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Dicas naturais para dormir bem e combater a insônia

Você provavelmente já ouviu falar sobre a importância de dormir bem, não é mesmo?

Que o sono alimenta… que uma boa noite de sono é capaz de recarregar as energias…

Que quem dorme bem, produz melhor durante o dia. Que o sono ajuda as crianças a crescerem.

E é realmente tudo uma grande verdade, o sono é o momento de repor as energias, descansar o corpo e esvaziar a mente para que no dia seguinte você possa ter a oportunidade de um dia ainda melhor!

E na sua opinião, o que é dormir bem?

Você considera o seu sono, um bom sono? Ou sofre de insônia?

É bem verdade que uma noite mal dormida é capaz de gerar grandes problemas nas pessoas e uma série de noites de insônia, o que será que pode gerar?

Se você sofre com esses incômodos, que tal ficar atento as dicas naturais para ter um sono restaurador e se livrar de vez da insônia!

Insônia, causas e sintomas

A insônia é um distúrbio do sono que se caracteriza pela incapacidade de adormecer ou ainda de se manter dormindo a noite toda.

Geralmente, uma pessoa que começa o dia cansada, tem oscilações de humor e concentração, falta de energia e queda no desempenho no trabalho e no estudo.

Muitos fatores podem ocasionar episódios de insônia, como estresse, problemas de relacionamento, mas também existe a insônia crônica – que pode durar um longo período.

Existem também doenças ou medicamentos que podem desencadear a insônia.

Entre as causas mais comuns estão:

– Estresse.

– Ansiedade.

– Depressão.

– Dores crônicas.

– Distúrbios emocionais.

– Algumas condições médicas como: Câncer, refluxo, insuficiência cardíaca, entre outros.

– Mudança de horários abruptas.

– Hábitos de sono ruins.

–  Álcool, cafeína e nicotina.

– Comer muito tarde.

Os sintomas que uma pessoa que apresenta quadro de insônia são:

  • Dificuldade de adormecer.
  • Acordar com frequência durante a noite.
  • Despertar muito cedo.
  • Sentir cansaço logo pela manhã.
  • Aumento de risco de acidentes.
  • Dores de cabeça localizadas.

Uma pessoa com insônia, leva cerca de 30 minutos para dormir e pode dormir por aproximadamente seis horas por noite por 3 ou mais noites na semana.

Medidas e hábitos que ajudam na qualidade do sono

Existem algumas medidas e mudanças de hábitos que podem ajudar muito a você ter uma noite de sono perfeita

  1. Crie um ritual de relaxamento: Se você quer ter uma noite tranquila, reserve ao menos 30 minutos antes de ir para cama para uma rotina de relaxamento, pode ser ler um livro, fazer exercícios de respiração e atividades que ajudem a relaxar, evite eletrônicos.
  2. Faça um diário: Muitas vezes as pessoas não conseguem dormir pelo excesso de pensamentos, então que tal criar um caderninho para anotações, sabe aquele problema ou aquela dúvida, escreva tudo que tira seu sono em um diário e vá para cama de mente leve.
  3. Mantenha o ritmo: Se você tem problemas em adormecer tente seguir uma rotina para deitar e se levantar sempre na mesma hora, assim você conseguirá maior qualidade de sono.
  4. Faça do seu quarto um santuário do sono: Se você tem insônia, evite qualquer distração dentro do local em que dorme, crie um ambiente acolhedor e confortável que faça com que você se sinta relaxada, nunca fale de problemas na cama e se o sono insistir em não vir, levante, faça movimentos inteligentes e tente novamente.
  5. Alimentos leves: Evite comer comidas de difícil digestão, pois isso pode causar desconforto e você pode demorar mais a pegar no sono.

Remédios caseiros que ajudam a ter um sono melhor

Sabe aquelas dicas que as vovós davam quando encontravam alguém com queixas sobre o sono, acredite, muitas delas funcionam, isso porque os chazinhos e ervas medicinais possuem propriedades relaxantes e substâncias capazes de promover um sono mais prazeroso e reparador.

Observe alguns remédios caseiros e naturais que podem te ajudar:

  • Valeriana e melissa: Pode ser consumidoas através de chás ou extrato, possuem efeitos relaxantes e são excelentes para uma boa noite de sono.
  • Chá de erva cidreira: Fácil de encontrar e muito eficiente no relaxamento do corpo e age de forma muito rápida.
  • Chá de Lúpulo: Age contra ansiedade e depressão, causas comum da insônia.
  • Suco de maracujá: Um dos mais populares remédios caseiro, possui propriedades sedativas e ajuda a potencializar o sono.
  • Chá ou suco de camomila com maçã: A maçã regulariza o intestino, enquanto a camomila acalma, combinação perfeita para o equilíbrio do organismo e para ter o sono dos justos.

Dicas para dormir melhor

A verdade é que para manter uma noite de sono restaurador e suficiente para suprir as necessidades de seu organismo é necessário estar equilibrado, físico e mentalmente, por isso, que tal criar bons hábitos e assim ganhar qualidade de sono e de vida?!

Reconecte-se consigo mesmo (a) e volte a dormir bem!

Sabe como?

  • Pratique movimentos inteligentes e exercite a conexão corpo e mente.
  • Nutra seu corpo e sua mente com pensamentos e emoções positivas, lembre-se: ansiedade e estresse são grandes causadores de insônia.
  • Tenha atividades que proporcione a você prazer e relaxamento.
  • Reserve um tempo para se dedicar ao lazer.
  • Exercite a gratidão.
  • Lembre-se que seu cérebro é capaz de produzir substâncias que ajudam na qualidade do sono, por isso, estimule-o da maneira correta, através da caridade e da amorosidade.
  • Pratique o autoconhecimento, saber o que deixa relaxado e o que provoca estresse pode contribuir na hora da rotina do sono.

Como você pode ver, as medidas são várias e o propósito quase sempre é o mesmo, promover o completo relaxamento mental e corporal para assim atingir o sono profundo e ideal!

Sobre Kelly Lemos

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2 comentários

  1. Uma pena que vc e de São Paulo, preciso tanto de ajuda

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