Home / Alerta / Como aliviar a tensão do dia a dia de forma natural

Como aliviar a tensão do dia a dia de forma natural

Às vezes as atividades diárias seguem um ritmo tão frenético que fica cada vez mais difícil de se concentrar e não deixar que a tensão absorva o equilíbrio da mente e do corpo.

Uma pausa, um copo de água, um breve minuto de quietude já não são suficientes para que você retome o controle emocional e físico e continue a desenvolver as outras atividades do dia…

E quando você percebe, a tensão já se instalou em seus músculos e em seu cérebro – que encontra dificuldades em realizar pequenas tarefas que antes eram quase que automáticas.

Se você consegue se ver ou alguém de seu convívio nas cenas citadas, chegou a hora de parar e tomar medidas eficientes para combater a tensão do dia a dia.

Mas como vencer as situações que causam estresse e tensão sem ter que optar por medicações?

Acompanhe a leitura e descubra práticas para o alívio imediato das tensões diárias.

Chás e sucos que podem ajudar a relaxar

Você sabe que uma alimentação saudável e equilibrada pode ajudar você a combater e até mesmo evitar os efeitos da tensão sobre seu organismo, então, que tal começar o dia com um chazinho com propriedades calmantes para relaxar o sistema nervoso, então entenda que além do efeito da bebida, ainda existe a amorosidade e o cuidado para consigo mesmo.

Chá de camomila, chá de erva-cidreira e chá de lúpulo, são excelentes para acalmar e confortar você.

Mas se a tensão surge depois de um dia quente e agitado que tal uma bebida gelada para esfriar os ânimos e relaxar os músculos?

Suco de maracujá, hortelã e laranja, são ótimos para diminuir o estresse, lembre-se de que pode misturar com uma fruta que você goste, sensações prazerosas como beber algo saboroso ajuda a produzir substâncias capazes de acalmar.

Os cheiros, as imagens, todas as coisas que despertem emoções prazerosas e positivas ajudam você a manter o equilíbrio, isso porquê seu cérebro é estimulado positivamente e produz a química da felicidade e do bem-estar.

Equilibre-se e revitalize

Alguns casos de tensão e estresse minam toda a sua energia, desequilibrando o corpo e mente e contribuindo para o aparecimento de doenças e dores e afastando a qualidade de vida que todos buscam.

Uma boa medida para que isso não aconteça é fortalecer a sua conexão corpo e mente, através dos movimentos inteligentes que permitem relaxamento, cuidado e prevenção dos males das tensões diárias.

Seu corpo e sua mente precisam de constante movimento suave e cuidadoso para se manter ativo e equilibrado, por isso, exercícios prazerosos podem estimular seu cérebro e seu organismo a se proteger de forma natural quando os momentos de tensão surgir na sua vida.

Separe um momento para ser apenas seu, comprometa-se com a sua saúde e com seu bem-estar e busque o seu equilíbrio entre corpo, mente e meio ambiente.

A prática de exercícios de autocuidado e amor próprio são fontes de revigorante energia!

Hábitos saudáveis para o controle das tensões

Você sabia que uma boa maneira de descarregar as tensões diárias é praticando movimentos inteligentes ou atividade que proporcione prazer?

Por isso, o importante é colocar o corpo para se movimentar e se for algo que goste profundamente de fazer, o efeito é ainda mais benéfico a saúde!

Mas fique atento, seu cérebro e seu corpo precisa de um tempo para descansar e recuperar suas energias, por isso, dormir bem é tão importante e para não passar a noite em claro evite atividades aceleradas e assuntos estressantes próximo a hora de dormir, acredite, nada irá se resolver se você não estiver bem para pensar na solução.

A água é vida, é fonte inesgotável de energia e vitalidade, portanto, mantenha sempre uma boa hidratação.

E o que fazer diante de uma situação extremamente tensa?

Respire, lenta e profundamente, a respiração é o primeiro e o mais importante passo para todos que desejam aliviar as tensões.

Use as emoções a seu favor!

Você sabe qual a influência das suas emoções sobre seu estado mental e físico?

Emoções e sentimentos positivos de gratidão e amorosidade agem como uma ferramenta altamente eficiente para atingir o equilíbrio do seu organismo e quando você se encontra em harmonia os momentos de tensão não exercem poder sobre você!

É uma barreira natural e potente revigorante para enfrentar as situações adversas do dia a dia, um cérebro preparado é menos impactado pelos estímulos externos e as informações negativas.

Observe, entenda e relaxe

Uma dica poderosa para combater o estresse e as tensões é RELAXAR e você pode pensar, mas como em meio a tanto caos?

Simples, não permita que nada e nem ninguém tire a sua paz interior, encare as dificuldades como um aprendizado, se houver sentimento de raiva ou tristeza, use-os como impulsionadores para transformar a sua vida!

Mude a sua atitude mental, mude à sua maneira de perceber os sentimentos, as emoções, os pensamentos, as dores e as doenças e os encare como sinalizadores do que pode e deve ser melhorado em sua vida.

Saia da posição de quem sofre as tensões e alcance a posição de quem promove o próprio bem-estar, você é seu agente de saúde mental e física e cabe a você impedir que os conflitos diários tomem conta do seu ser.

Busque autoconhecimento para entender quais são os gatilhos que provocam estresse e tensão em seu organismo, avalie relacionamentos, pessoas e ambiente nocivos, você precisa mesmo fazer parte deles?

E lembre-se o que não é passivo de mudança é porquê já está onde deveria estar, não sofra por antecedência, não se culpe por todas as coisas, não assuma responsabilidades que não cabem a você, não faça mais atividades do que realmente é capaz de realizar, isso é se respeitar e se conhecer.

As tensões estão por aí em todos os lugares, o que pode ser transformado é a sua visão sobre elas e a maneira como você permite que elas influenciam a sua vida.

Viva em equilíbrio e dessa maneira espante para sempre as tensões em seu dia a dia.

Sobre Kelly Lemos

Veja também

Dores crônicas e os traumas emocionais

Você já passou por alguma situação onde pensou que o trauma emocional foi tamanho, que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Aprenda a ALIVIAR 80 a 100% da DOR CRÔNICA na COLUNA e ARTICULAÇÕES em Apenas 8 Semanas.

(Sem Remédios, Sem Cirurgias e Sem Sair de Casa)

envelope