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Queda de idosos: como evitar?

Quando a idade vai chegando, os riscos de queda vão aumentando e algumas prevenções precisam ser tomadas para evitar a queda de idosos.

Ao menos 1x ao ano, mais ou menos 30% de pessoas que possuem mais de 65 anos caem. E ainda tem mais: 1 em cada 20 quedas acabam resultando em internações ou fraturas.

O envelhecimento não é uma coisa que podemos evitar para sempre, ele é progressivo.

Há diversas doenças que podem afetar aos idosos e fazer com que eles acabem não podendo executar as suas tarefas diárias e conforme essas patologias vão aparecendo, os riscos de caírem se torna cada vez maior e por essa razão, algumas medidas necessitam ser adotadas.

Na maioria das vezes, as quedas acontecem no ambiente doméstico e por isso, veja logo abaixo algumas dicas de adaptações que podem ser feitas:

Sala e corredores:

  • Deixe todo o caminho sem fios e evite a bagunça;
  • Livre o ambiente de obstáculos como: portas, plantas, mesas de centro, revistas, etc;
  • Dê preferência para sofás altos e firmes;
  • Instale interruptores de luz em todas as entradas dos cômodos, se possível, utilize aqueles que brilham no escuro;
  • Utilize cores claras nas paredes e não use cortinas pesadas;
  • Use poltronas com braços.

Cozinha:

  • Use armários fixos e em altura mediana;
  • Elimine os tapetes;
  • Dê preferência para os pratos, copos e garrafas de metal ou plástico;
  • Se tiver algum vestígio de sujeira no chão que possa ser prejudicial, limpe;
  • Deixe que a pia e bancada seja da mesma altura que o fogão;
  • Instale torneiras que dê somente meia volta;
  • Organize todos os objetos em locais de fácil alcance;
  • Não use produtos que deixem o piso escorregadio.

Escadas:

  • Coloque corrimão nas laterais;
  • Use fitas antiderrapantes nos degraus;
  • Não deixe objetos no meio;
  • Elimine os tapetes no início ou fim da escada;
  • Coloque interruptores de luz tanto na parte inferior quanto na superior da escada.

Quarto:

  • Deixe o telefone, os números de auxílio e as lâmpadas e/ou abajur perto da cama;
  • Faça com que a mesa de cabeceira seja fixa no chão para que sirva de apoio ao levantar;
  • Utilize armários que contenham portas leves e maçanetas grandes;
  • Não deixe objetos nem roupas pelo chão;
  • Utilize uma cama na qual possa subir e descer facilmente;
  • Organize as roupas no armário de modo que seja fácil alcançá-las.

Banheiro:

  • Use tapetes antiderrapantes, tanto no box quanto no banheiro em si;
  • Coloque na parede um suporte para sabonete líquido;
  • Instale nas paredes barras que sirvam de apoio;
  • Faça com que as portas de acesso ao banheiro abram para o lado de fora.

Rua:

  • Não ande em locais que não conhece ou que sejam mal iluminados;
  • Atravesse somente na faixa de pedestres e quando o sinal tiver fechado;
  • Preste atenção com as calçadas que tem piso;
  • Observe o meio fio.

E quanto as roupas?

Bem, em relação a vestimenta, ela também pode influenciar bastante para a queda de idosos.

Por isso, o recomendado é que eles utilizem sapatos fechados que se adaptem bem ao pé e que seja antiderrapante, evitando sempre chinelos ou andar descalço.

As roupas compridas podem ser motivos para os tropeços, por essa razão também devem ser evitadas.

Movimento Inteligente para prevenção de quedas

Se você nunca ouviu falar em Movimentos Inteligentes, precisa começar a aprender melhor sobre o que eles podem fazer por sua vida.

É importante para muitas coisas, principalmente para melhorar a mobilidade e recuperação da força, agilidade, equilíbrio e coordenação de modo especial.

E isso acontece pois eles já possuem uma certa dificuldade em fazer alguns movimentos, sendo ainda mais eficiente naqueles idosos que têm limitações para a locomoção que geralmente são ocasionadas por doenças como a osteoartrite ou depois de terem caído alguma vez.

Os Movimentos Inteligentes são bem úteis pois preservam a força muscular e estimulam a coordenação motora.

Eles são excelentes pois proporcionam os benefícios de qualquer atividade sem sobrecarregar as articulações ou os músculos.

Atitudes preventivas de rotina

Veja abaixo algumas outras atitudes preventivas de rotina que podem auxiliar na redução de queda de idosos:

  • Não ande pela casa somente com meias;
  • Evite ingerir bebidas alcoólicas;
  • Fique ao menos 15 minutos por dia no sol sem protetor solar, desde que seja antes das 10 ou depois das 16 horas;
  • Tenha boa alimentação.

Fatores de risco

Veja abaixo alguns dos principais fatores de risco que são associados às quedas de idosos:

  • Dificuldade de mobilidade.
  • Histórico de quedas ou esquecimento;
  • Fraqueza muscular dos membros inferiores;
  • Doença de Parkinson;
  • Marcha lenta acompanhada de passos curtos;
  • Fraqueza do aperto de mão;
  • Dano cognitivo;
  • Equilíbrio reduzido;
  • Uso de sedativos, ansiolíticos, hipnóticos…

Visto as dicas de como evitar as quedas de idosos, os principais fatores de risco e mais algumas informações, você já pode viver melhor com os Movimentos Inteligentes!

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