Home / Alerta / Memória: aprenda a exercitá-la

Memória: aprenda a exercitá-la

É muito comum as pessoas dizerem: “Nossa; preciso praticar atividade física”, a mídia mostra a importância, as academias ressaltam os benefícios e de fato é excelente para a sua saúde, mas onde entra o cérebro nessa história?

Tão importante quanto exercitar o seu corpo é exercitar o seu cérebro, manter sua mente sã e produtiva é essencial para ter saúde e bem-estar garantidos por muitos e muitos anos.

E sua memória, como anda?

Você já parou para pensar por que não se esquece das letras das canções, ou então de como andar de bicicleta?

A memória, retém informações relevantes que são arquivadas através das suas experiências vividas e voltam a lembrança quando solicitadas, por esse motivo se faz tão importante não deixar sentimentos nocivos arraigados a sua mente, pois a qualquer momento eles podem vir à tona.

E assim a memória permite todo o seu conhecimento, habilidades e planejamento, ajudando você a se orientar espacialmente e influenciando nas habilidades intelectuais e mecânicas do ser humano.

Importante, não é mesmo?

Então por que não a exercitar de maneira positiva e progressiva para que ela se mantenha sempre forte e saudável?

Acompanhe agora algumas maneiras de treinar a sua memória, sempre em prol da sua saúde e do seu bem-estar.

Como melhorar a sua memória?

Existem vários exercícios eficazes para melhorar sua memória, o uso de técnicas mentais, associadas com uma alimentação adequada e o hábito de cuidar das suas memórias é a composição perfeita para um cérebro forte e produtivo.

Observe na prática como você deve treinar seu cérebro;

  • Estimulação constante da memória: Faça uso do máximo de sua capacidade mental, crie novas possibilidades de aprendizagem, tenha a oportunidade de conhecer coisas novas e totalmente diferentes de seu dia a dia, ou seja, saia a sua zona de conforto, isso fará com que seu cérebro encontre novos circuitos neurais para se expandir positivamente.
  • Preste muita atenção: Não queira guardar absolutamente todos os fatos que acontecem no seu dia a dia, concentre-se no que para você é importante e procure se afastar de todos os outros pensamentos que não trazem nada de bom para sua vida.
  • Relaxe: Como manter a atenção ou nutrir bons pensamentos, se estiver tenso e ansioso, impossível certamente. Por isso relaxar é tão importante quanto se exercitar, pratique os movimentos inteligentes e aprenda a encontrar o equilíbrio para seu treino mental.
  • Fotos e imagens: Aprenda a memorizar através de imagens e fotos, preste atenção nos detalhes.
  • Visualize: Abra seus olhos mentais através da visualização, observe:
  • Feche os olhos e imagine uma praia linda e calma.
  • Sinta o cheiro do mar e o barulho das ondas.
  • Imagine seus pés tocando a água morna e salgada e sua pele sentindo o calor prazeroso do sol.

Se conseguiu sentir uma das sensações, já está no caminho certo! Continue praticando e conseguirá visualizar muita saúde e paz para sua vida!

  • Alimente-se bem: Não é apenas seu corpo que precisa de vitaminas e minerais para se desenvolver bem o seu cérebro também precisa ser bem nutrido, portanto, coma saudavelmente.
  • Hidrate-se: A água ajuda a manter os sistemas de memória atuantes, especialmente quando a idade se aproxima. A desidratação provoca efeitos profundos na memória e pode até mesmo causar confusão mental.
  • Durma bem: Uma boa noite de sono faz milagre ao ser humano, inclusive para sua memória, afinal de contas, seu cérebro trabalha constantemente e precisa descansar. Enquanto você dorme profundamente o cérebro se desconecta dos sentidos e trabalha em revisar e armazenar suas experiências, transformando em memórias.

A insônia gera fadiga crônica e prejudica a habilidade de se concentrar e armazenar informações relevantes.

Enfim, para ter uma memória fitness é necessário empenho e regularidade, lembre-se, positividade é importante no momento de estimular seu cérebro apenas a coisas boas, afinal de contas, você não vai querer ter lembranças de coisas ruins!

Portanto, comece a trabalhar as suas melhores memórias e através dela consiga trazer toda a felicidade e cura para sua vida, por isso, tenha atividades prazerosas, eleve sua capacidade mental por meio do amor e do carinho e além de ter um cérebro poderoso, você ainda terá longos anos para fazer uso dessas memórias!

Pense positivo e crie suas melhores e mais belas memórias.

Sobre Kelly Lemos

Veja também

Dores crônicas e os traumas emocionais

Você já passou por alguma situação onde pensou que o trauma emocional foi tamanho, que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Aprenda a ALIVIAR 80 a 100% da DOR CRÔNICA na COLUNA e ARTICULAÇÕES em Apenas 8 Semanas.

(Sem Remédios, Sem Cirurgias e Sem Sair de Casa)

envelope