.

Afina, só é possível doar algo se estiver “sobrando”, por isso nutra o amor, a positividade e a bondade primeiro dentro de você e para você, e depois, distribua isso ao mundo!

Fazer o bem sem olhar a quem! Pratique essa ideia e seja mais saudável e feliz!

Sobre Kelly Lemos

Veja também

4 atitudes incríveis que servem para aliviar a dor crônica

Joana no auge dos seus 40 anos, sentada em um banco de praça observa um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Aprenda a ALIVIAR 80 a 100% da DOR CRÔNICA na COLUNA e ARTICULAÇÕES em Apenas 8 Semanas.

(Sem Remédios, Sem Cirurgias e Sem Sair de Casa)

envelope