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Você Respira Certo?

É impressionante o quanto limitamos as possibilidades do nosso corpo e assim da nossa vida. Se você respira usando a mesma parte do pulmão a vida inteira, está deixando de oxigenar as outras partes dele e de experimentar mudanças no seu corpo, como por exemplo: redução de dores, relaxamento e redução de insônia.

A respiração está presente 24 horas por dia e pode ser uma grande aliada para uma vida mais satisfatória. Você deve estar pensando: “como assim?”

Temos uma tendência a buscar o que está fora e achar que a vida será melhor quando tivermos mais dinheiro, quando fizermos aquela viagem, quando encontrarmos um parceiro e por aí vai. O que não nos contaram nem ensinaram é que nossa vida é um reflexo da relação que temos com nosso corpo.

Sem respiração não há vida, a respiração mostra nosso ritmo interno. Através dela oxigenamos nosso corpo e permitimos que o sangue troque gás carbônico por oxigênio e organizamos todo o ritmo do funcionamento corporal.

Muitas pessoas me procuram dizendo que não sabem respirar e que precisam aprender o jeito correto. A primeira coisa que respondo é: “Ah, você sabe sim… Se não soubesse nem poderia estar aqui pra me contar isso, não é verdade?

Primeiro quero que você perceba que sabe respirar. Reduzir a autocrítica nos aproxima das possibilidades que o corpo possui. Agora, vamos evoluir… Quero te dizer que você pode muito mais! A forma como você respira é apenas uma delas, e se você só utiliza essa maneira , está  limitando a oxigenação do corpo, sua flexibilidade e leveza. Isto é diferente de achar que respira errado, não é mesmo?

Uma pergunta clássica: “É melhor respirar pela boca ou pelo nariz?” A resposta é: depende!

Quero te mostrar inúmeras formas de respirar e te motivar a utilizá-las, pois estão todas disponíveis!

Podemos respirar de acordo com o momento. Se você estiver correndo, precisará de mais oxigênio. Então, provavelmente será melhor respirar pela boca para ter mais ar. Se estiver sentindo raiva, vai respirar diferente de quando sente amor. O que acontece é que nem percebemos isso ou mantemos sempre a mesma forma para todas as situações.

Vamos experimentar?

A cada opção abaixo, sinta… Observe se é fácil, se é difícil…

E observe também que partes do seu corpo se movem durante a respiração.

1) Inspire pelo nariz e solte pela boca.

2) Inspire pelo nariz e solte pelo nariz.

3) Inspire pela boca e solte pelo nariz.

4) Inspire pela boca e solte pela boca.

Quantas possibilidades, não é mesmo?

E olha que nem e mostrei as variações no tempo de inspiração e expiração e inúmeras combinações…

Por isso é muito difícil ensinar UM jeito certo de respirar…

Não respire certo. RESPIRE DIFERENTE!

 

PS: Eu gravei também um vídeo que mostra outras maneiras de explorar a sua respiração. Se você quer aprender outras formas de respirar, veja o vídeo:

 

 

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Sobre Kelly Lemos

Kelly Lemos é especialista no método Feldenkrais, Certificada pela IFF (Internacional Feldenkrais Federation). É Mestre em Psicossociologia pela UFRJ, Terapeuta Corporal Reichiana, Fisioterapeuta do Instituto Nacional de Traumato-ortopedia (INTO), Especialista em Neuropediatria pela UFSCar e possui Formação em Mindfulness pela UNIFESP, Formação em RPG, Formação em Bobath adulto e pediátrico e Formação em maintland e mulligan.

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