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ANSIEDADE E DOR: Tem relação?

dor

Olá querida/o, tudo bem? Aqui é Kelly Lemosdo Movimento Inteligente, e hoje trago um tema bem especial que fará você entender melhor sobre as dores que você pode estar sentindo.

A resposta é SIM para esse título: ansiedade e dor tem ligação de verdade! Então aprenda mais sobre esse assunto e LIBERTE-SE!

Você é ansioso/a?

Já parou para pensar o que a ansiedade pode causar na sua vida?

Como ela pode impactar seu dia a dia?

  • Batimentos cardíacos acelerados
  • Respiração curta
  • Tremores
  • Suor excessivo
  • Boca seca

Você sofre com algum desses sintomas?

Pois é, às vezes a ansiedade está presente na sua vida e você ainda não se deu conta…

A ansiedade produz no cérebro a liberação de cortisol que é conhecido por ser o hormônio do estresse.

Esse hormônio em pequenas doses, estimula e motiva as pessoas diante de desafios e em situações perigosas, no entanto, quando se fica exposto um longo tempo a altas doses dessa substância, sérios danos podem acontecer no seu corpo.

Entender quais estímulos mandar para seu cérebro e em quais momentos eles devem ser enviados é fundamental para o controle da ansiedade.

Existem várias causas que provocam a ansiedade e os motivos mudam de uma pessoa para outra.

Mudanças bruscas, por exemplo, traumas de infância, podem causar episódios de ansiedade.

 Relação da dor com a ansiedade

A ansiedade e a dor estão diretamente ligadas.

A reação química que a ansiedade provoca no seu organismo, tem influência direta nas dores!

Quando seu sistema nervoso recebe um estimulo de ansiedade, ele entende que deve se preparar para possíveis perigos, assim se inicia um processo de liberação de adrenalina que prepara os seus músculos e sentidos para ficarem alertas.

Quando existe uma grande carga de adrenalina, seu cérebro não permite que seu corpo relaxe e isso impede que outras substâncias relacionadas ao alívio da dor e bem-estar como a endorfina, sejam produzidas e ajudem você a superar a dor.

Ou seja, precisamos dos dois hormônios: do cortisol que promove ímpeto e ajuda nos desafios diários e da endorfina que promovem uma sensação de bem-estar e alívio das dores.

 Entenda como a ansiedade afeta cada região do seu corpo

O estresse e a ansiedade podem adoecer o seu corpo, observe a seguir:

  • Cabeça – Dores de cabeça crônica, distúrbios mentais, tristeza, depressão, insônia, dificuldades de concentração;
  • Pele – Acne, alergias e dermatites;
  • Articulações e músculos – Dores, redução de densidade óssea, tensões;
  • Coração – Taquicardia, aumento da pressão arterial, colesterol e em casos extremos ataque cardíaco;
  • Estomago – Náuseas, refluxo, sensação de peso e cólicas;
  • Pâncreas – Diabetes;
  • Intestino – Síndrome do colón irritável, constipação ou diarréia;
  • Sistema reprodutivo – Diminuição da libido, menor produção de esperma, aumento das cólicas menstruais
  • Sistema Imunológico- Diminuição da capacidade de defesa e lentidão no processo de recuperação;

Além das doenças físicas, a ansiedade ainda contribui para problemas de ordem emocional que acaba distanciando as pessoas de seu círculo social, te deixando cada vez mais introvertida e solitária.

Contudo para cada problema há uma solução!

Existem técnicas e práticas que podem ajudar você a reequilibrar seu organismo, controlar a ansiedade e aliviar as dores.

Equilibre seu organismo e controle sua ansiedade

Claro que ninguém gosta de viver ansioso.

Viver a beira de um ataque de pânico, ou de perder o controle sobre si mesmo.

Imagine você podendo ter uma vida mais saudável e produtiva, livre de dores!

Tudo isso parece um sonho, certo? Mas é uma realidade a partir dos Movimentos Inteligentes que ajudam o seu corpo a se reequilibrar em vários sentidos!

Mas existe uma maneira de controlar a ansiedade?

Encontrar formas divertidas e saudáveis de driblar o estresse e a ansiedade pode promover a saúde no seu dia a dia.

Confira as dicas!

  1. Pratique os Movimentos Inteligentes; Essa é a forma mais comum e natural de controlar a ansiedade, os exercícios que eu ensino aumentam a produção de serotonina que promove a sensação de bem-estar e prazer.
  2. Reduza o estresse; Encontre formas de aliviar as tensões diárias, pode ser com a prática de meditação ou massagens terapêuticas. Os Movimentos Inteligentes, por exemplo, promovem um conjunto de controle entre mente e do corpo.
  3. Respire; Técnicas de respiração ajudam seu sistema nervoso a reagir positivamente contra a ansiedade. Os Movimentos Inteligentes ajudam a promover a respiração diafragmática, irão ajudar a reduzir significativamente a taquicardia que é um dos principais sintomas dos ansiosos.
  4. Pense positivamente; Evite ter pensamentos negativos ou destrutivos, pratique a arte da energia positiva, pensando sempre nos aspectos otimistas de cada situação.
  5. Viva o Presente; Mantenha o foco de atenção no momento atual, assim você consegue analisar e agir de maneira mais ponderada, quando sua mente transita entre passado e futuro, as ideias podem ser perder, e isso pode iniciar uma crise ansiosa.
  6. Organize-se; Viver rodeado pela bagunça e desorganização, dificulta a sensação de bem-estar e traz sentimento de ansiedade, com organização é possível melhorar o aproveitamento do seu tempo com práticas que ajudam na sua qualidade de vida
  7. Ame e deixe amar; dedique-se ao amor, passe um tempo com quem ama, cuidar do emocional proporciona relaxamento e sentimentos positivos.
  8. Invista em você; Reserve um tempo para se cuidar, entender suas reais necessidades, olhar para dentro de si e refletir sobre seus sentimentos, cuide de seu corpo, tenha carinho com você mesmo, pratique os Movimentos Inteligentes e LIBERTE-SE!
  9. Fortaleça o autoconhecimento; Não duvide, você é sua melhor companhia, entenda seus limites, descubra seus sonhos e metas, pratique a aceitação e não se culpe por tudo, se conhecer é o melhor dos exercícios contra a ansiedade.
  10. Durma; Sim, uma boa noite de sono pode ajudá-la a enfrentar um dia agitado, evite assuntos tensos, principalmente próximo a hora de se recolher, invista em um ambiente acolhedor, que proporcione sensação de paz e conforto.

Como pode se observar, existem muitas práticas e exercícios que podem auxiliar no controle da ansiedade e equilíbrio, mental e corporal.

O segredo para se ter sucesso é dedicar-se, portanto, concentre-se no que realmente interessa e no que te faz bem.

Pratique a serenidade!

Inspire… Respire e não pire!

Comece com os Movimentos Inteligentes e acesse GRATUITAMENTE AS DICAS por meio do link abaixo!

Cadastre seu e-mail clicando -> https://lsc.movimentointeligente.com.br/

Sobre Kelly Lemos

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