Home / Alerta / Formigamento em partes do corpo: o que será?

Formigamento em partes do corpo: o que será?

Sabe aquela sensação de formigamento que você sente quando fica muito tempo com os pés em uma posição mesma posição?

Ou então, quando dorme sobre o braço, ou quando a orelha dobra no travesseiro… trazendo aquela sensação como se formiguinhas andasse sobre a sua pele… o que você faz?

Abre e fecha as mãos? Tenta esfregar os pés para ver se passa?

E quando acontece em outras partes do corpo, sem que nada aparente ter provocado o tal formigamento?

 O que será que pode ser?

Pois saiba existem algumas possibilidades para essa sensação de formigamento ou parestesia como também é chamada, e ela pode estar ligada a desequilíbrios do organismo e ser até mesmo indicador de que alguma coisa não anda bem em sua vida e em seu corpo.

Então, que tal conhecer um pouco mais sobre o que pode estar provocando o formigamento em diversas partes de seu corpo.

Acompanhe o texto e entenda!

Dormência e formigamento o que pode estar acontecendo?

Por ser um sintoma considerado comum na vida das pessoas quase sempre ninguém dá atenção para a dormência e formigamento dos membros. Mas você já parou para pensar que isso pode ser um alerta do seu corpo, sinalizando para que você preste mais atenção no que está acontecendo?

Então, considere a sensação da próxima vez em que ela aparecer e para começar a entender o que pode estar acontecendo, observe as possíveis causas do formigamento:

Na grande maioria das vezes o sintoma pode não estar ligado a nenhuma doença grave, mas é importante lembrar que a parestesia não é normal e suas causas precisam ser investigadas.

O formigamento no corpo pode ocorrer por haver uma pressão no nervo ou uma compressão aguda, como a de quando se dorme sobre o braço, nesse caso a sensação é passageira e não acontece com frequência.

Contudo, outras possibilidades devem ser avaliadas pois algumas doenças graves e outras nem tanto, podem estar associadas e isso merece ter a sua atenção.

Doenças que causam formigamento:

  • Anemia: a doença é causada pela falta de glóbulos vermelhos saudáveis e o formigamento pode acontecer pela considerável queda de oxigênio no organismo.

A dormência ou o formigamento nesses casos podem aparecer em diversas partes do corpo e são acompanhados de sonolência e indisposição.

  • AVC: o acidente vascular cerebral é caracterizado por hemorragia ou interrupção do fluxo sanguíneo no cérebro e isso pode causar sintomas de formigamento, contudo, eles aparecem acompanhados de fraqueza, falta de sensibilidade em um lado do corpo, alterações visuais, dificuldades na fala e vertigem.
  • Diabetes: a doença em questão causa deficiência na produção de insulina responsável por regular a glicose das células e isso resulta em acúmulo de açúcar no sangue o que provoca a diminuição de oxigênio no corpo, compromete o metabolismo e prejudica a eliminação de radicais livres, resultando em muitas complicações, como por exemplo, a neuropatia periférica, doença que provoca perda de sensibilidade e pode necessitar de medidas drásticas como, a amputação do membro afetado.
  • Hérnia de disco:  é uma das principais causas de dores nas costas, outros sintomas associado a doença são o enfraquecimento, dormência e formigamento de braços e pernas.
  • Síndrome do Túnel do Carpo: essa doença tem como característica a compressão do nervo localizado no punho ocasionadas por alterações estruturais da região, provocando formigamento principalmente na ponta dos dedos: polegar, indicador e dedo médio.
  • Outras síndromes compressivas: doenças que se caracteriza por compressão nervosa pode acontecer em praticamente qualquer região do corpo e isso pode causar o formigamento na área afetada.
  • Formigamento em gestantes: o ganho de peso durante a gravidez pode acarretar formigamento em pernas e pés.

É importante lembrar que essas são apenas algumas causas da dormência e formigamento em diversas partes do corpo.

O que devo fazer para aliviar os sintomas de formigamento no corpo?

Quando você começa a sentir o formigamento muitas coisas vêm a sua cabeça, não é mesmo?

Mas antes de se desesperar, que tal começar a se perceber para entender o que seu corpo está tentando te dizer?

Para isso faça um exercício de exploração e avaliação corporal, comece a refletir sobre o seu momento atual e o que está acontecendo em sua vida, para que haja o surgimento desses sintomas.

Por exemplo, você está ansioso (a), tem passado por situações de pressão ou estresse, como anda o ritmo de suas atividades?

Acredite, a ansiedade, o pânico e até o cansaço podem sobrecarregar e desequilibrar seu organismo e provocar esses sintomas e ainda mais grave, tudo isso pode causar algumas das doenças acima citadas.

O formigamento, a dormência, as dores e fraquezas que seu corpo apresenta são uma maneira que seu organismo encontra de pedir auxílio para resolver alguma coisa que não está em conformidade.

E sabe o que mais?

O formigamento pode ser também o seu corpo pedindo para que você se movimente!

Exatamente, às vezes as pessoas ficam tão focadas no mundo exterior, nos problemas, em enxergar a doença ao invés da saúde e esquecem de mexer o corpo e nesse momento ele te lembra: “ Estou aqui, olhe para mim e cuide de mim”.

Por isso o convite é:

Se autoconheça, perceba seu corpo, seus movimentos e seus pensamentos como um todo, preste atenção nos sinais emitidos através dos sintomas e dessa maneira conseguirá encontrar a cura para sua vida.

E então movimente-se de forma inteligente e não apenas o corpo, mexa nos seus sentimentos, nos seus pensamentos, nas suas emoções e em suas atitudes! Retire a pressão da negatividade de seus nervos, músculos e ossos!

Descarregue a sobrecarga que altera a sua estrutura corporal e afeta seu sistema nervoso, essa atitude progressiva e positiva ajudará você a encarar os sintomas com outros olhos, além de promover o reequilíbrio do seu corpo e da sua mente!

E um corpo equilibrado é um corpo mais saudável e capaz de promover cura e bem-estar!

Por isso “ desperte” seu corpo para uma nova realidade, de muito mais saúde e muito menos sensações de formigamento!

Faça parte do Movimento Inteligente! Inscreva-se na janela abaixo, insira seu e-mail e receba informações que mudarão sua vida!

Sobre Kelly Lemos

Veja também

Dores crônicas e os traumas emocionais

Você já passou por alguma situação onde pensou que o trauma emocional foi tamanho, que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Aprenda a ALIVIAR 80 a 100% da DOR CRÔNICA na COLUNA e ARTICULAÇÕES em Apenas 8 Semanas.

(Sem Remédios, Sem Cirurgias e Sem Sair de Casa)

envelope