Home / Alerta / O excesso de vitaminas no organismo pode ser prejudicial?

O excesso de vitaminas no organismo pode ser prejudicial?

A maioria das pessoas que usam poli vitamínicos procuram mais saúde, disposição, melhorar a memória, aumentar a imunidade, o que muitas nem imaginam é que a ingestão de vitaminas artificiais pode sim causar danos à saúde.

As vitaminas são essenciais para manter o corpo e mente saudáveis, elas ajudam a fortalecer os ossos, evitar a fadiga, melhorar o humor, entre muitos outros benefícios, no entanto, tomar altas doses de remédios pode causar desconfortos e até riscos à saúde.

Além de que, uma alimentação balanceada é totalmente capaz de suprir todas as necessidades que uma pessoa tem de consumir vitaminas.

Mas será que a sua rotina alimentar é completa e tem os nutrientes necessários para o bom funcionamento do seu organismo?

Será que precisa de suplementação alimentar?

E quais os riscos do excesso de vitamina?

É possível equilibrar o seu organismo e se livrar de vez da necessidade dos poli vitamínicos?

Essas e muitas outras respostas você descobre aqui, acompanhe!

O excesso sempre é um risco!

Comer demais, beber demais, se preocupar demais, descansar demais…

Tudo que é em excesso é prejudicial à saúde, o ser humano precisa estar equilibrado para atingir a cura sem limites e ingerir vitaminas em excesso também é uma forma de desequilíbrio.

A hipovitaminose ou o excesso de vitaminas no organismo pode causar:

  • Intoxicações.
  • Dores de cabeça.
  • Cálculos renais.
  • Distúrbios gastrointestinais.
  • Hipertensão.

Entre muitos outros riscos que variam de acordo com o tipo de vitamina ingerida, portanto, só há necessidade de suplementação se diagnosticado a deficiência de nutrientes no organismo.

Contudo, lembre-se, essa é apenas uma medida paliativa e não a cura da deficiência de vitamina no corpo!

 Mesmo porque, seu corpo é completamente capaz de produzir todas as necessidades para o seu próprio funcionamento, só precisa equilibrar-se!

Como ingerir vitaminas de forma natural?

Médico e cientistas afirmam que através de uma alimentação balanceada e hábitos saudáveis é possível ter todos os nutrientes para se manter saudável e produtivo.

As necessidades nutricionais variam de pessoa para pessoa, por exemplo, uma gestante ou uma criança em fase de crescimento precisa de mais vitaminas e minerais do que uma pessoa na fase adulta.

E você como anda se alimentando?

Confira agora alguns alimentos capazes de fornecer e suprir todas as suas necessidades nutricionais, sem intervenções medicamentosas de forma natural e prazerosa!

Alimentos do bem!

Fontes de vitamina A: leite e derivados, gema de ovo, folhas verde-escuras, cenoura, abóbora, mamão e manga – Fortalecem cabelos, visão, dentes e ossos.

Fontes de vitamina B1: Cereais integrais, peixe, feijão, ervilha, castanha – Responsáveis pelo bom funcionamento dos nervos e músculos do coração, fornecedor de energia para o bom desempenho cerebral.

Fontes de vitamina B2: Leite e derivados, folhas verde-escuras, ovo, cereais integrais – Necessária para o crescimento, para visão e na formação das células vermelhas no sangue.

 Fontes de vitamina B9: Cogumelos, castanhas, feijão, ervilha, folhas verde-escuras – Importante na formação das hemácias, atua no sistema nervoso e previne a anemia.

Fontes de vitamina B12: Carnes vermelhas, peixe, ovos, folhas verde-escuras, leite e derivados – Mantem a integridade das células nervosas, da pele e da formação do DNA.

Fontes de vitamina C: Caju, acerola, goiaba, morango, abacaxi, laranja, kiwi, tangerina, maracujá, tomate, pimentão verde – Prevenção de hemorragia, protege contra ações de resfriados e poluentes, ajuda na absorção de ferro, auxilia na cicatrização, na saúde da gengiva e fortalece o sistema imunológico.

Fontes de vitamina D: Peixes, leite e derivados, cogumelos, óleo de fígado de bacalhau – Previne o raquitismo, ajuda na formação óssea, ajuda a absorver o cálcio e o fósforo, os especialistas relacionam a sua deficiência ao sobrepeso e a ocorrência de diabetes.

Tudo que vem da terra, tudo que é natural tem mais que o propósito de matar a fome, os alimentos naturais são capazes de nutrir, de melhorar a sua saúde e até mesmo de curar através das suas propriedades medicinais, o universo promove tudo que você precisa para viver bem e feliz!

Equilíbrio, o suplemento completo!

Mas acredite, mais do que uma alimentação espetacular, você precisa se equilibrar para que seu corpo absorva de forma adequada, todos os nutrientes necessários para sua saúde.

Um organismo em desequilíbrio é impedido de assimilar todas as vitaminas sintetizadas por ele mesmo!

Por isso, o convite hoje é para que você se reencontre e recupere o seu equilíbrio através de uma alimentação saudável, na conexão corpo e mente e dos movimentos inteligentes!

E como fazer isso na prática?

Que tal começar dando um UP na sua alimentação? Dê preferência para alimentos naturais, frutas e verduras cruas, não são necessários muitos recursos, procure os alimentos da estação, e assim economize e coma bem!

Agora uma sugestão que não custa nada e tem muito retorno, nutra a sua alma de pensamentos e emoções saudáveis:

  • Pensamentos de gratidão.
  • Emoções positivas.
  • Amorosidade.

Esses são os alimentos do bem para a mente e para alma e que refletem na saúde do corpo!

Para completar o mix de saúde ainda falta um ingrediente muito importante o movimento! Se movimentar de maneira inteligente e harmoniosa, estimulando o seu cérebro a produzir substâncias que promovam a felicidade e o bem-estar!

De dentro para fora!

De nada adianta se entupir de frutas e legumes e ficar pensando nas doenças e nas dores do corpo e da alma, para o que vem de fora fazer bem ao seu organismo é necessário que você mude a sua atitude mental!

Liberte-se de pensamentos sabotadores, que fazem com a sua energia se desequilibre, uma boa maneira de começar é exercitando o autoconhecimento, entendendo profundamente as causas dos seus problemas, o que está acontecendo na sua vida para que as vitaminas e minerais não sejam absorvidos.

Será que você está se permitindo receber o melhor que a vida tem a oferecer?

Será que você está se tratando com amor e o respeito que merece?

Permita-se amor, carinho consigo mesmo (a), essa é a melhor alimentação que você pode ter!

Sobre Kelly Lemos

Veja também

Dores crônicas e os traumas emocionais

Você já passou por alguma situação onde pensou que o trauma emocional foi tamanho, que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Aprenda a ALIVIAR 80 a 100% da DOR CRÔNICA na COLUNA e ARTICULAÇÕES em Apenas 8 Semanas.

(Sem Remédios, Sem Cirurgias e Sem Sair de Casa)

envelope