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Os maus hábitos de postura podem prejudicar sua saúde: LIBERTE-SE!

Acredite se quiser, sua coluna pode estar sendo prejudicada por atos simples e comuns, que você faz e às vezes nem percebe.

E quais são esses hábitos do qual você pode nem se dar conta?

Alguns deles são:

  • Sentar de pernas cruzadas de forma incorreta;
  • Usar uma mochila ou uma bolsa apoiada somente em um ombro, com peso excessivo;
  • Levantar um objeto muito pesado;
  • Entre outros.

Os problemas mais comuns que costumam atingir a população, relacionados a postura, como por exemplo, a hérnia de disco, ficar corcunda por causa das dores ou sensação de dores nas costas, são problemas que surgem lentamente e que se resultam de maus hábitos constantes, que ocorrem durante anos e exatamente por isso, que quanto mais rápido você começar a cuidar da sua coluna, melhor será!

Os maus hábitos podem prejudicar sua saúde: Liberte-se!

Principais problemas de postura

Quando você consegue manter um equilíbrio em seu peso corporal, sem deixar o peso mais apoiado sobre uma determinada parte do corpo, sua saúde melhora e muito!

Vamos ver os problemas de postura mais comuns!

Curvaturas naturais

Outro nome que damos a coluna vertebral é de espinha dorsal. Na parte superior ela fica articulada com o crânio e na parte inferior, fica articulada com o osso do quadril.

Existem na coluna vertebral, curvaturas que são consideradas fisiológicas. São elas:

  • Lordose/cervical (convexa ventralmente);
  • Cifose/torácica (côncava ventralmente);
  • Lordose/lombar (convexa ventralmente);
  • Cifose/pélvica (côncava ventralmente).

A coluna vertebral possui várias funções e entre estas, podemos citar como destaque:

  • Proteger a medula espinhal e os nervos espinhais;
  • Promover uma flexibilidade maior ao corpo;
  • Suportar o peso do corpo;
  • Tem um importante papel na postura e também na locomoção.

Desvios posturais

Nós podemos, infelizmente, ter práticas posturais ruins em todos os nossos dias, em qualquer lugar e fazendo várias atividades, como:

  • Durante o trabalho;
  • Em casa;
  • Na hora do lazer;
  • Dirigindo;
  • Estudando;
  • Dormindo;
  • Entre outros.

Esses pequenos hábitos diários de posturas ruins acabam gerando desvios que complicam o uso adequado de outras articulações, como:

  • Braços;
  • Ombros;
  • Quadris;
  • Pés;
  • Joelhos.

Maus hábitos comuns e que você pode nem saber que estão te prejudicando!

Como já foi mencionado antes, hábitos simples, que fazemos todos os dias, podem ser os vilões que causam as dores nas costas e tantos outros problemas recorrentes na coluna vertebral. Vamos ver agora alguns deles, para que você saiba exatamente o que não deve mais fazer de jeito nenhum!

Usar mochila ou bolsa com muito peso

Não existe nada pior para suas costas, do que depositar um grande peso em cima delas. Por isso, uma das primeiras coisas que você tem que fazer, é tomar um extremo cuidado quando for fazer uso de bolsas ou mochilas.

Quando for usar mochilas ou bolsas, procure sempre apoiá-la nos dois ombros, mantendo suas alças bem junto as costas. Se usá-la apoiada em apenas um ombro, vai causar um grande desequilíbrio, fazendo com um ombro fique mais para baixo ou até mesmo, deixando seu quadril torto.

Quando se trata de bolsa, uma boa dica para não prejudicar sua postura, é usar os modelos transversais, que deixam o peso de seu corpo equilibrado, mas caso isso não seja possível, procure não usar bolsas que sejam muito grandes.

Cruzar as pernas

Vamos combinar que esse hábito é, muito provavelmente, o mais comum, entre homens e mulheres, e que acaba até passando despercebido, porque costuma ser algo que você faz sem perceber.

Saiba que esta ação prejudica bastante a sua coluna, porque gera um desnível em seu quadril, deixando sua coluna um pouco inclinada.

A melhor posição para sentar, que não prejudique a sua coluna, é sempre com as pernas entre abertas e os pés bem apoiados no chão.

Salto alto

Fazer uso por muito tempo e sempre de salto alto, pode trazer problemas não só para a sua coluna vertebral, mas também para os seus tornozelos e pés.

Isso é porque o salto causa uma alteração no seu centro de gravidade, fazendo com que seu corpo fique mais para frente.

O melhor a fazer, se você tem que usar saltos constantemente, é preferir os que têm um formato quadrado e que tenham, no máximo, 3 centímetros de altura. Dessa maneira, seu corpo ficará com o peso melhor distribuído e sem pressão no ante pé.

Uso do computador de forma inapropriada

Este é um hábito comum e por isso seu impacto é tão grande, atingindo milhões de brasileiros. Quando você for usar o computador, o melhor a fazer é deixar seus antebraços apoiados na mesa em que estiver trabalhando e evitar ficar torcendo seu corpo o tempo todo. Assim, é bem melhor fazer uso de cadeiras que girem com muita facilidade, deixando sua coluna sempre ereta. Um recosto ortopédico também pode ser indicado.

Fazer levantamento de objetos pesados sem dobrar os joelhos

É muito comum que quando alguém vai pegar algo do chão, faça isso sem flexionar os joelhos, apenas inclinando sua coluna para frente. Isto é algo extremamente prejudicial e errado, porque este mau hábito enfraquece os músculos da coluna vertebral e a deixa torta. Não é difícil lesionar essa região e até prejudicá-la.

Dormir com a barriga virada para baixo

Se você tem esse hábito, o melhor a fazer é para agora mesmo!

Dormir com a barriga virada para baixo, deixando a cabeça virada para um lado, provoca não só dor nas costas, mas ainda prejudica bastante outras articulações do pescoço, podendo levar a pessoa até mesmo a um quadro de torcicolo.

Arrumar a casa com as costas dobradas

É outro dos hábitos que muitas pessoas fazem sem nem perceber. É muito comum, que quando estejamos realizando as tarefas domésticas, acabemos deixando as costas dobradas para a frente, como:

  • Lavando a louça;
  • Passando um pano;
  • Varrendo o chão.

Esses são apenas alguns exemplos de tarefas domésticas que são feitas com uma postura que pode sobrecarregar as suas articulações, causando dores fortes no pescoço e nas costas.

Viu só como é importante ficar sempre atento a sua postura no dia a dia? Evite os maus hábitos e mantenha a saúde da sua coluna.

E caso precise de ajuda para aliviar e curar dores de coluna, dores no pescoço, entre outras regiões, faça parte do maior movimento do corpo que existe: O MOVIMENTO INTELIGENTE!

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Sobre Kelly Lemos

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