Home / Alerta / Dificuldade em segurar alguns objetos: Causas e como obter ajuda com os Movimentos Inteligentes

Dificuldade em segurar alguns objetos: Causas e como obter ajuda com os Movimentos Inteligentes

Formigamento e dores nas mãos, dificuldade em segurar objetos ou abotoar botões, fraqueza ou dor nos punhos, são sintomas que podem passar despercebidos quando estamos habituados em fazer movimentos repetidos diariamente no computador, mas, se constantes, podem ser os primeiros sinais de algumas das doenças mais frequentes nas mãos.

Existem muitas doenças crônicas que afetam a habilidade de movimento, e quando se apresentam, podem limitar enormemente a capacidade para realizar as funções da vida diária.

Abaixo confira as principais doenças que afetam as mãos:

Tendinite: Dedo em Gatilho

O uso contínuo ou as lesões da mão podem gerar inflamação dos tendões da mão. O dedo em gatilho acontece quando o tendão do dedo afetado fica preso ou esticado, fazendo assemelhar a uma dobra involuntária; você pode identificar um ruído de estalo ou clique quando tenta mover o dedo, e ser até mesmo incapaz de endireitá-lo.

Tendinite de Quervain

Esta tendinite implica na inflamação dos tendões dos músculos extensores e abdutores do polegar, que funcionam juntos em um canal comum; essa inflamação provoca um estreitamento do mesmo, que se encontra no apoio do pulso, ocasionando dificuldade de segurar e levantar objetos.

Artrite

As articulações dos dedos, mãos e pulsos abrange cartilagem, que servem como um amortecedor durante um trauma; esta cartilagem pode se desatar ao longo do tempo pelo uso constante e exagerado. Produz uma dor ardente que diminui com o descanso e também pode demonstrar inchaço, calor e um rangido nas articulações.

Ela pode ser de diversos tipos, artrite séptica, como também artrite reumatoide, artrite psoriática, artrite gotosa (gota) ou artrite reativa, dependendo da sua causa. Por esse motivo, para o diagnóstico da artrite é necessário fazer exames específicos.

Síndrome do Túnel de Carpo

É uma lesão que envolve o nervo que passa pelo pulso, e pode ser dolorosa e crônica, e afeta a capacidade da mão. Os sintomas incluem dor, dormência e formigamento na mão e dedos que provoca fraqueza nas extremidades e dores fortes que se estendem até o braço.

Contratura de Dupuytren

A palma da mão contém tecido conjuntivo, substancial para os processos feito pelas mãos, às vezes se contrai e forma uma contratura chamada de Dupuytren, onde é afetado os dedos anelar, médio e mindinho.

Aparece geralmente nesse caso, um espessamento da pele na palma da mão (nódulos), gerando a formação gradual de uma massa palpável no local, podendo ampliar os nódulos através de uma espécie de corda de tecido que se alongam até os dedos, os quais, com o tempo, causam dificuldades em esticar os dedos.

L.E.R. (lesões por esforço por repetição)

Envolve mecanismos de agressão que está associado desde esforços de repetição até outros mecanismos parecidos a algumas atividades de trabalho como tremor e postura inadequada, trazendo para o nosso corpo uma infinidade de problemas que poderiam ser evitados.

O resultado do problema pode causar dificuldades em segurar e mover objetos.

Benefícios dos Exercícios Com os Movimentos Inteligentes

Os Movimentos Inteligentes são uma importante forma de tratamento para combater as dores e o desconforto causado por essas doenças.

Para impedir lesões e qualquer outro problema, é preciso praticar os movimentos que são simples, onde eu mesma ensino o passo a passo, para aliviar os incômodos e ao mesmo tempo, trazendo maior mobilidade para o corpo e para as regiões afetadas.

Os objetivos do Movimento Inteligente envolvem:

  • Diminuir a dor e o desconforto;
  • Melhorar a amplitude de movimentos;
  • Prevenir e travar as deformidades articulares;
  • Manter ou aumentar a força muscular e
  • Garantir a realização das atividades diárias de forma independente.

Para atingir os objetivos citados acima, os Movimentos Inteligentes poderão utilizar essencialmente alguns dos métodos que eu ensino.

Os movimentos diferentes lhe ensinarão como conter a dor, ajudando a desinflamar a articulação, ganhando amplitude articular e fortificação muscular.

Os Movimentos Inteligentes são capazes de melhorar o metabolismo local, aumentar a circulação sanguínea, diminuir a dor, facilitar os movimentos e assim combater a inflamação, proporcionando uma melhor execução dos movimentos com a articulação afetada.

 Exercícios

  • Alongamento: alongue as mãos de diversas formas, puxando os dedos, a palma das mãos, e até mesmo estendendo os braços para frente e para trás.
  • Faça alongamento sempre antes de iniciar a jornada de trabalho e quando terminar. Se quiser pode fazer no meio do expediente também, 3 x ao dia é excelente.
  • Bolas: existem bolinhas para fazer exercícios que auxiliam e muito a combater as dores nas mãos, ajudando a ter força para segurar objetos.
  • Dedos dobrados: com a mão espalmada, dobre o dedo em direção à palma, mantenha por alguns segundos e volte à posição normal. Faça isso com todos os dedos e refaça o mesmo mecanismo com a outra mão.
  • Pulso fechado: você pode fazê-lo a qualquer hora, no momento que sentir quaisquer dores. Mantenha a sua mão em linha reta e feche-a devagar, mantendo o polegar para fora. Abra e feche por 10 vezes repetidas. Faça o mesmo movimento com a outra mão.
  • Chacoalhe as mãos: apenas para relaxar mesmo, balance as mãos, deixe os dedos livres. Faça isso por um minuto a cada três horas. Chacoalhe, deixe o sangue circular.

Esses são os Movimentos simples para combater e ajudar a tratar doenças nas mãos, por esse motivo faça todos os dias, até mesmo nos dias em que você não for trabalhar.

É muito importante você realizar os Movimentos Inteligentes para evitar inflamações, porque depois que isso acontece, acaba te atrapalhando no desempenho da sua rotina e do trabalho, prejudicando seus movimentos e causando dor. Por isso, praticar Movimentos Inteligentes é fundamental para evitar problemas.

Cuide-se, alguns minutos por dia te proporcionará uma vida cheia de saúde.

Precisando de ajuda? Participe da Jornada da Liberdade de Movimentos!

VEJA ESSE VÍDEO E APRENDA MAIS!

Acesse abaixo e insira seu e-mail para receber mais informações!

Ficarei feliz em ajudar.

 

Sobre Kelly Lemos

Veja também

Dores crônicas e os traumas emocionais

Você já passou por alguma situação onde pensou que o trauma emocional foi tamanho, que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Aprenda a ALIVIAR 80 a 100% da DOR CRÔNICA na COLUNA e ARTICULAÇÕES em Apenas 8 Semanas.

(Sem Remédios, Sem Cirurgias e Sem Sair de Casa)

envelope