Home / Alerta / 7 Hábitos extraordinários para respirar melhor

7 Hábitos extraordinários para respirar melhor

Muito se ouve dizer, “é tão natural quanto respirar”, esse ato é tão comum e automático que muitas vezes pouco se presta atenção a algo tão vital.

Pois acredite, tomar consciência da sua respiração e praticá-la de forma diferente, pode trazer muitos benéficos a sua vida, por exemplo:

Relaxamento.

Controle da ansiedade.

Equilíbrio corporal e mental.

Redução do estresse.

Melhora a qualidade do sono

No entanto, a grande maioria das pessoas respiram da mesma forma, todos os dias e nem imaginam o quanto perdem em capacidade e compreensão corpórea. O seu organismo é capaz de respirar de diversas maneiras e cada uma delas pode beneficiar o seu corpo de diferentes jeitos.

E esse recurso está presente na sua vida 24 horas por dia e pode trazer grandes mudanças a sua qualidade de vida, basta aprender a utilizar esse poder de forma simples e que irá te ajudar a buscar o equilíbrio e o autoconhecimento.

Se você costuma se questionar “Como se respira direito? ”, hoje poderá aprender que não existem maneiras certas ou erradas e sim formas diferentes e que cada uma delas pode trazer algum benefício para sua vida.

Acompanhe o texto e perceba os benefícios da sua respiração!

5 benefícios de se respirar bem

Aprenda agora alguns benefícios que você nunca imaginou que a respiração poderia trazer para sua vida:

  1. Fonte da juventude: Segundo o médico Jorge Gonzales Garcia, da American Academy of Anti-Aging Medicine, a boa respiração promove a oxigenação das células retardando o envelhecimento.
  2. Melhora digestão: A boa respiração ajuda na capacidade do seu corpo em digerir melhor os alimentos, uma vez que seu estômago recebe mais oxigênio e assim pode trabalhar melhor.
  3. Controla o peso corpóreo: Marcelle Pick e Genevieve Morgan, autores do livro a “dieta do equilíbrio”, afirmam que melhorando a sua respiração, melhora-se o metabolismo que acelera a eliminação de gorduras.
  4. Controla os Impulsos: Estudos publicados no Journal of adolescente Health, afirma que quando um indivíduo respira lenta e profundamente, há mais tempo para encontrar o causador do desequilíbrio e assim retomar a calma antes de agir por impulso.
  5. Melhora circulação sanguínea: Com uma respiração adequada os seus órgãos recebem mais oxigênio e isso estimula o sistema nervoso a funcionar melhor.

E a sua respiração como anda?

Calma… respire fundo e continue a ler, tem muito mais assuntos interessantes para ajudá-lo na arte de respirar.

Você respira certo?

Neste momento você está prestes a descobrir um segredo, não existe a respiração adequada, um modelo a ser seguido, um padrão correto que pode ser copiado por todos.

O seu corpo é muito complexo e perfeito e as formas diferentes de respirar sempre são corretas de acordo com a individualidade e particularidade cada pessoa, por isso, não se martirize e nem se critique, você respira e isso já é maravilhoso!

Aprenda a perceber o seu corpo e a sua respiração e entenda que a sua capacidade é infinita e depende apenas de você melhorar os aspectos que não lhe agradam. A sua forma de respirar não é errada é apenas uma das formas entre várias que existem!

E sabe o que é ainda melhor do que descobrir que você respira certo?

É entender que você pode aprender a respirar de muitas outras maneiras!

Pelo nariz ou pela boca toda respiração é benéfica ao ser humano, respire de acordo com cada momento, com cada atividade que está sendo realizada, perceba como cada vez que o ar preenche seus pulmões provoca uma sensação diferente no seu corpo.

Portanto, não tenha uma maneira de respirar, tenha várias maneiras… você pode melhorar infinitamente a sua respiração praticando diferentes possibilidades de inspirar e expirar!

Hábitos que ajudam a respirar melhor

Que tal perceber a sua respiração como mais que um ato automático?

Que tal adquirir hábitos saudáveis que permitam que sua respiração e sua vida melhorem e se tornem mais harmônica e saudável?

  1. A primeira dica como hábito saudável a ser adquirido é o de autoconhecimento, se perceber como conexão mente e corpo e sentir cada vez que o ar entrar em seu interior e em como você pode conduzir a sua respiração de maneira a relaxar e provocar bem-estar.
  2. E nada melhor que a sensação de ar puro, não é mesmo? Por isso a próxima dica é procure a natureza, integre-se ao meio ambiente de forma a sentir todos os benefícios que as árvores podem trazer para você.
  3. Outro hábito é abrir as janelas, da sua casa e do seu coração, deixe o ar invadir cada ambiente de seu lar e permita que pensamentos e emoções positivas preencham cada espaço do seu corpo todas as vezes que inspirar o ar!
  4. Preste mais atenção nos seus gestos, permita-se cuidados amorosidade, invista em longos e lentos movimentos que promovem prazer e autoconhecimento.
  5. Aprenda a contar: Isso mesmo, antes de qualquer ação, pare e respire fundo, conte até 10 e perceba a importância de tal ato e se por um segundo sentir que não faz o menor sentido, não faça!
  6. Uma coisa de cada vez: Lembre-se de sair do automático, pensar em cada coisa que fizer, prestar atenção em como as suas atividades se realizam e como elas beneficiam a sua vida.
  7. Estimule o seu cérebro: Tão importante quanto o oxigênio para o cérebro, são também os bons sentimentos e pensamentos, portanto, crie o hábito da positividade e da gratidão e sinta toda a transformação acontecendo.

E por fim, lembre-se de respirar, de acordo com as suas necessidades e atividades, sem as pressões de padrões pré-determinados pela sociedade.

O seu corpo e a sua mente são capazes de realizar muitas coisas entre elas respirar bem e de acordo com aquilo que precisa…

Por isso, pare por um segundo e perceba a sua capacidade e importância diante do mundo!

Então, respire diferente!

Firme…

Confiante…

Sem limitações ou críticas!

Apenas respire!

Sobre Kelly Lemos

Veja também

Dores crônicas e os traumas emocionais

Você já passou por alguma situação onde pensou que o trauma emocional foi tamanho, que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Aprenda a ALIVIAR 80 a 100% da DOR CRÔNICA na COLUNA e ARTICULAÇÕES em Apenas 8 Semanas.

(Sem Remédios, Sem Cirurgias e Sem Sair de Casa)

envelope