Home / Aprenda / Rejeição e reprovação: como lidar com isso?

Rejeição e reprovação: como lidar com isso?

Como é o seu olhar sobre a rejeição e a reprovação?

Como você se sente diante de um quadro de rejeição, da reprovação dos outros com você e de você com os outros?

Sim, porque é necessário entender que as posições se invertem o tempo todo, um dia você pode estar na posição de reprovar ou rejeitar uma determinada situação, um ato ou um pensamento e no outro você pode ser quem sofre a rejeição.

Então reflita: “COMO VOCÊ LIDA COM A REJEIÇÃO E A REPROVAÇÃO? ”

Veja, a reprovação e a rejeição é algo tão profundo e sensível que até mesmo não concordar com as pessoas que são preconceituosas ou intolerantes é uma forma de rejeitar e reprovar. Então todo ser humano em algum momento passa ou comete esse ato, concorda?

Ou seja, essas atitudes estão presentes no cotidiano das pessoas e não há como barrar ou impedir que os outros sejam contra aquilo que não as agrada, não existe como banir a reprovação e a rejeição do mundo, mas existe uma maneira de não deixar que ela impacte a sua vida, não permitir que esse sentimento te tire a saúde mental e física.

E aí está a grande descoberta, “NÃO IMPORTA O QUE OS OUTROS PENSAM DE VOCÊ, IMPORTANTE É VOCÊ SABER A VERDADE SOBRE SI MESMO”!

Superando os medos!

A rejeição e reprovação vem por muitas vezes acompanhados de medo e da falta de conhecimento.

É mais fácil rejeitar aquilo que não se conhece e é comum reprovar algo que não concorda, sim, pode até ser mais fácil, mas viver na ignorância e na intolerância é mesmo o melhor caminho?

O medo de ser rejeitado pode causar danos a sua saúde e a sua vida, podendo até mesmo de paralisar e impedir o seu progresso. Mas não é necessário viver com esse medo, não é necessário participar desse sofrimento, você é capaz de superar o temor e se livrar das amarras das imposições alheias.

Mas acredite, até mesmo o medo da rejeição pode ser positivo em sua vida, todas as emoções e sentimentos tem sua função, tem o propósito de impulsionar o crescimento e o desenvolvimento humano.

Você deve estar pensando: “Mas qual a positividade em ter medo? ”

Você pode usar esse medo como fator de incentivo para se preparar, estudar sobre determinado assunto e dessa maneira ter autoconfiança em desempenhar determinada ação, ou seja, o medo te motivou!

E ao se preparar e se capacitar o desconhecido desapareceu e com ele o medo da reprovação!

Portanto, a melhor maneira de superar os seus medos, não apenas os de rejeição e de reprovação, mas todos, é o conhecimento da causa e de si mesmo, pois, dessa maneira você será capaz de substituir o medo pelo aprendizado.

Perceba, a rejeição e a reprovação dos outros não mudou, o que realmente mudou foi a maneira de VOCÊ compreender isso!

A melhor maneira de lidar com a rejeição e a reprovação

Existe sim uma melhor maneira de lidar com a rejeição e com a reprovação, o segredo está em compreender!

Olhe de uma maneira diferente sobre o assunto e aceite um olhar de diferença do outro, não há necessidade de desavenças e também não há necessidade de submissão ou de tentar provar algo a alguém impondo força ou aos gritos, o que existe é a extrema necessidade de RESPEITO MÚTUO.

A frase, “Eu não concordo com seus pensamentos, mas defenderei até o fim a sua liberdade de pensá-los” tem sentido porque ao mesmo tempo que você diz respeitar, se dá o direito de não concordar. Esse é o sentido, ninguém precisa aceitar ou concordar com tudo, para ter uma vida mais feliz e saudável é necessário apenas respeitar a si e aos outros.

Então o convite hoje é: Exercite o respeito e a compreensão e dessa maneira tenha uma vida mais plena e feliz!

Blinde-se contra os sentimentos nocivos!

Lembre-se: “Até o mais poderoso dos venenos é incapaz de matar se você não o consumir”, portanto, a maneira mais poderosa de se livrar da rejeição e da reprovação é se fortalecendo e impedindo que elas façam parte da sua vida.

Por isso, se equilibre, se fortaleça, exercite sua autoconfiança e o seu autoamor para que seu corpo e sua mente trabalhem efetivamente como uma barreira para sentimentos e emoções nocivas a sua saúde!

E como posso fazer isso na prática?

Que tal começar fortalecendo sua estrutura corporal através de movimentos inteligentes?

Dessa maneira você estimula todos os seus sentidos positivamente, eleva a sua autoestima e melhora a sua autoimagem, e com isso extingue o medo dessas emoções e pensamentos limitantes.

Outra forma prática é começar a mudança por quem mais interessa “VOCÊ”, aprenda a se conhecer, a se amar e a se aceitar, você pode conseguir tudo isso através de exercícios de reflexão, como a yoga ou a meditação que permitem o olhar para o interior do ser.

Preencha seu corpo e sua mente de sentimentos e emoções positivas, como a gratidão, a compreensão a caridade e também aja positivamente, mais do que pensar pratique a gratidão, a caridade e a compreensão. Estimular o bem faz bem ao outro, mas faz um bem muito maior a você mesmo!

Busque o diálogo

E como compreender se não se ouve?

Por isso, empenhe-se em ouvir, em entender as causas que levam a rejeição e a reprovação, essa é a maneira de poder expor a sua opinião e assim conseguir encontrar uma solução ideal para todos.

Muitas vezes o que falta é ouvir, compreender e mostrar um outro ponto de vista diferente, para que assim a pessoa possa tirar as suas conclusões.

E se mesmo com toda a compreensão, com toda a sua capacidade de ouvir e o empenho em mostrar um olhar diferente sobre o mesmo tema, ainda imperar a rejeição e reprovação, pratique mais uma vez a compreensão e entenda que talvez ainda não seja o momento do outro começar a progredir.

Dessa maneira a rejeição e reprovação não serão mais fardos e o que o outro pensa a seu respeito, de maneira alguma irá influênciar, isso porque você sabe exatamente quem você é, independente do que as pessoas querem que você seja!

Sobre Kelly Lemos

Veja também

Dores crônicas e meditação – 4 dicas infalíveis para acabar com elas

Então você está buscando por dicas de como acabar com as dores crônicas? Pois saiba …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Aprenda a ALIVIAR 80 a 100% da DOR CRÔNICA na COLUNA e ARTICULAÇÕES em Apenas 8 Semanas.

(Sem Remédios, Sem Cirurgias e Sem Sair de Casa)

envelope