Home / Aprenda / Depressão: Sofrer é opcional!

Depressão: Sofrer é opcional!

Um amor não correspondido.

Uma grande perda.

Uma frustação no trabalho.

Você já passou por algo que causou tristeza, desconforto e até mesmo uma certa depressão?

Sim, porque a depressão possui vários níveis, desde aquele mais suaves quando você acorda um pouco triste e não tem vontade de fazer nada naquele dia, mas logo depois recupera sua energia, até os mais severos quadros, onde para você tudo perde o sentido e o que resta é o vazio e a solidão.

A maioria das pessoas em algum momento da vida já sofreu ou ainda sofrerá de depressão, mas acredite, é possível vencer essa situação e recuperar a vitalidade e a felicidade de viver!

O primeiro passo para superar a depressão

Perceba, todas as suas experiências, todos os seus sentimentos e as suas emoções são importantes e podem oferecer crescimento de alguma maneira, por exemplo, se você já passou por uma depressão, consegue entender os sintomas, sendo assim poderá reconhecer se eles voltarem a aparecer.

No entanto, para percebê-los é necessário se conhecer, se observar para que consiga sentir quando algo não estiver bem, quando os sentidos estiverem se esvaindo da sua vida e a partir daí tomar uma atitude.

Portanto, aprenda a se observar, mergulhe em seu próprio interior, tenha um tempo consigo mesmo (a) para fortalecer a sua conexão corpo e mente e entender quais são os caminhos para a cura da depressão.

Olhe além da desesperança

Muitas vezes, quando a depressão se apossa de você, a única coisa que você é capaz de enxergar é a desesperança e o negativismo, mas acredite, essa não é a realidade, o mundo na sua maioria é maravilhoso e viver é divino, não duvide disso, não perca as esperanças nas pessoas, mantenha-se confiante, você é capaz de superar todas as barreiras e pode vencer o sofrimento.

Não é necessário ir longe para encontrar o amor e a superação, basta olhar ao redor, um amigo (a), um filho (a), um companheiro(a), um familiar e principalmente você, sempre é possível perceber e reconhecer o bem em alguém, basta você olhar além…

Não permita que o sofrimento se aproprie de você

Chorar, sentir tristeza, se questionar sobre a sua própria existência é saudável e necessário! Não há absolutamente nenhum problema em ter esses sentimentos e emoções, mas nutri-los e mantê-los arraigados ao seu corpo e a sua mente, isso sim é prejudicial a sua saúde e a sua vida.

Os problemas existem, as perdas muitas vezes são inevitáveis e as dores são uma forma de seu corpo e sua mente pedirem ajuda, mas o sofrimento é completamente opcional, tudo depende de como você se posiciona diante dos acontecimentos.

Por isso, assuma a posição de agente, as coisas não vão bem, mude-as, você não pode mudá-las? Então mude você… mude seu ponto de vista, mude sua maneira de encarar a vida, mude seus hábitos, faça a diferença, não espere que alguém venha ao seu socorro, promova sua própria cura!

Depressão, supere essa dor

E se de alguma forma a depressão está presente em sua vida, não há a necessidade de se martirizar, o autoconhecimento é o caminho para superá-la, ter um motivo para acordar todos os dias, ter um propósito para seguir em frente, ter vontade de viver e de ser feliz!

E para ajudar você a superar esse desafio, tenha em mente que:

  • As mudanças estão em suas mãos e cabe você decidir o que deseja fazer.
  • Hábitos saudáveis ajudam a manter o equilíbrio e a atenção aos sintomas da depressão que podem vir a surgir na sua vida.
  • Se amar e se respeitar é uma maneira de se conhecer, pratique!
  • Entrar em contatos com pessoas, ambientes, sentimentos e emoções positivas, podem reacender em você um propósito de vida, fazer com que você olhe com mais convicção para a bondade do mundo.
  • Pratique a caridade, a gratidão, o amor, tudo isso traz sentido a sua vida e paz ao seu coração.

Lembre-se, assim como você, existem outras pessoas tentando encontrar um motivo para voltar a sorrir, então que tal se tornar esse motivo para alguém!

A vida é um presente, existe muito amor e bondade nesse imenso universo e você é parte de tudo isso, portanto, faça valer a pena, viva de maneira plena e prazerosa e mantenha-se longe da depressão.

Sofrimento… apenas se você permitir…

Sobre Kelly Lemos

Veja também

Dores crônicas e meditação – 4 dicas infalíveis para acabar com elas

Então você está buscando por dicas de como acabar com as dores crônicas? Pois saiba …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Aprenda a ALIVIAR 80 a 100% da DOR CRÔNICA na COLUNA e ARTICULAÇÕES em Apenas 8 Semanas.

(Sem Remédios, Sem Cirurgias e Sem Sair de Casa)

envelope